OS EDITAIS DO PIBID E A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES SUPERVISORAS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palma-Santos, Magno Clery
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Maknamara, Marlécio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13404
Resumo: O texto tem como objetivo conhecer os discursos que o Pibid aciona, para materializar os significados que institui para a docência, em que supervisores/as possam ser construídos/as. A produção foucaultiana de sujeitos inspirou a análise dos documentos a responder quais são os discursos que ele utiliza, para divulgar o que pensa acerca da docência e que tornou possível a sua continuidade. Como uma forma de governo na produção de subjetividades, a análise demonstrou uma reconfiguração das práticas discursivas na formação de professores(as), colocando em movimento, discursos da qualidade, da inovação, da experimentação em uma política de formação neoliberal. A produção analítica considerou o programa como uma estratégia pedagógica de governo, que trabalha selecionando discursos potencializadores à produção e controle de sujeitos, e para a melhoria da qualidade e valorização da formação docente.
id UFMA-5_dfe8018a04846264afda9e653ad78d51
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13404
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling OS EDITAIS DO PIBID E A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES SUPERVISORAS NA FORMAÇÃO DOCENTEGoverno. Discurso. Sujeitos. Formação. Pibid. Educação.O texto tem como objetivo conhecer os discursos que o Pibid aciona, para materializar os significados que institui para a docência, em que supervisores/as possam ser construídos/as. A produção foucaultiana de sujeitos inspirou a análise dos documentos a responder quais são os discursos que ele utiliza, para divulgar o que pensa acerca da docência e que tornou possível a sua continuidade. Como uma forma de governo na produção de subjetividades, a análise demonstrou uma reconfiguração das práticas discursivas na formação de professores(as), colocando em movimento, discursos da qualidade, da inovação, da experimentação em uma política de formação neoliberal. A produção analítica considerou o programa como uma estratégia pedagógica de governo, que trabalha selecionando discursos potencializadores à produção e controle de sujeitos, e para a melhoria da qualidade e valorização da formação docente.Universidade Federal do Maranhão2024-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13404Cadernos de Pesquisa; v. 30, n. 4, out./dez. 2023: Dossiê: Circulação das ideias pedagógicas entre Brasil e Portugal; 371-3992178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13404/12623Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPalma-Santos, Magno CleryMaknamara, Marlécio2024-05-08T17:12:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13404Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:09.834152Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv OS EDITAIS DO PIBID E A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES SUPERVISORAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
title OS EDITAIS DO PIBID E A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES SUPERVISORAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
spellingShingle OS EDITAIS DO PIBID E A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES SUPERVISORAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Palma-Santos, Magno Clery
Governo. Discurso. Sujeitos. Formação. Pibid. Educação.
title_short OS EDITAIS DO PIBID E A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES SUPERVISORAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_full OS EDITAIS DO PIBID E A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES SUPERVISORAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_fullStr OS EDITAIS DO PIBID E A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES SUPERVISORAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_full_unstemmed OS EDITAIS DO PIBID E A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES SUPERVISORAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
title_sort OS EDITAIS DO PIBID E A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES SUPERVISORAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
author Palma-Santos, Magno Clery
author_facet Palma-Santos, Magno Clery
Maknamara, Marlécio
author_role author
author2 Maknamara, Marlécio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Palma-Santos, Magno Clery
Maknamara, Marlécio
dc.subject.por.fl_str_mv Governo. Discurso. Sujeitos. Formação. Pibid. Educação.
topic Governo. Discurso. Sujeitos. Formação. Pibid. Educação.
description O texto tem como objetivo conhecer os discursos que o Pibid aciona, para materializar os significados que institui para a docência, em que supervisores/as possam ser construídos/as. A produção foucaultiana de sujeitos inspirou a análise dos documentos a responder quais são os discursos que ele utiliza, para divulgar o que pensa acerca da docência e que tornou possível a sua continuidade. Como uma forma de governo na produção de subjetividades, a análise demonstrou uma reconfiguração das práticas discursivas na formação de professores(as), colocando em movimento, discursos da qualidade, da inovação, da experimentação em uma política de formação neoliberal. A produção analítica considerou o programa como uma estratégia pedagógica de governo, que trabalha selecionando discursos potencializadores à produção e controle de sujeitos, e para a melhoria da qualidade e valorização da formação docente.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13404
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13404/12623
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 30, n. 4, out./dez. 2023: Dossiê: Circulação das ideias pedagógicas entre Brasil e Portugal; 371-399
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874880537100288