Resultados do exame nacional do desempenho de estudantes – ENADE: quantitativos históricos na área da computação e qualidade dos cursos / Results of the national examination of student performance - ENADE: historical quantitative in the computer area and course quality
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22593 |
Resumo: | Os cursos de graduação da área da informática são avaliados pelo ENADE desde 2005. Com periodicidade trienal, o exame atribui conceitos de 1 a 5 pontos aos estudantes concluintes dos cursos de graduação no país e faz parte do sistema de avaliação do ensino superior brasileiro. Neste trabalho foram analisados os desempenhos das Instituições de Ensino superior (IES) participantes nos exames e detalhadas as informações sobre aquelas com resultados superiores à média (conceitos 4 e 5) nos três maiores cursos dessa área. Os resultados mostraram que há muitas IES que repetem um bom desempenho em algumas ou em todas as edições do Exame. Também revelaram um perfil diferente, com melhor desempenho de IES públicas nos cursos de Ciências da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e de IES privadas no de Sistemas de Informação. O trabalho também compara os resultados do ENADE com aqueles obtidos em outras avaliações realizadas no país e a expansão desses cursos ao longo do período analisado. |
id |
VERACRUZ-0_d825f7e43ccc9cb54323f00403096fc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22593 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Resultados do exame nacional do desempenho de estudantes – ENADE: quantitativos históricos na área da computação e qualidade dos cursos / Results of the national examination of student performance - ENADE: historical quantitative in the computer area and course qualityENADECursos da Área de InformáticaConceito ENADEAvaliação de Cursos Superiores.Os cursos de graduação da área da informática são avaliados pelo ENADE desde 2005. Com periodicidade trienal, o exame atribui conceitos de 1 a 5 pontos aos estudantes concluintes dos cursos de graduação no país e faz parte do sistema de avaliação do ensino superior brasileiro. Neste trabalho foram analisados os desempenhos das Instituições de Ensino superior (IES) participantes nos exames e detalhadas as informações sobre aquelas com resultados superiores à média (conceitos 4 e 5) nos três maiores cursos dessa área. Os resultados mostraram que há muitas IES que repetem um bom desempenho em algumas ou em todas as edições do Exame. Também revelaram um perfil diferente, com melhor desempenho de IES públicas nos cursos de Ciências da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e de IES privadas no de Sistemas de Informação. O trabalho também compara os resultados do ENADE com aqueles obtidos em outras avaliações realizadas no país e a expansão desses cursos ao longo do período analisado. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2259310.34117/bjdv7n1-058Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 865-886Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 865-886Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 865-8862525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22593/18085Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCortelazzo, Angelo LuizJúnior, Dilermando PivaRodrigues, Maria Rafaela Junqueira Bruno2021-09-21T10:44:55Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22593Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:30.158636Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resultados do exame nacional do desempenho de estudantes – ENADE: quantitativos históricos na área da computação e qualidade dos cursos / Results of the national examination of student performance - ENADE: historical quantitative in the computer area and course quality |
title |
Resultados do exame nacional do desempenho de estudantes – ENADE: quantitativos históricos na área da computação e qualidade dos cursos / Results of the national examination of student performance - ENADE: historical quantitative in the computer area and course quality |
spellingShingle |
Resultados do exame nacional do desempenho de estudantes – ENADE: quantitativos históricos na área da computação e qualidade dos cursos / Results of the national examination of student performance - ENADE: historical quantitative in the computer area and course quality Cortelazzo, Angelo Luiz ENADE Cursos da Área de Informática Conceito ENADE Avaliação de Cursos Superiores. |
title_short |
Resultados do exame nacional do desempenho de estudantes – ENADE: quantitativos históricos na área da computação e qualidade dos cursos / Results of the national examination of student performance - ENADE: historical quantitative in the computer area and course quality |
title_full |
Resultados do exame nacional do desempenho de estudantes – ENADE: quantitativos históricos na área da computação e qualidade dos cursos / Results of the national examination of student performance - ENADE: historical quantitative in the computer area and course quality |
title_fullStr |
Resultados do exame nacional do desempenho de estudantes – ENADE: quantitativos históricos na área da computação e qualidade dos cursos / Results of the national examination of student performance - ENADE: historical quantitative in the computer area and course quality |
title_full_unstemmed |
Resultados do exame nacional do desempenho de estudantes – ENADE: quantitativos históricos na área da computação e qualidade dos cursos / Results of the national examination of student performance - ENADE: historical quantitative in the computer area and course quality |
title_sort |
Resultados do exame nacional do desempenho de estudantes – ENADE: quantitativos históricos na área da computação e qualidade dos cursos / Results of the national examination of student performance - ENADE: historical quantitative in the computer area and course quality |
author |
Cortelazzo, Angelo Luiz |
author_facet |
Cortelazzo, Angelo Luiz Júnior, Dilermando Piva Rodrigues, Maria Rafaela Junqueira Bruno |
author_role |
author |
author2 |
Júnior, Dilermando Piva Rodrigues, Maria Rafaela Junqueira Bruno |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cortelazzo, Angelo Luiz Júnior, Dilermando Piva Rodrigues, Maria Rafaela Junqueira Bruno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ENADE Cursos da Área de Informática Conceito ENADE Avaliação de Cursos Superiores. |
topic |
ENADE Cursos da Área de Informática Conceito ENADE Avaliação de Cursos Superiores. |
description |
Os cursos de graduação da área da informática são avaliados pelo ENADE desde 2005. Com periodicidade trienal, o exame atribui conceitos de 1 a 5 pontos aos estudantes concluintes dos cursos de graduação no país e faz parte do sistema de avaliação do ensino superior brasileiro. Neste trabalho foram analisados os desempenhos das Instituições de Ensino superior (IES) participantes nos exames e detalhadas as informações sobre aquelas com resultados superiores à média (conceitos 4 e 5) nos três maiores cursos dessa área. Os resultados mostraram que há muitas IES que repetem um bom desempenho em algumas ou em todas as edições do Exame. Também revelaram um perfil diferente, com melhor desempenho de IES públicas nos cursos de Ciências da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e de IES privadas no de Sistemas de Informação. O trabalho também compara os resultados do ENADE com aqueles obtidos em outras avaliações realizadas no país e a expansão desses cursos ao longo do período analisado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22593 10.34117/bjdv7n1-058 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22593 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-058 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22593/18085 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 865-886 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 865-886 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 865-886 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645502590222336 |