PRODUÇÃO E ANÁLISE DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA ENSINAR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL O CONTEÚDO DE MITOSE: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel Lopes, Natielle
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Alves Almeida, Lorena, Villar Amado, Manuella
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/41
Resumo: Visando elaborar um recurso didático capaz de incentivar a abstração pelos alunos deficientes visuais e de atuar na promoção de uma sala de aula inclusiva, onde alunos videntes e não-videntes acompanhem o mesmo conteúdo, propôs-se a confecção de modelos táteis/visuais, no caso deste trabalho, abordando o conteúdo de mitose. Além das diferentes texturas, buscou-se a utilização de materiais de fácil manipulação e que fossem acessíveis para a maioria dos professores, haja visto que um dos objetivos do trabalho é a reprodução dos modelos por parte dos professores em escolas com alunos deficientes visuais. Os modelos confeccionados foram aplicados para uma aluna deficiente visual de uma escola estadual na cidade de Vila Velha, no Espírito Santo. Foi possível analisar se os materiais utilizados proporcionavam sensações táteis capazes de diferenciar as estruturas sendo aplicável como recurso didático de apoio ao professor no processo de ensino do conteúdo de mitose.
id IFES-1_008be7374fa7d70f416e7dc153f7e9c1
oai_identifier_str oai::article/41
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling PRODUÇÃO E ANÁLISE DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA ENSINAR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL O CONTEÚDO DE MITOSE: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICASEnsino de biologiaMaterial inclusivoDivisão celularVisando elaborar um recurso didático capaz de incentivar a abstração pelos alunos deficientes visuais e de atuar na promoção de uma sala de aula inclusiva, onde alunos videntes e não-videntes acompanhem o mesmo conteúdo, propôs-se a confecção de modelos táteis/visuais, no caso deste trabalho, abordando o conteúdo de mitose. Além das diferentes texturas, buscou-se a utilização de materiais de fácil manipulação e que fossem acessíveis para a maioria dos professores, haja visto que um dos objetivos do trabalho é a reprodução dos modelos por parte dos professores em escolas com alunos deficientes visuais. Os modelos confeccionados foram aplicados para uma aluna deficiente visual de uma escola estadual na cidade de Vila Velha, no Espírito Santo. Foi possível analisar se os materiais utilizados proporcionavam sensações táteis capazes de diferenciar as estruturas sendo aplicável como recurso didático de apoio ao professor no processo de ensino do conteúdo de mitose.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/4110.36524/dect.v2i02.41Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 2 n. 02 (2012): 2012 - 02; 103-1112236-215010.36524/dect.v2i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/41/35Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessRangel Lopes, NatielleAlves Almeida, LorenaVillar Amado, Manuella 2019-10-17T21:39:11Zoai::article/41Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:59.128781Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv PRODUÇÃO E ANÁLISE DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA ENSINAR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL O CONTEÚDO DE MITOSE: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title PRODUÇÃO E ANÁLISE DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA ENSINAR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL O CONTEÚDO DE MITOSE: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
spellingShingle PRODUÇÃO E ANÁLISE DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA ENSINAR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL O CONTEÚDO DE MITOSE: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Rangel Lopes, Natielle
Ensino de biologia
Material inclusivo
Divisão celular
title_short PRODUÇÃO E ANÁLISE DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA ENSINAR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL O CONTEÚDO DE MITOSE: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title_full PRODUÇÃO E ANÁLISE DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA ENSINAR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL O CONTEÚDO DE MITOSE: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title_fullStr PRODUÇÃO E ANÁLISE DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA ENSINAR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL O CONTEÚDO DE MITOSE: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title_full_unstemmed PRODUÇÃO E ANÁLISE DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA ENSINAR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL O CONTEÚDO DE MITOSE: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title_sort PRODUÇÃO E ANÁLISE DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA ENSINAR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL O CONTEÚDO DE MITOSE: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
author Rangel Lopes, Natielle
author_facet Rangel Lopes, Natielle
Alves Almeida, Lorena
Villar Amado, Manuella
author_role author
author2 Alves Almeida, Lorena
Villar Amado, Manuella
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rangel Lopes, Natielle
Alves Almeida, Lorena
Villar Amado, Manuella
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de biologia
Material inclusivo
Divisão celular
topic Ensino de biologia
Material inclusivo
Divisão celular
description Visando elaborar um recurso didático capaz de incentivar a abstração pelos alunos deficientes visuais e de atuar na promoção de uma sala de aula inclusiva, onde alunos videntes e não-videntes acompanhem o mesmo conteúdo, propôs-se a confecção de modelos táteis/visuais, no caso deste trabalho, abordando o conteúdo de mitose. Além das diferentes texturas, buscou-se a utilização de materiais de fácil manipulação e que fossem acessíveis para a maioria dos professores, haja visto que um dos objetivos do trabalho é a reprodução dos modelos por parte dos professores em escolas com alunos deficientes visuais. Os modelos confeccionados foram aplicados para uma aluna deficiente visual de uma escola estadual na cidade de Vila Velha, no Espírito Santo. Foi possível analisar se os materiais utilizados proporcionavam sensações táteis capazes de diferenciar as estruturas sendo aplicável como recurso didático de apoio ao professor no processo de ensino do conteúdo de mitose.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/41
10.36524/dect.v2i02.41
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/41
identifier_str_mv 10.36524/dect.v2i02.41
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/41/35
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 2 n. 02 (2012): 2012 - 02; 103-111
2236-2150
10.36524/dect.v2i02
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027474378752