Resultados do exame nacional do desempenho de estudantes – ENADE: quantitativos históricos na área da computação e qualidade dos cursos / Results of the national examination of student performance - ENADE: historical quantitative in the computer area and course quality

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cortelazzo, Angelo Luiz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Júnior, Dilermando Piva, Rodrigues, Maria Rafaela Junqueira Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22593
Resumo: Os cursos de graduação da área da informática são avaliados pelo ENADE desde 2005. Com periodicidade trienal, o exame atribui conceitos de 1 a 5 pontos aos estudantes concluintes dos cursos de graduação no país e faz parte do sistema de avaliação do ensino superior brasileiro. Neste trabalho foram analisados os desempenhos das Instituições de Ensino superior (IES) participantes nos exames e detalhadas as informações sobre aquelas com resultados superiores à média (conceitos 4 e 5) nos três maiores cursos dessa área. Os resultados mostraram que há muitas IES que repetem um bom desempenho em algumas ou em todas as edições do Exame. Também revelaram um perfil diferente, com melhor desempenho de IES públicas nos cursos de Ciências da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e de IES privadas no de Sistemas de Informação. O trabalho também compara os resultados do ENADE com aqueles obtidos em outras avaliações realizadas no país e a expansão desses cursos ao longo do período analisado. 
id VERACRUZ-0_d825f7e43ccc9cb54323f00403096fc2
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22593
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Resultados do exame nacional do desempenho de estudantes – ENADE: quantitativos históricos na área da computação e qualidade dos cursos / Results of the national examination of student performance - ENADE: historical quantitative in the computer area and course qualityENADECursos da Área de InformáticaConceito ENADEAvaliação de Cursos Superiores.Os cursos de graduação da área da informática são avaliados pelo ENADE desde 2005. Com periodicidade trienal, o exame atribui conceitos de 1 a 5 pontos aos estudantes concluintes dos cursos de graduação no país e faz parte do sistema de avaliação do ensino superior brasileiro. Neste trabalho foram analisados os desempenhos das Instituições de Ensino superior (IES) participantes nos exames e detalhadas as informações sobre aquelas com resultados superiores à média (conceitos 4 e 5) nos três maiores cursos dessa área. Os resultados mostraram que há muitas IES que repetem um bom desempenho em algumas ou em todas as edições do Exame. Também revelaram um perfil diferente, com melhor desempenho de IES públicas nos cursos de Ciências da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e de IES privadas no de Sistemas de Informação. O trabalho também compara os resultados do ENADE com aqueles obtidos em outras avaliações realizadas no país e a expansão desses cursos ao longo do período analisado. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2259310.34117/bjdv7n1-058Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 865-886Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 865-886Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 865-8862525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22593/18085Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCortelazzo, Angelo LuizJúnior, Dilermando PivaRodrigues, Maria Rafaela Junqueira Bruno2021-09-21T10:44:55Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22593Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:30.158636Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Resultados do exame nacional do desempenho de estudantes – ENADE: quantitativos históricos na área da computação e qualidade dos cursos / Results of the national examination of student performance - ENADE: historical quantitative in the computer area and course quality
title Resultados do exame nacional do desempenho de estudantes – ENADE: quantitativos históricos na área da computação e qualidade dos cursos / Results of the national examination of student performance - ENADE: historical quantitative in the computer area and course quality
spellingShingle Resultados do exame nacional do desempenho de estudantes – ENADE: quantitativos históricos na área da computação e qualidade dos cursos / Results of the national examination of student performance - ENADE: historical quantitative in the computer area and course quality
Cortelazzo, Angelo Luiz
ENADE
Cursos da Área de Informática
Conceito ENADE
Avaliação de Cursos Superiores.
title_short Resultados do exame nacional do desempenho de estudantes – ENADE: quantitativos históricos na área da computação e qualidade dos cursos / Results of the national examination of student performance - ENADE: historical quantitative in the computer area and course quality
title_full Resultados do exame nacional do desempenho de estudantes – ENADE: quantitativos históricos na área da computação e qualidade dos cursos / Results of the national examination of student performance - ENADE: historical quantitative in the computer area and course quality
title_fullStr Resultados do exame nacional do desempenho de estudantes – ENADE: quantitativos históricos na área da computação e qualidade dos cursos / Results of the national examination of student performance - ENADE: historical quantitative in the computer area and course quality
title_full_unstemmed Resultados do exame nacional do desempenho de estudantes – ENADE: quantitativos históricos na área da computação e qualidade dos cursos / Results of the national examination of student performance - ENADE: historical quantitative in the computer area and course quality
title_sort Resultados do exame nacional do desempenho de estudantes – ENADE: quantitativos históricos na área da computação e qualidade dos cursos / Results of the national examination of student performance - ENADE: historical quantitative in the computer area and course quality
author Cortelazzo, Angelo Luiz
author_facet Cortelazzo, Angelo Luiz
Júnior, Dilermando Piva
Rodrigues, Maria Rafaela Junqueira Bruno
author_role author
author2 Júnior, Dilermando Piva
Rodrigues, Maria Rafaela Junqueira Bruno
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cortelazzo, Angelo Luiz
Júnior, Dilermando Piva
Rodrigues, Maria Rafaela Junqueira Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv ENADE
Cursos da Área de Informática
Conceito ENADE
Avaliação de Cursos Superiores.
topic ENADE
Cursos da Área de Informática
Conceito ENADE
Avaliação de Cursos Superiores.
description Os cursos de graduação da área da informática são avaliados pelo ENADE desde 2005. Com periodicidade trienal, o exame atribui conceitos de 1 a 5 pontos aos estudantes concluintes dos cursos de graduação no país e faz parte do sistema de avaliação do ensino superior brasileiro. Neste trabalho foram analisados os desempenhos das Instituições de Ensino superior (IES) participantes nos exames e detalhadas as informações sobre aquelas com resultados superiores à média (conceitos 4 e 5) nos três maiores cursos dessa área. Os resultados mostraram que há muitas IES que repetem um bom desempenho em algumas ou em todas as edições do Exame. Também revelaram um perfil diferente, com melhor desempenho de IES públicas nos cursos de Ciências da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e de IES privadas no de Sistemas de Informação. O trabalho também compara os resultados do ENADE com aqueles obtidos em outras avaliações realizadas no país e a expansão desses cursos ao longo do período analisado. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22593
10.34117/bjdv7n1-058
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22593
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n1-058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22593/18085
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 865-886
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 865-886
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 865-886
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645502590222336