Discussão Geométrica para Equações Quadráticas e Elementos de Engenharia Didática: Análises Preliminares e a Priori
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1102 |
Resumo: | A resolução de Equações Quadráticas, quando discutida na Educação Básica assim como no Ensino Superior, muitas vezes é feita apenas de forma algébrica. Neste artigo discutimos uma metodologia para resolução de equações quadráticas com viés geométrico, através do Método de Descartes e do Método das Semicircunferências Tangentes. Estes modelos tratam da localização dos zeros de equações quadráticas através de elementos da Geometria Plana. Desta forma, este trabalho objetivou realizar um estudo contextualizado sobre equações quadráticas apoiado nos pressupostos da Engenharia Didática, descrevendo apenas as etapas iniciais: análises preliminares, e construção e análises a priori. A descrição das etapas iniciais da Engenharia Didática prevê explorar os aspectos investigativos no estudante possibilitando a experimentação matemática através de situações didáticas de ensino, inclusive com uso recursos tecnológicos utilizando o software GeoGebra. |
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Discussão Geométrica para Equações Quadráticas e Elementos de Engenharia Didática: Análises Preliminares e a PrioriA resolução de Equações Quadráticas, quando discutida na Educação Básica assim como no Ensino Superior, muitas vezes é feita apenas de forma algébrica. Neste artigo discutimos uma metodologia para resolução de equações quadráticas com viés geométrico, através do Método de Descartes e do Método das Semicircunferências Tangentes. Estes modelos tratam da localização dos zeros de equações quadráticas através de elementos da Geometria Plana. Desta forma, este trabalho objetivou realizar um estudo contextualizado sobre equações quadráticas apoiado nos pressupostos da Engenharia Didática, descrevendo apenas as etapas iniciais: análises preliminares, e construção e análises a priori. A descrição das etapas iniciais da Engenharia Didática prevê explorar os aspectos investigativos no estudante possibilitando a experimentação matemática através de situações didáticas de ensino, inclusive com uso recursos tecnológicos utilizando o software GeoGebra.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2017-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/110210.21439/conexoes.v10i4.1102Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 10 No. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 79-91Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 10 Núm. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 79-91Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 10 No 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 79-91Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 10 N. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 79-91Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10 n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 79-91Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 10 编号 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 79-912176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1102/840Ferreira, Guttenberg Sergistótanes SantosAlves, Francisco Régis Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T09:53:27Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/1102Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:27Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
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