SÃO MATEUS: CONTEXTOS DA EJA E PERSPECTIVAS DO PROEJA A PARTIR DAS DETERMINAÇÕES DO IMAGINÁRIO SOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza Fernandes, Márcia Alessandra
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Resende Ferreira, Maria José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/12
Resumo: Este estudo parte das reflexões sobre Educação de Jovens e Adultos realizadas no curso de Especialização do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de EJA (PROEJA). O processo de implantação do PROEJA nas escolas municipais, reforça a necessidade de conhecer a EJA local, (re)conhecendo desafios e possibilidades. Resgatamos o conceito de imaginário social de Castoriadis (1995) que afirma que a sociedade resulta das representações ligadas à multiplicidade de outras representações. Buscamos identificar e refletir sobre o imaginário que alunos e professores das turmas iniciantes e concludentes da EJA da EMEF Professor João Pinto Bandeira possuem sobre ela. Empreendemos pesquisa qualitativa de caráter descritivo com a realização de estudo de caso. Realizamos entrevistas estruturadas. A análise dos dados confirma, entre outras questões, a discussão de Paiva (2006) e Arroyo (2003) quando defendem o direito à educação de qualidade e não apenas acesso à escola, apontando a necessidade de vincular maior discussão/integração entre educação e trabalho.
id IFES-1_013e4c268fcfac78a9ad957b167836e4
oai_identifier_str oai::article/12
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling SÃO MATEUS: CONTEXTOS DA EJA E PERSPECTIVAS DO PROEJA A PARTIR DAS DETERMINAÇÕES DO IMAGINÁRIO SOCIAL Imaginário socialDireito à educaçãoPROEJAEJAEste estudo parte das reflexões sobre Educação de Jovens e Adultos realizadas no curso de Especialização do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de EJA (PROEJA). O processo de implantação do PROEJA nas escolas municipais, reforça a necessidade de conhecer a EJA local, (re)conhecendo desafios e possibilidades. Resgatamos o conceito de imaginário social de Castoriadis (1995) que afirma que a sociedade resulta das representações ligadas à multiplicidade de outras representações. Buscamos identificar e refletir sobre o imaginário que alunos e professores das turmas iniciantes e concludentes da EJA da EMEF Professor João Pinto Bandeira possuem sobre ela. Empreendemos pesquisa qualitativa de caráter descritivo com a realização de estudo de caso. Realizamos entrevistas estruturadas. A análise dos dados confirma, entre outras questões, a discussão de Paiva (2006) e Arroyo (2003) quando defendem o direito à educação de qualidade e não apenas acesso à escola, apontando a necessidade de vincular maior discussão/integração entre educação e trabalho.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1210.36524/dect.v1i01.12Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 1 n. 01 (2011): 2011 - 01; 51-562236-215010.36524/dect.v1i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/12/9Copyright (c) 2011 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza Fernandes, Márcia Alessandrade Resende Ferreira, Maria José2021-02-11T12:23:53Zoai::article/12Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:57.735071Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv SÃO MATEUS: CONTEXTOS DA EJA E PERSPECTIVAS DO PROEJA A PARTIR DAS DETERMINAÇÕES DO IMAGINÁRIO SOCIAL
title SÃO MATEUS: CONTEXTOS DA EJA E PERSPECTIVAS DO PROEJA A PARTIR DAS DETERMINAÇÕES DO IMAGINÁRIO SOCIAL
spellingShingle SÃO MATEUS: CONTEXTOS DA EJA E PERSPECTIVAS DO PROEJA A PARTIR DAS DETERMINAÇÕES DO IMAGINÁRIO SOCIAL
de Souza Fernandes, Márcia Alessandra
Imaginário social
Direito à educação
PROEJA
EJA
title_short SÃO MATEUS: CONTEXTOS DA EJA E PERSPECTIVAS DO PROEJA A PARTIR DAS DETERMINAÇÕES DO IMAGINÁRIO SOCIAL
title_full SÃO MATEUS: CONTEXTOS DA EJA E PERSPECTIVAS DO PROEJA A PARTIR DAS DETERMINAÇÕES DO IMAGINÁRIO SOCIAL
title_fullStr SÃO MATEUS: CONTEXTOS DA EJA E PERSPECTIVAS DO PROEJA A PARTIR DAS DETERMINAÇÕES DO IMAGINÁRIO SOCIAL
title_full_unstemmed SÃO MATEUS: CONTEXTOS DA EJA E PERSPECTIVAS DO PROEJA A PARTIR DAS DETERMINAÇÕES DO IMAGINÁRIO SOCIAL
title_sort SÃO MATEUS: CONTEXTOS DA EJA E PERSPECTIVAS DO PROEJA A PARTIR DAS DETERMINAÇÕES DO IMAGINÁRIO SOCIAL
author de Souza Fernandes, Márcia Alessandra
author_facet de Souza Fernandes, Márcia Alessandra
de Resende Ferreira, Maria José
author_role author
author2 de Resende Ferreira, Maria José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza Fernandes, Márcia Alessandra
de Resende Ferreira, Maria José
dc.subject.por.fl_str_mv Imaginário social
Direito à educação
PROEJA
EJA
topic Imaginário social
Direito à educação
PROEJA
EJA
description Este estudo parte das reflexões sobre Educação de Jovens e Adultos realizadas no curso de Especialização do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de EJA (PROEJA). O processo de implantação do PROEJA nas escolas municipais, reforça a necessidade de conhecer a EJA local, (re)conhecendo desafios e possibilidades. Resgatamos o conceito de imaginário social de Castoriadis (1995) que afirma que a sociedade resulta das representações ligadas à multiplicidade de outras representações. Buscamos identificar e refletir sobre o imaginário que alunos e professores das turmas iniciantes e concludentes da EJA da EMEF Professor João Pinto Bandeira possuem sobre ela. Empreendemos pesquisa qualitativa de caráter descritivo com a realização de estudo de caso. Realizamos entrevistas estruturadas. A análise dos dados confirma, entre outras questões, a discussão de Paiva (2006) e Arroyo (2003) quando defendem o direito à educação de qualidade e não apenas acesso à escola, apontando a necessidade de vincular maior discussão/integração entre educação e trabalho.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/12
10.36524/dect.v1i01.12
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/12
identifier_str_mv 10.36524/dect.v1i01.12
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/12/9
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 1 n. 01 (2011): 2011 - 01; 51-56
2236-2150
10.36524/dect.v1i01
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027087454208