Concepções dos Estudantes de uma Escola Estadual do Ceará/Brasil a respeito das Implicações da Implantação de um Projeto de Saneamento Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
DOI: | 10.21439/conexoes.v12i1.1236 |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1236 |
Resumo: | O meio ambiente, por ser um sistema coletivo, é alvo de estudos que analisam os impactos que a atividade humana pode causar aos seres que o habitam, principalmente no que diz respeito à saúde. Assim, o saneamento básico passou a ser uma etapa fundamental no planejamento das cidades. No entanto, a sociedade desconhece as atividades desse serviço, não dando a devida importância e agindo por conta própria no que diz respeito à construção de fossas e ao descarte do lixo. O município de Cruz, Ceará, passa pela fase de implantação de uma obra de saneamento básico. Todavia, os moradores têm pouco acesso a fontes de informações sobre os benefícios desse serviço. Diante disso, a escola tem papel fundamental na formação do conhecimento, uma vez que as informações nela adquiridas, podem se tornar um ciclo contínuo de aprendizagem entre escola e comunidade. Este trabalho trata de um estudo de caso que objetiva avaliar o conhecimento dos discentes de uma escola estadual do município de Cruz a respeito das implicações do projeto de saneamento básico em execução na cidade, bem como sensibilizá-los de sua importância. A pesquisa ocorreu no período de agosto a outubro de 2016, envolveu 502 estudantes, dividindo-se em duas fases: aplicação de questionários para avaliar o conhecimento prévio dos discentes e aplicação de palestras, seguido de questionários para a avaliação do aprendizado. A partir dos dados obtidos, 91% dos estudantes demonstraram retorno positivo do aprendizado após a intervenção, o que evidencia a necessidade de ações como essas na escola. |
id |
IFCE-1_240ba159a9efeb85549a68f9494f8964 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1236 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
spelling |
Concepções dos Estudantes de uma Escola Estadual do Ceará/Brasil a respeito das Implicações da Implantação de um Projeto de Saneamento BásicoO meio ambiente, por ser um sistema coletivo, é alvo de estudos que analisam os impactos que a atividade humana pode causar aos seres que o habitam, principalmente no que diz respeito à saúde. Assim, o saneamento básico passou a ser uma etapa fundamental no planejamento das cidades. No entanto, a sociedade desconhece as atividades desse serviço, não dando a devida importância e agindo por conta própria no que diz respeito à construção de fossas e ao descarte do lixo. O município de Cruz, Ceará, passa pela fase de implantação de uma obra de saneamento básico. Todavia, os moradores têm pouco acesso a fontes de informações sobre os benefícios desse serviço. Diante disso, a escola tem papel fundamental na formação do conhecimento, uma vez que as informações nela adquiridas, podem se tornar um ciclo contínuo de aprendizagem entre escola e comunidade. Este trabalho trata de um estudo de caso que objetiva avaliar o conhecimento dos discentes de uma escola estadual do município de Cruz a respeito das implicações do projeto de saneamento básico em execução na cidade, bem como sensibilizá-los de sua importância. A pesquisa ocorreu no período de agosto a outubro de 2016, envolveu 502 estudantes, dividindo-se em duas fases: aplicação de questionários para avaliar o conhecimento prévio dos discentes e aplicação de palestras, seguido de questionários para a avaliação do aprendizado. A partir dos dados obtidos, 91% dos estudantes demonstraram retorno positivo do aprendizado após a intervenção, o que evidencia a necessidade de ações como essas na escola.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)CapesVasconcelos, Erlândia Marciade Sousa, Regina MariaCavalcante, Elizabeth de AraújoBenevides, Jorgeana de Almeida JorgeAlmeida, Alisandra Cavalcante Fernandes deFarias, Wanglêsio Silveira de2018-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/123610.21439/conexoes.v12i1.1236Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 1 (2018); 45-542176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1236/1167Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1236Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:46Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções dos Estudantes de uma Escola Estadual do Ceará/Brasil a respeito das Implicações da Implantação de um Projeto de Saneamento Básico |
title |
