A INSERÇÃO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA VISÃO GERAL A PARTIR DA ANALISE DE ARTIGOS DISPONÍVEIS NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ronaldo Coelho
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Macêdo, Haroldo Reis Alves de, Rodrigues, Inaiara Leite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1865
Resumo: As pesquisas no campo de didática apontam para um consenso quanto aos benefícios da inserção da História e Filosofia da Educação no ensino de ciências. Há uma forte defesa que a abordagem histórico-filosófica possa contribuir para o aprendizado de conceitos e alteração das percepções distorcidas de ciência nutridas a partir das abordagens tradicionais, isso, pois em contraponto a abordagem tradicional, as estratégias usando a HFC apresentam a ciência como algo de caráter evolutivo e como um componente da cultura humana que influencia e é influenciado por aspectos históricos, sociais e culturais. Partindo dessa perspectiva, o trabalho tem por objetivo esboçar um panorama geral da inserção da HFC no ensino através de uma pesquisa qualitativa feita com uma amostra de 10 artigos disponíveis no portal “Periódicos CAPES”. Através da análise dos trabalhos pôde-se constatar uma diversidade de abordagens para o tema, as principais são: reflexões sobre a inserção e importância da HFC no ensino de ciência; investigações sobre as percepções de professores e alunos sobre o tema; análises documentais de publicações na área e de documentos institucionais e a aplicações de estratégias didáticas usando da HFC em sala. A existência dessas abordagens em diferentes vertentes permitiu mapear os pontos positivos, limitações e as principais dificuldades apresentadas nos trabalhos para a inserção da HFC no ensino de ciência.
id IFCE-1_699df261df5b58494c384bf38529d6e2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1865
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling A INSERÇÃO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA VISÃO GERAL A PARTIR DA ANALISE DE ARTIGOS DISPONÍVEIS NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPESEducação; Ensino de Física; Ensino de CiênciasHistória e Filosofia da Ciência; inserção; ensinoAs pesquisas no campo de didática apontam para um consenso quanto aos benefícios da inserção da História e Filosofia da Educação no ensino de ciências. Há uma forte defesa que a abordagem histórico-filosófica possa contribuir para o aprendizado de conceitos e alteração das percepções distorcidas de ciência nutridas a partir das abordagens tradicionais, isso, pois em contraponto a abordagem tradicional, as estratégias usando a HFC apresentam a ciência como algo de caráter evolutivo e como um componente da cultura humana que influencia e é influenciado por aspectos históricos, sociais e culturais. Partindo dessa perspectiva, o trabalho tem por objetivo esboçar um panorama geral da inserção da HFC no ensino através de uma pesquisa qualitativa feita com uma amostra de 10 artigos disponíveis no portal “Periódicos CAPES”. Através da análise dos trabalhos pôde-se constatar uma diversidade de abordagens para o tema, as principais são: reflexões sobre a inserção e importância da HFC no ensino de ciência; investigações sobre as percepções de professores e alunos sobre o tema; análises documentais de publicações na área e de documentos institucionais e a aplicações de estratégias didáticas usando da HFC em sala. A existência dessas abordagens em diferentes vertentes permitiu mapear os pontos positivos, limitações e as principais dificuldades apresentadas nos trabalhos para a inserção da HFC no ensino de ciência.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Pereira, Ronaldo CoelhoMacêdo, Haroldo Reis Alves deRodrigues, Inaiara Leite2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa; Analise de conteúdoapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/186510.21439/conexoes.v13i4.1865Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 4 (2019): Especial: Física; 54 - 622176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1865/1366Direitos autorais 2019 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-27T19:10:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1865Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2019-12-27T19:10:46Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv A INSERÇÃO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA VISÃO GERAL A PARTIR DA ANALISE DE ARTIGOS DISPONÍVEIS NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES
title A INSERÇÃO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA VISÃO GERAL A PARTIR DA ANALISE DE ARTIGOS DISPONÍVEIS NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES
spellingShingle A INSERÇÃO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA VISÃO GERAL A PARTIR DA ANALISE DE ARTIGOS DISPONÍVEIS NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES
Pereira, Ronaldo Coelho
Educação; Ensino de Física; Ensino de Ciências
História e Filosofia da Ciência; inserção; ensino
title_short A INSERÇÃO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA VISÃO GERAL A PARTIR DA ANALISE DE ARTIGOS DISPONÍVEIS NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES
title_full A INSERÇÃO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA VISÃO GERAL A PARTIR DA ANALISE DE ARTIGOS DISPONÍVEIS NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES
title_fullStr A INSERÇÃO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA VISÃO GERAL A PARTIR DA ANALISE DE ARTIGOS DISPONÍVEIS NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES
title_full_unstemmed A INSERÇÃO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA VISÃO GERAL A PARTIR DA ANALISE DE ARTIGOS DISPONÍVEIS NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES
title_sort A INSERÇÃO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA VISÃO GERAL A PARTIR DA ANALISE DE ARTIGOS DISPONÍVEIS NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES
author Pereira, Ronaldo Coelho
author_facet Pereira, Ronaldo Coelho
Macêdo, Haroldo Reis Alves de
Rodrigues, Inaiara Leite
author_role author
author2 Macêdo, Haroldo Reis Alves de
Rodrigues, Inaiara Leite
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ronaldo Coelho
Macêdo, Haroldo Reis Alves de
Rodrigues, Inaiara Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino de Física; Ensino de Ciências
História e Filosofia da Ciência; inserção; ensino
topic Educação; Ensino de Física; Ensino de Ciências
História e Filosofia da Ciência; inserção; ensino
description As pesquisas no campo de didática apontam para um consenso quanto aos benefícios da inserção da História e Filosofia da Educação no ensino de ciências. Há uma forte defesa que a abordagem histórico-filosófica possa contribuir para o aprendizado de conceitos e alteração das percepções distorcidas de ciência nutridas a partir das abordagens tradicionais, isso, pois em contraponto a abordagem tradicional, as estratégias usando a HFC apresentam a ciência como algo de caráter evolutivo e como um componente da cultura humana que influencia e é influenciado por aspectos históricos, sociais e culturais. Partindo dessa perspectiva, o trabalho tem por objetivo esboçar um panorama geral da inserção da HFC no ensino através de uma pesquisa qualitativa feita com uma amostra de 10 artigos disponíveis no portal “Periódicos CAPES”. Através da análise dos trabalhos pôde-se constatar uma diversidade de abordagens para o tema, as principais são: reflexões sobre a inserção e importância da HFC no ensino de ciência; investigações sobre as percepções de professores e alunos sobre o tema; análises documentais de publicações na área e de documentos institucionais e a aplicações de estratégias didáticas usando da HFC em sala. A existência dessas abordagens em diferentes vertentes permitiu mapear os pontos positivos, limitações e as principais dificuldades apresentadas nos trabalhos para a inserção da HFC no ensino de ciência.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa; Analise de conteúdo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1865
10.21439/conexoes.v13i4.1865
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1865
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v13i4.1865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1865/1366
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 4 (2019): Especial: Física; 54 - 62
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994111635292160