Discussão Geométrica para Equações Quadráticas e Elementos de Engenharia Didática: Análises Preliminares e a Priori

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Guttenberg Sergistótanes Santos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Alves, Francisco Régis Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1102
Resumo: A resolução de Equações Quadráticas, quando discutida na Educação Básica assim como no Ensino Superior, muitas vezes é feita apenas de forma algébrica. Neste artigo discutimos uma metodologia para resolução de equações quadráticas com viés geométrico, através do Método de Descartes e do Método das Semicircunferências Tangentes. Estes modelos tratam da localização dos zeros de equações quadráticas através de elementos da Geometria Plana. Desta forma, este trabalho objetivou realizar um estudo contextualizado sobre equações quadráticas apoiado nos pressupostos da Engenharia Didática, descrevendo apenas as etapas iniciais: análises preliminares, e construção e análises a priori. A descrição das etapas iniciais da Engenharia Didática prevê explorar os aspectos investigativos no estudante possibilitando a experimentação matemática através de situações didáticas de ensino, inclusive com uso recursos tecnológicos utilizando o software GeoGebra.
id IFCE-1_aa700a6da48e54383480ccf0942d3a74
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1102
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Discussão Geométrica para Equações Quadráticas e Elementos de Engenharia Didática: Análises Preliminares e a PrioriA resolução de Equações Quadráticas, quando discutida na Educação Básica assim como no Ensino Superior, muitas vezes é feita apenas de forma algébrica. Neste artigo discutimos uma metodologia para resolução de equações quadráticas com viés geométrico, através do Método de Descartes e do Método das Semicircunferências Tangentes. Estes modelos tratam da localização dos zeros de equações quadráticas através de elementos da Geometria Plana. Desta forma, este trabalho objetivou realizar um estudo contextualizado sobre equações quadráticas apoiado nos pressupostos da Engenharia Didática, descrevendo apenas as etapas iniciais: análises preliminares, e construção e análises a priori. A descrição das etapas iniciais da Engenharia Didática prevê explorar os aspectos investigativos no estudante possibilitando a experimentação matemática através de situações didáticas de ensino, inclusive com uso recursos tecnológicos utilizando o software GeoGebra.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2017-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/110210.21439/conexoes.v10i4.1102Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 10 No. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 79-91Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 10 Núm. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 79-91Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 10 No 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 79-91Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 10 N. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 79-91Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10 n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 79-91Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 10 编号 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 79-912176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1102/840Ferreira, Guttenberg Sergistótanes SantosAlves, Francisco Régis Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T09:53:27Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1102Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:27Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv Discussão Geométrica para Equações Quadráticas e Elementos de Engenharia Didática: Análises Preliminares e a Priori
title Discussão Geométrica para Equações Quadráticas e Elementos de Engenharia Didática: Análises Preliminares e a Priori
spellingShingle Discussão Geométrica para Equações Quadráticas e Elementos de Engenharia Didática: Análises Preliminares e a Priori
Ferreira, Guttenberg Sergistótanes Santos
title_short Discussão Geométrica para Equações Quadráticas e Elementos de Engenharia Didática: Análises Preliminares e a Priori
title_full Discussão Geométrica para Equações Quadráticas e Elementos de Engenharia Didática: Análises Preliminares e a Priori
title_fullStr Discussão Geométrica para Equações Quadráticas e Elementos de Engenharia Didática: Análises Preliminares e a Priori
title_full_unstemmed Discussão Geométrica para Equações Quadráticas e Elementos de Engenharia Didática: Análises Preliminares e a Priori
title_sort Discussão Geométrica para Equações Quadráticas e Elementos de Engenharia Didática: Análises Preliminares e a Priori
author Ferreira, Guttenberg Sergistótanes Santos
author_facet Ferreira, Guttenberg Sergistótanes Santos
Alves, Francisco Régis Vieira
author_role author
author2 Alves, Francisco Régis Vieira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Guttenberg Sergistótanes Santos
Alves, Francisco Régis Vieira
description A resolução de Equações Quadráticas, quando discutida na Educação Básica assim como no Ensino Superior, muitas vezes é feita apenas de forma algébrica. Neste artigo discutimos uma metodologia para resolução de equações quadráticas com viés geométrico, através do Método de Descartes e do Método das Semicircunferências Tangentes. Estes modelos tratam da localização dos zeros de equações quadráticas através de elementos da Geometria Plana. Desta forma, este trabalho objetivou realizar um estudo contextualizado sobre equações quadráticas apoiado nos pressupostos da Engenharia Didática, descrevendo apenas as etapas iniciais: análises preliminares, e construção e análises a priori. A descrição das etapas iniciais da Engenharia Didática prevê explorar os aspectos investigativos no estudante possibilitando a experimentação matemática através de situações didáticas de ensino, inclusive com uso recursos tecnológicos utilizando o software GeoGebra.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1102
10.21439/conexoes.v10i4.1102
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1102
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v10i4.1102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1102/840
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 10 No. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 79-91
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 10 Núm. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 79-91
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 10 No 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 79-91
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 10 N. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 79-91
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10 n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 79-91
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 10 编号 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 79-91
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042065234722816