Concepções dos Estudantes de uma Escola Estadual do Ceará/Brasil a respeito das Implicações da Implantação de um Projeto de Saneamento Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Erlândia Marcia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Sousa, Regina Maria, Cavalcante, Elizabeth de Araújo, Benevides, Jorgeana de Almeida Jorge, Almeida, Alisandra Cavalcante Fernandes de, Farias, Wanglêsio Silveira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
DOI: 10.21439/conexoes.v12i1.1236
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1236
Resumo: O meio ambiente, por ser um sistema coletivo, é alvo de estudos que analisam os impactos que a atividade humana pode causar aos seres que o habitam, principalmente no que diz respeito à saúde. Assim, o saneamento básico passou a ser uma etapa fundamental no planejamento das cidades. No entanto, a sociedade desconhece as atividades desse serviço, não dando a devida importância e agindo por conta própria no que diz respeito à construção de fossas e ao descarte do lixo. O município de Cruz, Ceará, passa pela fase de implantação de uma obra de saneamento básico. Todavia, os moradores têm pouco acesso a fontes de informações sobre os benefícios desse serviço. Diante disso, a escola tem papel fundamental na formação do conhecimento, uma vez que as informações nela adquiridas, podem se tornar um ciclo contínuo de aprendizagem entre escola e comunidade. Este trabalho trata de um estudo de caso que objetiva avaliar o conhecimento dos discentes de uma escola estadual do município de Cruz a respeito das implicações do projeto de saneamento básico em execução na cidade, bem como sensibilizá-los de sua importância. A pesquisa ocorreu no período de agosto a outubro de 2016, envolveu 502 estudantes, dividindo-se em duas fases: aplicação de questionários para avaliar o conhecimento prévio dos discentes e aplicação de palestras, seguido de questionários para a avaliação do aprendizado. A partir dos dados obtidos, 91% dos estudantes demonstraram retorno positivo do aprendizado após a intervenção, o que evidencia a necessidade de ações como essas na escola.
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