Contextualização no Ensino do Equilíbrio Químico: Uma Proposta Metodológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/979 |
Resumo: | A proposta deste trabalho foi mostrar que a contextualização constitui uma ferramenta metodológica importante para o desenvolvimento de conceitos no processo de ensino e pode ser bem aplicada ao tema Equilíbrio Químico, a partir de reações que façam parte do cotidiano dos alunos. Foi realizado um estudo de caráter descritivo, exploratório com abordagem qualitativa. Com o uso de exemplos do cotidiano durante a prática docente, pode-se perceber a importância da contextualização no ensino de química, pois a aula contextualizada tornou-se uma estratégia que contribuiu para a motivação e interesse dos alunos pela disciplina. Os resultados evidenciam que quando um determinado assunto é desenvolvido utilizando-se da contextualização e da interdisciplinaridade além de um maior interesse há um melhor desenvolvimento por parte dos alunos. Portanto a aula contextualizada se apresenta com uma estratégia essencial para o processo ensino/aprendizagem, pois como é amplamente conhecido no processo da educação em ciências, as tradicionais estratégias de ensino, como o quadro e pincel, não são suficientes para assegurar que os alunos realmente assimilem os conceitos científicos. Assim, pode-se concluir que a contextualização é uma ferramenta que contribui significativamente para o processo de ensino/aprendizagem. |
id |
IFCE-1_a69329475310d7575ab30f653e321259 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/979 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contextualização no Ensino do Equilíbrio Químico: Uma Proposta MetodológicaA proposta deste trabalho foi mostrar que a contextualização constitui uma ferramenta metodológica importante para o desenvolvimento de conceitos no processo de ensino e pode ser bem aplicada ao tema Equilíbrio Químico, a partir de reações que façam parte do cotidiano dos alunos. Foi realizado um estudo de caráter descritivo, exploratório com abordagem qualitativa. Com o uso de exemplos do cotidiano durante a prática docente, pode-se perceber a importância da contextualização no ensino de química, pois a aula contextualizada tornou-se uma estratégia que contribuiu para a motivação e interesse dos alunos pela disciplina. Os resultados evidenciam que quando um determinado assunto é desenvolvido utilizando-se da contextualização e da interdisciplinaridade além de um maior interesse há um melhor desenvolvimento por parte dos alunos. Portanto a aula contextualizada se apresenta com uma estratégia essencial para o processo ensino/aprendizagem, pois como é amplamente conhecido no processo da educação em ciências, as tradicionais estratégias de ensino, como o quadro e pincel, não são suficientes para assegurar que os alunos realmente assimilem os conceitos científicos. Assim, pode-se concluir que a contextualização é uma ferramenta que contribui significativamente para o processo de ensino/aprendizagem.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Vasconcelos, Pedro Hermano Menezes deAraújo, Alexandre Fábio e Silva deMatos, Wladiana Oliveira2016-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/97910.21439/conexoes.v10i4.979Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 71-782176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/979/839info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/979Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:25Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contextualização no Ensino do Equilíbrio Químico: Uma Proposta Metodológica |
title |
Contextualização no Ensino do Equilíbrio Químico: Uma Proposta Metodológica |
spellingShingle |
Contextualização no Ensino do Equilíbrio Químico: Uma Proposta Metodológica Vasconcelos, Pedro Hermano Menezes de |
title_short |
Contextualização no Ensino do Equilíbrio Químico: Uma Proposta Metodológica |
title_full |
Contextualização no Ensino do Equilíbrio Químico: Uma Proposta Metodológica |
title_fullStr |
Contextualização no Ensino do Equilíbrio Químico: Uma Proposta Metodológica |
title_full_unstemmed |
Contextualização no Ensino do Equilíbrio Químico: Uma Proposta Metodológica |
title_sort |
Contextualização no Ensino do Equilíbrio Químico: Uma Proposta Metodológica |
author |
Vasconcelos, Pedro Hermano Menezes de |
author_facet |
Vasconcelos, Pedro Hermano Menezes de Araújo, Alexandre Fábio e Silva de Matos, Wladiana Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Alexandre Fábio e Silva de Matos, Wladiana Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Pedro Hermano Menezes de Araújo, Alexandre Fábio e Silva de Matos, Wladiana Oliveira |
description |
A proposta deste trabalho foi mostrar que a contextualização constitui uma ferramenta metodológica importante para o desenvolvimento de conceitos no processo de ensino e pode ser bem aplicada ao tema Equilíbrio Químico, a partir de reações que façam parte do cotidiano dos alunos. Foi realizado um estudo de caráter descritivo, exploratório com abordagem qualitativa. Com o uso de exemplos do cotidiano durante a prática docente, pode-se perceber a importância da contextualização no ensino de química, pois a aula contextualizada tornou-se uma estratégia que contribuiu para a motivação e interesse dos alunos pela disciplina. Os resultados evidenciam que quando um determinado assunto é desenvolvido utilizando-se da contextualização e da interdisciplinaridade além de um maior interesse há um melhor desenvolvimento por parte dos alunos. Portanto a aula contextualizada se apresenta com uma estratégia essencial para o processo ensino/aprendizagem, pois como é amplamente conhecido no processo da educação em ciências, as tradicionais estratégias de ensino, como o quadro e pincel, não são suficientes para assegurar que os alunos realmente assimilem os conceitos científicos. Assim, pode-se concluir que a contextualização é uma ferramenta que contribui significativamente para o processo de ensino/aprendizagem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/979 10.21439/conexoes.v10i4.979 |
url |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/979 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v10i4.979 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/979/839 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 71-78 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1757994110813208576 |