Formação Docente e Subjetividade: Constituindo-se Professor(a) de Matemática a partir de Interlocuções Desveladas no PIBID

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Francisco José de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/993
Resumo: Neste texto, procura-se refletir sobre iniciação e desenvolvimento profissional para o exercício da docência, a partir de pressupostos teóricos e dados empíricos oriundos de memórias de licenciandos em Matemática, vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), polí- tica pública educacional que se fundamenta no princípio da ação-reflexão-ação como referencial capaz de desenvolver competências que contribuirão com o fazer do professor. Faz-se considerações sobre a aprendizagem da docência, evidenciando o PIBID como espaço marcado por vivências e aproximação da prática, as quais permitem apropriação e elaboração de saberes científico-profissionais relativos ao chão da escola e ao fazer docente na formação inicial e constituição do professor de Matemática. O exercício analítico das narrativas revelou a perceptibilidade dos licenciandos, bem como os sentidos e os signifi- cados de diferentes interlocuções ocorridas no programa, as quais se caracterizam por desafios, tensões, expectativas e marcas subjetivas, capazes de permitir ao futuro professor depreender que constituir-se professor é uma travessia marcada por momentos de aprendizagens, dificuldades, avanços, retrocessos, rupturas e descontinuidades.
id IFCE-1_d62a539289fb143817c54ab7b547171c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/993
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Formação Docente e Subjetividade: Constituindo-se Professor(a) de Matemática a partir de Interlocuções Desveladas no PIBIDNeste texto, procura-se refletir sobre iniciação e desenvolvimento profissional para o exercício da docência, a partir de pressupostos teóricos e dados empíricos oriundos de memórias de licenciandos em Matemática, vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), polí- tica pública educacional que se fundamenta no princípio da ação-reflexão-ação como referencial capaz de desenvolver competências que contribuirão com o fazer do professor. Faz-se considerações sobre a aprendizagem da docência, evidenciando o PIBID como espaço marcado por vivências e aproximação da prática, as quais permitem apropriação e elaboração de saberes científico-profissionais relativos ao chão da escola e ao fazer docente na formação inicial e constituição do professor de Matemática. O exercício analítico das narrativas revelou a perceptibilidade dos licenciandos, bem como os sentidos e os signifi- cados de diferentes interlocuções ocorridas no programa, as quais se caracterizam por desafios, tensões, expectativas e marcas subjetivas, capazes de permitir ao futuro professor depreender que constituir-se professor é uma travessia marcada por momentos de aprendizagens, dificuldades, avanços, retrocessos, rupturas e descontinuidades.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Lima, Francisco José de2016-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/99310.21439/conexoes.v10i4.993Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 92-1002176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/993/830info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/993Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:24Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação Docente e Subjetividade: Constituindo-se Professor(a) de Matemática a partir de Interlocuções Desveladas no PIBID
title Formação Docente e Subjetividade: Constituindo-se Professor(a) de Matemática a partir de Interlocuções Desveladas no PIBID
spellingShingle Formação Docente e Subjetividade: Constituindo-se Professor(a) de Matemática a partir de Interlocuções Desveladas no PIBID
Lima, Francisco José de
title_short Formação Docente e Subjetividade: Constituindo-se Professor(a) de Matemática a partir de Interlocuções Desveladas no PIBID
title_full Formação Docente e Subjetividade: Constituindo-se Professor(a) de Matemática a partir de Interlocuções Desveladas no PIBID
title_fullStr Formação Docente e Subjetividade: Constituindo-se Professor(a) de Matemática a partir de Interlocuções Desveladas no PIBID
title_full_unstemmed Formação Docente e Subjetividade: Constituindo-se Professor(a) de Matemática a partir de Interlocuções Desveladas no PIBID
title_sort Formação Docente e Subjetividade: Constituindo-se Professor(a) de Matemática a partir de Interlocuções Desveladas no PIBID
author Lima, Francisco José de
author_facet Lima, Francisco José de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Francisco José de
description Neste texto, procura-se refletir sobre iniciação e desenvolvimento profissional para o exercício da docência, a partir de pressupostos teóricos e dados empíricos oriundos de memórias de licenciandos em Matemática, vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), polí- tica pública educacional que se fundamenta no princípio da ação-reflexão-ação como referencial capaz de desenvolver competências que contribuirão com o fazer do professor. Faz-se considerações sobre a aprendizagem da docência, evidenciando o PIBID como espaço marcado por vivências e aproximação da prática, as quais permitem apropriação e elaboração de saberes científico-profissionais relativos ao chão da escola e ao fazer docente na formação inicial e constituição do professor de Matemática. O exercício analítico das narrativas revelou a perceptibilidade dos licenciandos, bem como os sentidos e os signifi- cados de diferentes interlocuções ocorridas no programa, as quais se caracterizam por desafios, tensões, expectativas e marcas subjetivas, capazes de permitir ao futuro professor depreender que constituir-se professor é uma travessia marcada por momentos de aprendizagens, dificuldades, avanços, retrocessos, rupturas e descontinuidades.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/993
10.21439/conexoes.v10i4.993
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/993
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v10i4.993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/993/830
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 92-100
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994111127781376