EFETIVIDADE DE AÇÕES PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ECOSSISTEMA MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Silva, Roberto Jackson
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Maia, Rafaela Camargo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1535
Resumo: O manguezal é um ecossistema de grande importância ecológica e econômica contudo apesar de fornecer diversos bens e prestar serviços ambientais, o mesmo vem sofrendo impactos antrópicos negativos. A implantação e consolidações de ações e programas de educação ambiental nas escolas são importantes, uma vez que promove a formação de educandos com saberes críticos e contextualizados. Por esse motivo, o presente trabalho tem como objetivo fazer um estudo comparativo de estratégias de ensino teórico e prática para educação ambiental sobre ecossistema manguezal em uma escola do ensino fundamental II. O trabalho foi desenvolvido com duas turmas do 9° ano de uma escola pública de Acaraú – CE. Foram diagnosticados os conhecimentos prévios dos alunos com um questionário aberto. A seguir, para turma B foi ministrada uma aula teórica em sala de aula sobre o ecossistema e para turma A, uma aula de campo com visitação ao manguezal próximo a escola. E novamente os alunos foram submetidos ao mesmo questionário. Os dados indicam que os alunos apresentaram no questionário prévio, níveis parcialmente satisfatórios de conhecimento sobre o assunto abordado e, após a intervenção, alcançaram níveis satisfatórios. Esses resultados mostraram a utilização dos recursos extraído do manguezal para subsistência pelas comunidades ribeirinhas e a visão de um ambiente degradado e descaracterizado. Os dados obtidos também demonstram que a aula de campo é mais efetiva para aquisição de conhecimentos relativos à conservação do ecossistema para esse público alvo. Assim, é necessário que os professores saiam do tradicionalismo da sala de aula e busquem outras formas didáticas, permitindo que o aluno perceba o que está estudando, e elabore suas próprias concepções.
id IFCE-1_c2843055497de529028c2f1bac387461
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1535
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling EFETIVIDADE DE AÇÕES PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ECOSSISTEMA MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTALO manguezal é um ecossistema de grande importância ecológica e econômica contudo apesar de fornecer diversos bens e prestar serviços ambientais, o mesmo vem sofrendo impactos antrópicos negativos. A implantação e consolidações de ações e programas de educação ambiental nas escolas são importantes, uma vez que promove a formação de educandos com saberes críticos e contextualizados. Por esse motivo, o presente trabalho tem como objetivo fazer um estudo comparativo de estratégias de ensino teórico e prática para educação ambiental sobre ecossistema manguezal em uma escola do ensino fundamental II. O trabalho foi desenvolvido com duas turmas do 9° ano de uma escola pública de Acaraú – CE. Foram diagnosticados os conhecimentos prévios dos alunos com um questionário aberto. A seguir, para turma B foi ministrada uma aula teórica em sala de aula sobre o ecossistema e para turma A, uma aula de campo com visitação ao manguezal próximo a escola. E novamente os alunos foram submetidos ao mesmo questionário. Os dados indicam que os alunos apresentaram no questionário prévio, níveis parcialmente satisfatórios de conhecimento sobre o assunto abordado e, após a intervenção, alcançaram níveis satisfatórios. Esses resultados mostraram a utilização dos recursos extraído do manguezal para subsistência pelas comunidades ribeirinhas e a visão de um ambiente degradado e descaracterizado. Os dados obtidos também demonstram que a aula de campo é mais efetiva para aquisição de conhecimentos relativos à conservação do ecossistema para esse público alvo. Assim, é necessário que os professores saiam do tradicionalismo da sala de aula e busquem outras formas didáticas, permitindo que o aluno perceba o que está estudando, e elabore suas próprias concepções.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Rodrigues Silva, Roberto JacksonMaia, Rafaela Camargo2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/153510.21439/conexoes.v14i4.1535Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 4 (2020); 95-1062176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1535/1513Direitos autorais 2020 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-31T17:28:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1535Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2020-08-31T17:28:15Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv EFETIVIDADE DE AÇÕES PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ECOSSISTEMA MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
title EFETIVIDADE DE AÇÕES PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ECOSSISTEMA MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle EFETIVIDADE DE AÇÕES PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ECOSSISTEMA MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
Rodrigues Silva, Roberto Jackson
title_short EFETIVIDADE DE AÇÕES PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ECOSSISTEMA MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full EFETIVIDADE DE AÇÕES PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ECOSSISTEMA MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr EFETIVIDADE DE AÇÕES PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ECOSSISTEMA MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed EFETIVIDADE DE AÇÕES PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ECOSSISTEMA MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort EFETIVIDADE DE AÇÕES PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ECOSSISTEMA MANGUEZAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
author Rodrigues Silva, Roberto Jackson
author_facet Rodrigues Silva, Roberto Jackson
Maia, Rafaela Camargo
author_role author
author2 Maia, Rafaela Camargo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues Silva, Roberto Jackson
Maia, Rafaela Camargo
dc.subject.none.fl_str_mv

description O manguezal é um ecossistema de grande importância ecológica e econômica contudo apesar de fornecer diversos bens e prestar serviços ambientais, o mesmo vem sofrendo impactos antrópicos negativos. A implantação e consolidações de ações e programas de educação ambiental nas escolas são importantes, uma vez que promove a formação de educandos com saberes críticos e contextualizados. Por esse motivo, o presente trabalho tem como objetivo fazer um estudo comparativo de estratégias de ensino teórico e prática para educação ambiental sobre ecossistema manguezal em uma escola do ensino fundamental II. O trabalho foi desenvolvido com duas turmas do 9° ano de uma escola pública de Acaraú – CE. Foram diagnosticados os conhecimentos prévios dos alunos com um questionário aberto. A seguir, para turma B foi ministrada uma aula teórica em sala de aula sobre o ecossistema e para turma A, uma aula de campo com visitação ao manguezal próximo a escola. E novamente os alunos foram submetidos ao mesmo questionário. Os dados indicam que os alunos apresentaram no questionário prévio, níveis parcialmente satisfatórios de conhecimento sobre o assunto abordado e, após a intervenção, alcançaram níveis satisfatórios. Esses resultados mostraram a utilização dos recursos extraído do manguezal para subsistência pelas comunidades ribeirinhas e a visão de um ambiente degradado e descaracterizado. Os dados obtidos também demonstram que a aula de campo é mais efetiva para aquisição de conhecimentos relativos à conservação do ecossistema para esse público alvo. Assim, é necessário que os professores saiam do tradicionalismo da sala de aula e busquem outras formas didáticas, permitindo que o aluno perceba o que está estudando, e elabore suas próprias concepções.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1535
10.21439/conexoes.v14i4.1535
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1535
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v14i4.1535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1535/1513
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 4 (2020); 95-106
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994111261999104