SÃO MATEUS: CONTEXTOS DA EJA E PERSPECTIVAS DO PROEJA A PARTIR DAS DETERMINAÇÕES DO IMAGINÁRIO SOCIAL
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/12 |
Resumo: | Este estudo parte das reflexões sobre Educação de Jovens e Adultos realizadas no curso de Especialização do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de EJA (PROEJA). O processo de implantação do PROEJA nas escolas municipais, reforça a necessidade de conhecer a EJA local, (re)conhecendo desafios e possibilidades. Resgatamos o conceito de imaginário social de Castoriadis (1995) que afirma que a sociedade resulta das representações ligadas à multiplicidade de outras representações. Buscamos identificar e refletir sobre o imaginário que alunos e professores das turmas iniciantes e concludentes da EJA da EMEF Professor João Pinto Bandeira possuem sobre ela. Empreendemos pesquisa qualitativa de caráter descritivo com a realização de estudo de caso. Realizamos entrevistas estruturadas. A análise dos dados confirma, entre outras questões, a discussão de Paiva (2006) e Arroyo (2003) quando defendem o direito à educação de qualidade e não apenas acesso à escola, apontando a necessidade de vincular maior discussão/integração entre educação e trabalho. |
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SÃO MATEUS: CONTEXTOS DA EJA E PERSPECTIVAS DO PROEJA A PARTIR DAS DETERMINAÇÕES DO IMAGINÁRIO SOCIAL Imaginário socialDireito à educaçãoPROEJAEJAEste estudo parte das reflexões sobre Educação de Jovens e Adultos realizadas no curso de Especialização do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de EJA (PROEJA). O processo de implantação do PROEJA nas escolas municipais, reforça a necessidade de conhecer a EJA local, (re)conhecendo desafios e possibilidades. Resgatamos o conceito de imaginário social de Castoriadis (1995) que afirma que a sociedade resulta das representações ligadas à multiplicidade de outras representações. Buscamos identificar e refletir sobre o imaginário que alunos e professores das turmas iniciantes e concludentes da EJA da EMEF Professor João Pinto Bandeira possuem sobre ela. Empreendemos pesquisa qualitativa de caráter descritivo com a realização de estudo de caso. Realizamos entrevistas estruturadas. A análise dos dados confirma, entre outras questões, a discussão de Paiva (2006) e Arroyo (2003) quando defendem o direito à educação de qualidade e não apenas acesso à escola, apontando a necessidade de vincular maior discussão/integração entre educação e trabalho.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1210.36524/dect.v1i01.12Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 1 n. 01 (2011): 2011 - 01; 51-562236-215010.36524/dect.v1i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/12/9Copyright (c) 2011 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza Fernandes, Márcia Alessandrade Resende Ferreira, Maria José2021-02-11T12:23:53Zoai::article/12Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:57.735071Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
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