Concepções dos Estudantes de uma Escola Estadual do Ceará/Brasil a respeito das Implicações da Implantação de um Projeto de Saneamento Básico |
spellingShingle |
Concepções dos Estudantes de uma Escola Estadual do Ceará/Brasil a respeito das Implicações da Implantação de um Projeto de Saneamento Básico Concepções dos Estudantes de uma Escola Estadual do Ceará/Brasil a respeito das Implicações da Implantação de um Projeto de Saneamento Básico Vasconcelos, Erlândia Marcia Vasconcelos, Erlândia Marcia |
title_short |
Concepções dos Estudantes de uma Escola Estadual do Ceará/Brasil a respeito das Implicações da Implantação de um Projeto de Saneamento Básico |
title_full |
Concepções dos Estudantes de uma Escola Estadual do Ceará/Brasil a respeito das Implicações da Implantação de um Projeto de Saneamento Básico |
title_fullStr |
Concepções dos Estudantes de uma Escola Estadual do Ceará/Brasil a respeito das Implicações da Implantação de um Projeto de Saneamento Básico Concepções dos Estudantes de uma Escola Estadual do Ceará/Brasil a respeito das Implicações da Implantação de um Projeto de Saneamento Básico |
title_full_unstemmed |
Concepções dos Estudantes de uma Escola Estadual do Ceará/Brasil a respeito das Implicações da Implantação de um Projeto de Saneamento Básico Concepções dos Estudantes de uma Escola Estadual do Ceará/Brasil a respeito das Implicações da Implantação de um Projeto de Saneamento Básico |
title_sort |
Concepções dos Estudantes de uma Escola Estadual do Ceará/Brasil a respeito das Implicações da Implantação de um Projeto de Saneamento Básico |
author |
Vasconcelos, Erlândia Marcia |
author_facet |
Vasconcelos, Erlândia Marcia Vasconcelos, Erlândia Marcia de Sousa, Regina Maria Cavalcante, Elizabeth de Araújo Benevides, Jorgeana de Almeida Jorge Almeida, Alisandra Cavalcante Fernandes de Farias, Wanglêsio Silveira de de Sousa, Regina Maria Cavalcante, Elizabeth de Araújo Benevides, Jorgeana de Almeida Jorge Almeida, Alisandra Cavalcante Fernandes de Farias, Wanglêsio Silveira de |
author_role |
author |
author2 |
de Sousa, Regina Maria Cavalcante, Elizabeth de Araújo Benevides, Jorgeana de Almeida Jorge Almeida, Alisandra Cavalcante Fernandes de Farias, Wanglêsio Silveira de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Capes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Erlândia Marcia de Sousa, Regina Maria Cavalcante, Elizabeth de Araújo Benevides, Jorgeana de Almeida Jorge Almeida, Alisandra Cavalcante Fernandes de Farias, Wanglêsio Silveira de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O meio ambiente, por ser um sistema coletivo, é alvo de estudos que analisam os impactos que a atividade humana pode causar aos seres que o habitam, principalmente no que diz respeito à saúde. Assim, o saneamento básico passou a ser uma etapa fundamental no planejamento das cidades. No entanto, a sociedade desconhece as atividades desse serviço, não dando a devida importância e agindo por conta própria no que diz respeito à construção de fossas e ao descarte do lixo. O município de Cruz, Ceará, passa pela fase de implantação de uma obra de saneamento básico. Todavia, os moradores têm pouco acesso a fontes de informações sobre os benefícios desse serviço. Diante disso, a escola tem papel fundamental na formação do conhecimento, uma vez que as informações nela adquiridas, podem se tornar um ciclo contínuo de aprendizagem entre escola e comunidade. Este trabalho trata de um estudo de caso que objetiva avaliar o conhecimento dos discentes de uma escola estadual do município de Cruz a respeito das implicações do projeto de saneamento básico em execução na cidade, bem como sensibilizá-los de sua importância. A pesquisa ocorreu no período de agosto a outubro de 2016, envolveu 502 estudantes, dividindo-se em duas fases: aplicação de questionários para avaliar o conhecimento prévio dos discentes e aplicação de palestras, seguido de questionários para a avaliação do aprendizado. A partir dos dados obtidos, 91% dos estudantes demonstraram retorno positivo do aprendizado após a intervenção, o que evidencia a necessidade de ações como essas na escola. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1236 10.21439/conexoes.v12i1.1236 |
url |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1236 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v12i1.1236 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1236/1167 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 1 (2018); 45-54 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1822176296500723712 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.21439/conexoes.v12i1.1236 |