UTILIZANDO A EXPERIMENTAÇÃO PARA TRABALHAR OS ESTADOS FÍSICOS E A TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Henrique José
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: dos Santos Soares, Leornardo Moura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1396
Resumo: Much has been discussed about the importance of Natural Science classes, as well as the importance of the teacher using methodologies beyond traditional teaching. We analyze how basic education teachers use experimentation to work on physical states and the transformation of matter in their classes. In order to carry out this work, we used bibliographical and qualitative research, making it possible to know how experimentation is being used in the classroom during science classes. After analyzing the works, what became more evident was that experimentation can and should be used in the classroom, as both students and teachers highlighted its importance. Therefore, we emphasize the relevance of practical classes in Natural Sciences, as they contribute to a more dynamic and meaningful teaching and learning process.
id IFES-1_156db58a3892dce9ed188522f841a7d7
oai_identifier_str oai::article/1396
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling UTILIZANDO A EXPERIMENTAÇÃO PARA TRABALHAR OS ESTADOS FÍSICOS E A TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA: UMA REVISÃO DE LITERATURAEnsino de ciênciasExperimentação em ciênciasAulas práticasMuch has been discussed about the importance of Natural Science classes, as well as the importance of the teacher using methodologies beyond traditional teaching. We analyze how basic education teachers use experimentation to work on physical states and the transformation of matter in their classes. In order to carry out this work, we used bibliographical and qualitative research, making it possible to know how experimentation is being used in the classroom during science classes. After analyzing the works, what became more evident was that experimentation can and should be used in the classroom, as both students and teachers highlighted its importance. Therefore, we emphasize the relevance of practical classes in Natural Sciences, as they contribute to a more dynamic and meaningful teaching and learning process.Muito se tem discutido a respeito da importância das aulas de Ciências Naturais, bem como a importância de que o professor utilize metodologias além do ensino tradicional. Analisamos como os professores de ciências da educação básica utilizam a experimentação para trabalhar os estados físicos e a transformação da matéria em suas aulas. Para a realização deste trabalho utilizamos a pesquisa do tipo bibliográfica e qualitativa, possibilitando conhecer como a experimentação está sendo utilizada na sala de aula durante as aulas de ciências. Após a análise dos trabalhos, o que ficou mais evidente foi que a experimentação pode e deve ser utilizada na sala de aula, pois tanto alunos quanto professores destacaram a sua importância. Portanto, enfatizamos a relevância das aulas práticas em Ciências Naturais, pois elas contribuem para um processo de ensino e aprendizagem mais dinâmicos e significativo.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2021-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/139610.36524/dect.v10i01.1396Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 10 n. 01 (2020): 2020 - 01 2236-215010.36524/dect.v10i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1396/819Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Henrique Josédos Santos Soares, Leornardo Moura2021-11-04T23:35:37Zoai::article/1396Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:11.173978Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv UTILIZANDO A EXPERIMENTAÇÃO PARA TRABALHAR OS ESTADOS FÍSICOS E A TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title UTILIZANDO A EXPERIMENTAÇÃO PARA TRABALHAR OS ESTADOS FÍSICOS E A TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
spellingShingle UTILIZANDO A EXPERIMENTAÇÃO PARA TRABALHAR OS ESTADOS FÍSICOS E A TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
de Oliveira, Henrique José
Ensino de ciências
Experimentação em ciências
Aulas práticas
title_short UTILIZANDO A EXPERIMENTAÇÃO PARA TRABALHAR OS ESTADOS FÍSICOS E A TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_full UTILIZANDO A EXPERIMENTAÇÃO PARA TRABALHAR OS ESTADOS FÍSICOS E A TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_fullStr UTILIZANDO A EXPERIMENTAÇÃO PARA TRABALHAR OS ESTADOS FÍSICOS E A TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_full_unstemmed UTILIZANDO A EXPERIMENTAÇÃO PARA TRABALHAR OS ESTADOS FÍSICOS E A TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_sort UTILIZANDO A EXPERIMENTAÇÃO PARA TRABALHAR OS ESTADOS FÍSICOS E A TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
author de Oliveira, Henrique José
author_facet de Oliveira, Henrique José
dos Santos Soares, Leornardo Moura
author_role author
author2 dos Santos Soares, Leornardo Moura
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Henrique José
dos Santos Soares, Leornardo Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Experimentação em ciências
Aulas práticas
topic Ensino de ciências
Experimentação em ciências
Aulas práticas
description Much has been discussed about the importance of Natural Science classes, as well as the importance of the teacher using methodologies beyond traditional teaching. We analyze how basic education teachers use experimentation to work on physical states and the transformation of matter in their classes. In order to carry out this work, we used bibliographical and qualitative research, making it possible to know how experimentation is being used in the classroom during science classes. After analyzing the works, what became more evident was that experimentation can and should be used in the classroom, as both students and teachers highlighted its importance. Therefore, we emphasize the relevance of practical classes in Natural Sciences, as they contribute to a more dynamic and meaningful teaching and learning process.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1396
10.36524/dect.v10i01.1396
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1396
identifier_str_mv 10.36524/dect.v10i01.1396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1396/819
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 10 n. 01 (2020): 2020 - 01
2236-2150
10.36524/dect.v10i01
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028921413632