CONTRIBUIÇÕES ÉTICAS DO AGIR COMUNICATIVO PARA A PESQUISA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Fonseca Capssa Lima Sausen, Juliana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Dias Lopes, Indaia, Radtke Caneppele Bussler, Nairana, Knebel Baggio, Daniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
DOI: 10.31512/encitec.v12i2.806
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/806
Resumo: Na área educacional muito se tem falado nas contribuições do agir comunicativo para os processos de ensino-aprendizagem, na relevância da elaboração e da aplicabilidade de pesquisas consistentes para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, e no importante papel da formação ética dos pesquisadores no contexto da educação superior. Considerando tais aspectos, este artigo propõe uma análise teórica acerca das temáticas que tratam das principais implicações e contribuições éticas do agir comunicativo para a pesquisa na educação superior, utilizando como foco os processos de ensino-aprendizagem permeados pela metodologia científica aplicada no ensino superior. O estudo permite verificar que os ambientes de aprendizado e pesquisa das instituições de ensino superior são espaços favoráveis para interações entre educadores e pesquisadores. Contudo, apesar das potencialidades e facilidades de comunicação inerentes a estes espaços e de alguns avanços evidenciados, muitos ambientes demandam de comunicações interativas, cooperativas e argumentativas, pautadas pela ética. Portanto, são necessárias reflexões e reconstruções sobre os processos de ensino-aprendizagem que permeiam o conhecimento e a pesquisa no ensino superior, considerando a relevância da Teoria da Ação Comunicativa aliada aos aspectos éticos na formação do pesquisador, como ação indispensável para transformações positivas na educação e na área científica.
id URI-5_c23228bc2ecc3bc28c949391f8229fee
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/806
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
spelling CONTRIBUIÇÕES ÉTICAS DO AGIR COMUNICATIVO PARA A PESQUISA NA EDUCAÇÃO SUPERIORcomunicação e educaçãoéticaabordagens da pesquisaNa área educacional muito se tem falado nas contribuições do agir comunicativo para os processos de ensino-aprendizagem, na relevância da elaboração e da aplicabilidade de pesquisas consistentes para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, e no importante papel da formação ética dos pesquisadores no contexto da educação superior. Considerando tais aspectos, este artigo propõe uma análise teórica acerca das temáticas que tratam das principais implicações e contribuições éticas do agir comunicativo para a pesquisa na educação superior, utilizando como foco os processos de ensino-aprendizagem permeados pela metodologia científica aplicada no ensino superior. O estudo permite verificar que os ambientes de aprendizado e pesquisa das instituições de ensino superior são espaços favoráveis para interações entre educadores e pesquisadores. Contudo, apesar das potencialidades e facilidades de comunicação inerentes a estes espaços e de alguns avanços evidenciados, muitos ambientes demandam de comunicações interativas, cooperativas e argumentativas, pautadas pela ética. Portanto, são necessárias reflexões e reconstruções sobre os processos de ensino-aprendizagem que permeiam o conhecimento e a pesquisa no ensino superior, considerando a relevância da Teoria da Ação Comunicativa aliada aos aspectos éticos na formação do pesquisador, como ação indispensável para transformações positivas na educação e na área científica.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2022-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/80610.31512/encitec.v12i2.806Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 2 (2022); 101-1102237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/806/405Copyright (c) 2022 Juliana da Fonseca Capssa Lima Sausen, Indaia Dias Lopes, Nairana Radtke Caneppele Bussler, Daniel Knebel Baggiohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Fonseca Capssa Lima Sausen, Juliana Dias Lopes, Indaia Radtke Caneppele Bussler, Nairana Knebel Baggio, Daniel 2022-07-25T16:48:55Zoai:ojs2.san.uri.br:article/806Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2022-07-25T16:48:55Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES ÉTICAS DO AGIR COMUNICATIVO PARA A PESQUISA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title CONTRIBUIÇÕES ÉTICAS DO AGIR COMUNICATIVO PARA A PESQUISA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES ÉTICAS DO AGIR COMUNICATIVO PARA A PESQUISA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
CONTRIBUIÇÕES ÉTICAS DO AGIR COMUNICATIVO PARA A PESQUISA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
da Fonseca Capssa Lima Sausen, Juliana
comunicação e educação
ética
abordagens da pesquisa
da Fonseca Capssa Lima Sausen, Juliana
comunicação e educação
ética
abordagens da pesquisa
title_short CONTRIBUIÇÕES ÉTICAS DO AGIR COMUNICATIVO PARA A PESQUISA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_full CONTRIBUIÇÕES ÉTICAS DO AGIR COMUNICATIVO PARA A PESQUISA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES ÉTICAS DO AGIR COMUNICATIVO PARA A PESQUISA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
CONTRIBUIÇÕES ÉTICAS DO AGIR COMUNICATIVO PARA A PESQUISA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES ÉTICAS DO AGIR COMUNICATIVO PARA A PESQUISA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
CONTRIBUIÇÕES ÉTICAS DO AGIR COMUNICATIVO PARA A PESQUISA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_sort CONTRIBUIÇÕES ÉTICAS DO AGIR COMUNICATIVO PARA A PESQUISA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
author da Fonseca Capssa Lima Sausen, Juliana
author_facet da Fonseca Capssa Lima Sausen, Juliana
da Fonseca Capssa Lima Sausen, Juliana
Dias Lopes, Indaia
Radtke Caneppele Bussler, Nairana
Knebel Baggio, Daniel
Dias Lopes, Indaia
Radtke Caneppele Bussler, Nairana
Knebel Baggio, Daniel
author_role author
author2 Dias Lopes, Indaia
Radtke Caneppele Bussler, Nairana
Knebel Baggio, Daniel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Fonseca Capssa Lima Sausen, Juliana
Dias Lopes, Indaia
Radtke Caneppele Bussler, Nairana
Knebel Baggio, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação e educação
ética
abordagens da pesquisa
topic comunicação e educação
ética
abordagens da pesquisa
description Na área educacional muito se tem falado nas contribuições do agir comunicativo para os processos de ensino-aprendizagem, na relevância da elaboração e da aplicabilidade de pesquisas consistentes para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, e no importante papel da formação ética dos pesquisadores no contexto da educação superior. Considerando tais aspectos, este artigo propõe uma análise teórica acerca das temáticas que tratam das principais implicações e contribuições éticas do agir comunicativo para a pesquisa na educação superior, utilizando como foco os processos de ensino-aprendizagem permeados pela metodologia científica aplicada no ensino superior. O estudo permite verificar que os ambientes de aprendizado e pesquisa das instituições de ensino superior são espaços favoráveis para interações entre educadores e pesquisadores. Contudo, apesar das potencialidades e facilidades de comunicação inerentes a estes espaços e de alguns avanços evidenciados, muitos ambientes demandam de comunicações interativas, cooperativas e argumentativas, pautadas pela ética. Portanto, são necessárias reflexões e reconstruções sobre os processos de ensino-aprendizagem que permeiam o conhecimento e a pesquisa no ensino superior, considerando a relevância da Teoria da Ação Comunicativa aliada aos aspectos éticos na formação do pesquisador, como ação indispensável para transformações positivas na educação e na área científica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/806
10.31512/encitec.v12i2.806
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/806
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v12i2.806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/806/405
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 2 (2022); 101-110
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1822178924650561536
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.31512/encitec.v12i2.806