Formação Docente e Subjetividade: Constituindo-se Professor(a) de Matemática a partir de Interlocuções Desveladas no PIBID
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/993 |
Resumo: | Neste texto, procura-se refletir sobre iniciação e desenvolvimento profissional para o exercício da docência, a partir de pressupostos teóricos e dados empíricos oriundos de memórias de licenciandos em Matemática, vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), polí- tica pública educacional que se fundamenta no princípio da ação-reflexão-ação como referencial capaz de desenvolver competências que contribuirão com o fazer do professor. Faz-se considerações sobre a aprendizagem da docência, evidenciando o PIBID como espaço marcado por vivências e aproximação da prática, as quais permitem apropriação e elaboração de saberes científico-profissionais relativos ao chão da escola e ao fazer docente na formação inicial e constituição do professor de Matemática. O exercício analítico das narrativas revelou a perceptibilidade dos licenciandos, bem como os sentidos e os signifi- cados de diferentes interlocuções ocorridas no programa, as quais se caracterizam por desafios, tensões, expectativas e marcas subjetivas, capazes de permitir ao futuro professor depreender que constituir-se professor é uma travessia marcada por momentos de aprendizagens, dificuldades, avanços, retrocessos, rupturas e descontinuidades. |
id |
IFCE-1_d62a539289fb143817c54ab7b547171c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/993 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação Docente e Subjetividade: Constituindo-se Professor(a) de Matemática a partir de Interlocuções Desveladas no PIBIDNeste texto, procura-se refletir sobre iniciação e desenvolvimento profissional para o exercício da docência, a partir de pressupostos teóricos e dados empíricos oriundos de memórias de licenciandos em Matemática, vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), polí- tica pública educacional que se fundamenta no princípio da ação-reflexão-ação como referencial capaz de desenvolver competências que contribuirão com o fazer do professor. Faz-se considerações sobre a aprendizagem da docência, evidenciando o PIBID como espaço marcado por vivências e aproximação da prática, as quais permitem apropriação e elaboração de saberes científico-profissionais relativos ao chão da escola e ao fazer docente na formação inicial e constituição do professor de Matemática. O exercício analítico das narrativas revelou a perceptibilidade dos licenciandos, bem como os sentidos e os signifi- cados de diferentes interlocuções ocorridas no programa, as quais se caracterizam por desafios, tensões, expectativas e marcas subjetivas, capazes de permitir ao futuro professor depreender que constituir-se professor é uma travessia marcada por momentos de aprendizagens, dificuldades, avanços, retrocessos, rupturas e descontinuidades.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Lima, Francisco José de2016-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/99310.21439/conexoes.v10i4.993Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 92-1002176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/993/830info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T12:53:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/993Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-08-22T12:53:24Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação Docente e Subjetividade: Constituindo-se Professor(a) de Matemática a partir de Interlocuções Desveladas no PIBID |
title |
Formação Docente e Subjetividade: Constituindo-se Professor(a) de Matemática a partir de Interlocuções Desveladas no PIBID |
spellingShingle |
Formação Docente e Subjetividade: Constituindo-se Professor(a) de Matemática a partir de Interlocuções Desveladas no PIBID Lima, Francisco José de |
title_short |
Formação Docente e Subjetividade: Constituindo-se Professor(a) de Matemática a partir de Interlocuções Desveladas no PIBID |
title_full |
Formação Docente e Subjetividade: Constituindo-se Professor(a) de Matemática a partir de Interlocuções Desveladas no PIBID |
title_fullStr |
Formação Docente e Subjetividade: Constituindo-se Professor(a) de Matemática a partir de Interlocuções Desveladas no PIBID |
title_full_unstemmed |
Formação Docente e Subjetividade: Constituindo-se Professor(a) de Matemática a partir de Interlocuções Desveladas no PIBID |
title_sort |
Formação Docente e Subjetividade: Constituindo-se Professor(a) de Matemática a partir de Interlocuções Desveladas no PIBID |
author |
Lima, Francisco José de |
author_facet |
Lima, Francisco José de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Francisco José de |
description |
Neste texto, procura-se refletir sobre iniciação e desenvolvimento profissional para o exercício da docência, a partir de pressupostos teóricos e dados empíricos oriundos de memórias de licenciandos em Matemática, vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), polí- tica pública educacional que se fundamenta no princípio da ação-reflexão-ação como referencial capaz de desenvolver competências que contribuirão com o fazer do professor. Faz-se considerações sobre a aprendizagem da docência, evidenciando o PIBID como espaço marcado por vivências e aproximação da prática, as quais permitem apropriação e elaboração de saberes científico-profissionais relativos ao chão da escola e ao fazer docente na formação inicial e constituição do professor de Matemática. O exercício analítico das narrativas revelou a perceptibilidade dos licenciandos, bem como os sentidos e os signifi- cados de diferentes interlocuções ocorridas no programa, as quais se caracterizam por desafios, tensões, expectativas e marcas subjetivas, capazes de permitir ao futuro professor depreender que constituir-se professor é uma travessia marcada por momentos de aprendizagens, dificuldades, avanços, retrocessos, rupturas e descontinuidades. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/993 10.21439/conexoes.v10i4.993 |
url |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/993 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v10i4.993 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/993/830 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 4 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA; 92-100 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1757994111127781376 |