CONTRIBUIÇÕES ÉTICAS DO AGIR COMUNICATIVO PARA A PESQUISA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/806 |
Resumo: | Na área educacional muito se tem falado nas contribuições do agir comunicativo para os processos de ensino-aprendizagem, na relevância da elaboração e da aplicabilidade de pesquisas consistentes para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, e no importante papel da formação ética dos pesquisadores no contexto da educação superior. Considerando tais aspectos, este artigo propõe uma análise teórica acerca das temáticas que tratam das principais implicações e contribuições éticas do agir comunicativo para a pesquisa na educação superior, utilizando como foco os processos de ensino-aprendizagem permeados pela metodologia científica aplicada no ensino superior. O estudo permite verificar que os ambientes de aprendizado e pesquisa das instituições de ensino superior são espaços favoráveis para interações entre educadores e pesquisadores. Contudo, apesar das potencialidades e facilidades de comunicação inerentes a estes espaços e de alguns avanços evidenciados, muitos ambientes demandam de comunicações interativas, cooperativas e argumentativas, pautadas pela ética. Portanto, são necessárias reflexões e reconstruções sobre os processos de ensino-aprendizagem que permeiam o conhecimento e a pesquisa no ensino superior, considerando a relevância da Teoria da Ação Comunicativa aliada aos aspectos éticos na formação do pesquisador, como ação indispensável para transformações positivas na educação e na área científica. |
id |
URI-5_c23228bc2ecc3bc28c949391f8229fee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/806 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUIÇÕES ÉTICAS DO AGIR COMUNICATIVO PARA A PESQUISA NA EDUCAÇÃO SUPERIORcomunicação e educaçãoéticaabordagens da pesquisaNa área educacional muito se tem falado nas contribuições do agir comunicativo para os processos de ensino-aprendizagem, na relevância da elaboração e da aplicabilidade de pesquisas consistentes para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, e no importante papel da formação ética dos pesquisadores no contexto da educação superior. Considerando tais aspectos, este artigo propõe uma análise teórica acerca das temáticas que tratam das principais implicações e contribuições éticas do agir comunicativo para a pesquisa na educação superior, utilizando como foco os processos de ensino-aprendizagem permeados pela metodologia científica aplicada no ensino superior. O estudo permite verificar que os ambientes de aprendizado e pesquisa das instituições de ensino superior são espaços favoráveis para interações entre educadores e pesquisadores. Contudo, apesar das potencialidades e facilidades de comunicação inerentes a estes espaços e de alguns avanços evidenciados, muitos ambientes demandam de comunicações interativas, cooperativas e argumentativas, pautadas pela ética. Portanto, são necessárias reflexões e reconstruções sobre os processos de ensino-aprendizagem que permeiam o conhecimento e a pesquisa no ensino superior, considerando a relevância da Teoria da Ação Comunicativa aliada aos aspectos éticos na formação do pesquisador, como ação indispensável para transformações positivas na educação e na área científica.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2022-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/80610.31512/encitec.v12i2.806Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 2 (2022); 101-1102237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/806/405Copyright (c) 2022 Juliana da Fonseca Capssa Lima Sausen, Indaia Dias Lopes, Nairana Radtke Caneppele Bussler, Daniel Knebel Baggiohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Fonseca Capssa Lima Sausen, Juliana Dias Lopes, Indaia Radtke Caneppele Bussler, Nairana Knebel Baggio, Daniel 2022-07-25T16:48:55Zoai:ojs2.san.uri.br:article/806Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2022-07-25T16:48:55Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES ÉTICAS DO AGIR COMUNICATIVO PARA A PESQUISA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
title |
CONTRIBUIÇÕES ÉTICAS DO AGIR COMUNICATIVO PARA A PESQUISA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES ÉTICAS DO AGIR COMUNICATIVO PARA A PESQUISA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR da Fonseca Capssa Lima Sausen, Juliana comunicação e educação ética abordagens da pesquisa |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES ÉTICAS DO AGIR COMUNICATIVO PARA A PESQUISA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES ÉTICAS DO AGIR COMUNICATIVO PARA A PESQUISA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES ÉTICAS DO AGIR COMUNICATIVO PARA A PESQUISA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES ÉTICAS DO AGIR COMUNICATIVO PARA A PESQUISA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES ÉTICAS DO AGIR COMUNICATIVO PARA A PESQUISA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
author |
da Fonseca Capssa Lima Sausen, Juliana |
author_facet |
da Fonseca Capssa Lima Sausen, Juliana Dias Lopes, Indaia Radtke Caneppele Bussler, Nairana Knebel Baggio, Daniel |
author_role |
author |
author2 |
Dias Lopes, Indaia Radtke Caneppele Bussler, Nairana Knebel Baggio, Daniel |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Fonseca Capssa Lima Sausen, Juliana Dias Lopes, Indaia Radtke Caneppele Bussler, Nairana Knebel Baggio, Daniel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação e educação ética abordagens da pesquisa |
topic |
comunicação e educação ética abordagens da pesquisa |
description |
Na área educacional muito se tem falado nas contribuições do agir comunicativo para os processos de ensino-aprendizagem, na relevância da elaboração e da aplicabilidade de pesquisas consistentes para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, e no importante papel da formação ética dos pesquisadores no contexto da educação superior. Considerando tais aspectos, este artigo propõe uma análise teórica acerca das temáticas que tratam das principais implicações e contribuições éticas do agir comunicativo para a pesquisa na educação superior, utilizando como foco os processos de ensino-aprendizagem permeados pela metodologia científica aplicada no ensino superior. O estudo permite verificar que os ambientes de aprendizado e pesquisa das instituições de ensino superior são espaços favoráveis para interações entre educadores e pesquisadores. Contudo, apesar das potencialidades e facilidades de comunicação inerentes a estes espaços e de alguns avanços evidenciados, muitos ambientes demandam de comunicações interativas, cooperativas e argumentativas, pautadas pela ética. Portanto, são necessárias reflexões e reconstruções sobre os processos de ensino-aprendizagem que permeiam o conhecimento e a pesquisa no ensino superior, considerando a relevância da Teoria da Ação Comunicativa aliada aos aspectos éticos na formação do pesquisador, como ação indispensável para transformações positivas na educação e na área científica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/806 10.31512/encitec.v12i2.806 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/806 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v12i2.806 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/806/405 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 12 n. 2 (2022); 101-110 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333744209920 |