Contextualização no Ensino do Equilíbrio Químico: Uma Proposta Metodológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Pedro Hermano Menezes de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Araújo, Alexandre Fábio e Silva de, Matos, Wladiana Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/979
Resumo: A proposta deste trabalho foi mostrar que a contextualização constitui uma ferramenta metodológica importante para o desenvolvimento de conceitos no processo de ensino e pode ser bem aplicada ao tema Equilíbrio Químico, a partir de reações que façam parte do cotidiano dos alunos. Foi realizado um estudo de caráter descritivo, exploratório com abordagem qualitativa. Com o uso de exemplos do cotidiano durante a prática docente, pode-se perceber a importância da contextualização no ensino de química, pois a aula contextualizada tornou-se uma estratégia que contribuiu para a motivação e interesse dos alunos pela disciplina. Os resultados evidenciam que quando um determinado assunto é desenvolvido utilizando-se da contextualização e da interdisciplinaridade além de um maior interesse há um melhor desenvolvimento por parte dos alunos. Portanto a aula contextualizada se apresenta com uma estratégia essencial para o processo ensino/aprendizagem, pois como é amplamente conhecido no processo da educação em ciências, as tradicionais estratégias de ensino, como o quadro e pincel, não são suficientes para assegurar que os alunos realmente assimilem os conceitos científicos. Assim, pode-se concluir que a contextualização é uma ferramenta que contribui significativamente para o processo de ensino/aprendizagem.
id IFCE-1_d1c32972c4d3d5a95b3ec46d03bf0a4c
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/979
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Contextualização no Ensino do Equilíbrio Químico: Uma Proposta MetodológicaA proposta deste trabalho foi mostrar que a contextualização constitui uma ferramenta metodológica importante para o desenvolvimento de conceitos no processo de ensino e pode ser bem aplicada ao tema Equilíbrio Químico, a partir de reações que façam parte do cotidiano dos alunos. Foi realizado um estudo de caráter descritivo, exploratório com abordagem qualitativa. Com o uso de exemplos do cotidiano durante a prática docente, pode-se perceber a importância da contextualização no ensino de química, pois a aula contextualizada tornou-se uma estratégia que contribuiu para a motivação e interesse dos alunos pela disciplina. Os resultados evidenciam que quando um determinado assunto é desenvolvido utilizando-se da contextualização e da interdisciplinaridade além de um maior interesse há um melhor desenvolvimento por parte dos alunos. Portanto a aula contextualizada se apresenta com uma estratégia essencial para o processo ensino/aprendizagem, pois como é amplamente conhecido no processo da educação em ciências, as tradicionais estratégias de ensino, como o quadro e pincel, não são suficientes para assegurar que os alunos realmente assimilem os conceitos científicos. Assim, pode-se concluir que a contextualização é uma ferramenta que contribui significativamente para o processo de ensino/aprendizagem.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2016-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/97910.21439/conexoes.v10i4.979Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 10 No. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 71-78Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 10 Núm. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 71-78Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 10 No 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 71-78Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 10 N. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 71-78Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10 n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 71-78Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 10 编号 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 71-782176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/979/839Vasconcelos, Pedro Hermano Menezes deAraújo, Alexandre Fábio e Silva deMatos, Wladiana Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T09:53:25Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/979Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T09:53:25Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv Contextualização no Ensino do Equilíbrio Químico: Uma Proposta Metodológica
title Contextualização no Ensino do Equilíbrio Químico: Uma Proposta Metodológica
spellingShingle Contextualização no Ensino do Equilíbrio Químico: Uma Proposta Metodológica
Vasconcelos, Pedro Hermano Menezes de
title_short Contextualização no Ensino do Equilíbrio Químico: Uma Proposta Metodológica
title_full Contextualização no Ensino do Equilíbrio Químico: Uma Proposta Metodológica
title_fullStr Contextualização no Ensino do Equilíbrio Químico: Uma Proposta Metodológica
title_full_unstemmed Contextualização no Ensino do Equilíbrio Químico: Uma Proposta Metodológica
title_sort Contextualização no Ensino do Equilíbrio Químico: Uma Proposta Metodológica
author Vasconcelos, Pedro Hermano Menezes de
author_facet Vasconcelos, Pedro Hermano Menezes de
Araújo, Alexandre Fábio e Silva de
Matos, Wladiana Oliveira
author_role author
author2 Araújo, Alexandre Fábio e Silva de
Matos, Wladiana Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Pedro Hermano Menezes de
Araújo, Alexandre Fábio e Silva de
Matos, Wladiana Oliveira
description A proposta deste trabalho foi mostrar que a contextualização constitui uma ferramenta metodológica importante para o desenvolvimento de conceitos no processo de ensino e pode ser bem aplicada ao tema Equilíbrio Químico, a partir de reações que façam parte do cotidiano dos alunos. Foi realizado um estudo de caráter descritivo, exploratório com abordagem qualitativa. Com o uso de exemplos do cotidiano durante a prática docente, pode-se perceber a importância da contextualização no ensino de química, pois a aula contextualizada tornou-se uma estratégia que contribuiu para a motivação e interesse dos alunos pela disciplina. Os resultados evidenciam que quando um determinado assunto é desenvolvido utilizando-se da contextualização e da interdisciplinaridade além de um maior interesse há um melhor desenvolvimento por parte dos alunos. Portanto a aula contextualizada se apresenta com uma estratégia essencial para o processo ensino/aprendizagem, pois como é amplamente conhecido no processo da educação em ciências, as tradicionais estratégias de ensino, como o quadro e pincel, não são suficientes para assegurar que os alunos realmente assimilem os conceitos científicos. Assim, pode-se concluir que a contextualização é uma ferramenta que contribui significativamente para o processo de ensino/aprendizagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/979
10.21439/conexoes.v10i4.979
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/979
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v10i4.979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/979/839
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 10 No. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 71-78
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 10 Núm. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 71-78
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 10 No 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 71-78
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 10 N. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 71-78
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10 n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 71-78
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 10 编号 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 71-78
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1797042065161322496