A PESQUISA-APLICAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A ÁREA DA EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2243 |
Resumo: | A pesquisa-aplicação é uma abordagem de pesquisa relativamente nova que vem ganhando expressivo espaço no campo da educação. Essa abordagem surgiu a partir da necessidade de preenchimento das lacunas deixadas pelos métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos e tem como características o foco na intervenção, na elaboração de produtos, no processo cíclico e dialógico entre pesquisador e comunidade. O presente artigo tem como objetivo apresentar um breve escopo acerca da pesquisa-aplicação, suas características, seus fundamentos teóricos e metodológicos, seus resultados e, por fim, sua relação com a educação. Como metodologia, foi utilizada uma revisão narrativa. Considera-se que a pesquisa-aplicação é uma abordagem eficaz no contexto educacional e que ela pode ser uma grande aliada na elaboração de intervenções e produtos que gerem resultados perenes no meio em que será aplicada. |
id |
IFCE-1_c5228337700cfcee6ecfc3b50850cd9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2243 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PESQUISA-APLICAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A ÁREA DA EDUCAÇÃOPesquisaEducaçãoPesquisa-AplicaçãoA pesquisa-aplicação é uma abordagem de pesquisa relativamente nova que vem ganhando expressivo espaço no campo da educação. Essa abordagem surgiu a partir da necessidade de preenchimento das lacunas deixadas pelos métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos e tem como características o foco na intervenção, na elaboração de produtos, no processo cíclico e dialógico entre pesquisador e comunidade. O presente artigo tem como objetivo apresentar um breve escopo acerca da pesquisa-aplicação, suas características, seus fundamentos teóricos e metodológicos, seus resultados e, por fim, sua relação com a educação. Como metodologia, foi utilizada uma revisão narrativa. Considera-se que a pesquisa-aplicação é uma abordagem eficaz no contexto educacional e que ela pode ser uma grande aliada na elaboração de intervenções e produtos que gerem resultados perenes no meio em que será aplicada.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2022-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literatura; Revisão Narrativaapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/224310.21439/conexoes.v16i0.2243Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 16 (2022); e022017Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022017Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022017Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 16 (2022); e022017Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022017Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 16 (2022); e0220172176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2243/1613Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Elton Silva deSouza, Thayana Oliveira Pereira de2022-12-06T16:08:22Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2243Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-12-06T16:08:22Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PESQUISA-APLICAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A ÁREA DA EDUCAÇÃO |
title |
A PESQUISA-APLICAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A ÁREA DA EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
A PESQUISA-APLICAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A ÁREA DA EDUCAÇÃO Lima, Elton Silva de Pesquisa Educação Pesquisa-Aplicação |
title_short |
A PESQUISA-APLICAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A ÁREA DA EDUCAÇÃO |
title_full |
A PESQUISA-APLICAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A ÁREA DA EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
A PESQUISA-APLICAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A ÁREA DA EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
A PESQUISA-APLICAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A ÁREA DA EDUCAÇÃO |
title_sort |
A PESQUISA-APLICAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A ÁREA DA EDUCAÇÃO |
author |
Lima, Elton Silva de |
author_facet |
Lima, Elton Silva de Souza, Thayana Oliveira Pereira de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Thayana Oliveira Pereira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Elton Silva de Souza, Thayana Oliveira Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa Educação Pesquisa-Aplicação |
topic |
Pesquisa Educação Pesquisa-Aplicação |
description |
A pesquisa-aplicação é uma abordagem de pesquisa relativamente nova que vem ganhando expressivo espaço no campo da educação. Essa abordagem surgiu a partir da necessidade de preenchimento das lacunas deixadas pelos métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos e tem como características o foco na intervenção, na elaboração de produtos, no processo cíclico e dialógico entre pesquisador e comunidade. O presente artigo tem como objetivo apresentar um breve escopo acerca da pesquisa-aplicação, suas características, seus fundamentos teóricos e metodológicos, seus resultados e, por fim, sua relação com a educação. Como metodologia, foi utilizada uma revisão narrativa. Considera-se que a pesquisa-aplicação é uma abordagem eficaz no contexto educacional e que ela pode ser uma grande aliada na elaboração de intervenções e produtos que gerem resultados perenes no meio em que será aplicada. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão de Literatura; Revisão Narrativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2243 10.21439/conexoes.v16i0.2243 |
url |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2243 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v16i0.2243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2243/1613 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 16 (2022); e022017 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022017 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022017 Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 16 (2022); e022017 Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022017 Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 16 (2022); e022017 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1797042066442682368 |