Sociolinguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa: Análise das Correlações entre as Concepções do Professor e o Livro Didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1443 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de analisar o tratamento dado à variação linguística pelo livro didático da coleção Português: Linguagens (CEREJA; MAGALHãES, 2013), volume 2, e, pelos professores que o utilizam, a partir de suas concepções, coletadas por meio de questionários, no contexto de uma escola pública de Ensino Médio de Redenção-CE. Partimos do pressuposto de que tanto o livro didático, como os professores consultados, abordam a variação linguística de forma insuficiente, tratando-a apenas como questão de linguagem formal e informal, sem proporcionar a reflexão necessária acerca dos fenômenos em variação que ocorrem no português brasileiro. Para tanto, amparamos nossa pesquisa nas reflexões de Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2004), Antunes (2003), dentre outros, discutindo as correlações entre o livro didático, o professor e o ensino. Os resultados indicam que tanto os professores, como o livro didático, apresentam informações superficiais e imprecisas quanto ao tratamento da variação linguística no Ensino Médio. |
id |
IFCE-1_6a59bbf9ce3819e4a368f5e78519feb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1443 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sociolinguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa: Análise das Correlações entre as Concepções do Professor e o Livro DidáticoSociolinguística; variação; ensino.Este artigo tem o objetivo de analisar o tratamento dado à variação linguística pelo livro didático da coleção Português: Linguagens (CEREJA; MAGALHãES, 2013), volume 2, e, pelos professores que o utilizam, a partir de suas concepções, coletadas por meio de questionários, no contexto de uma escola pública de Ensino Médio de Redenção-CE. Partimos do pressuposto de que tanto o livro didático, como os professores consultados, abordam a variação linguística de forma insuficiente, tratando-a apenas como questão de linguagem formal e informal, sem proporcionar a reflexão necessária acerca dos fenômenos em variação que ocorrem no português brasileiro. Para tanto, amparamos nossa pesquisa nas reflexões de Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2004), Antunes (2003), dentre outros, discutindo as correlações entre o livro didático, o professor e o ensino. Os resultados indicam que tanto os professores, como o livro didático, apresentam informações superficiais e imprecisas quanto ao tratamento da variação linguística no Ensino Médio.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Silva, Lúcio Cesar OliveiraTorres, Fábio Fernandes2018-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/144310.21439/conexoes.v12i2.1443Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 2 (2018): Edição Especial: Ciências da Linguagem; 74-822176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1443/1234Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-27T15:24:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1443Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2018-11-27T15:24:32Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sociolinguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa: Análise das Correlações entre as Concepções do Professor e o Livro Didático |
title |
Sociolinguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa: Análise das Correlações entre as Concepções do Professor e o Livro Didático |
spellingShingle |
Sociolinguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa: Análise das Correlações entre as Concepções do Professor e o Livro Didático Silva, Lúcio Cesar Oliveira Sociolinguística; variação; ensino. |
title_short |
Sociolinguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa: Análise das Correlações entre as Concepções do Professor e o Livro Didático |
title_full |
Sociolinguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa: Análise das Correlações entre as Concepções do Professor e o Livro Didático |
title_fullStr |
Sociolinguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa: Análise das Correlações entre as Concepções do Professor e o Livro Didático |
title_full_unstemmed |
Sociolinguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa: Análise das Correlações entre as Concepções do Professor e o Livro Didático |
title_sort |
Sociolinguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa: Análise das Correlações entre as Concepções do Professor e o Livro Didático |
author |
Silva, Lúcio Cesar Oliveira |
author_facet |
Silva, Lúcio Cesar Oliveira Torres, Fábio Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Torres, Fábio Fernandes |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Lúcio Cesar Oliveira Torres, Fábio Fernandes |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociolinguística; variação; ensino. |
topic |
Sociolinguística; variação; ensino. |
description |
Este artigo tem o objetivo de analisar o tratamento dado à variação linguística pelo livro didático da coleção Português: Linguagens (CEREJA; MAGALHãES, 2013), volume 2, e, pelos professores que o utilizam, a partir de suas concepções, coletadas por meio de questionários, no contexto de uma escola pública de Ensino Médio de Redenção-CE. Partimos do pressuposto de que tanto o livro didático, como os professores consultados, abordam a variação linguística de forma insuficiente, tratando-a apenas como questão de linguagem formal e informal, sem proporcionar a reflexão necessária acerca dos fenômenos em variação que ocorrem no português brasileiro. Para tanto, amparamos nossa pesquisa nas reflexões de Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2004), Antunes (2003), dentre outros, discutindo as correlações entre o livro didático, o professor e o ensino. Os resultados indicam que tanto os professores, como o livro didático, apresentam informações superficiais e imprecisas quanto ao tratamento da variação linguística no Ensino Médio. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1443 10.21439/conexoes.v12i2.1443 |
url |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1443 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v12i2.1443 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1443/1234 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 2 (2018): Edição Especial: Ciências da Linguagem; 74-82 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1757994112815988736 |