UTILIZANDO A EXPERIMENTAÇÃO PARA TRABALHAR OS ESTADOS FÍSICOS E A TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1396 |
Resumo: | Much has been discussed about the importance of Natural Science classes, as well as the importance of the teacher using methodologies beyond traditional teaching. We analyze how basic education teachers use experimentation to work on physical states and the transformation of matter in their classes. In order to carry out this work, we used bibliographical and qualitative research, making it possible to know how experimentation is being used in the classroom during science classes. After analyzing the works, what became more evident was that experimentation can and should be used in the classroom, as both students and teachers highlighted its importance. Therefore, we emphasize the relevance of practical classes in Natural Sciences, as they contribute to a more dynamic and meaningful teaching and learning process. |
id |
IFES-1_156db58a3892dce9ed188522f841a7d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/1396 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
UTILIZANDO A EXPERIMENTAÇÃO PARA TRABALHAR OS ESTADOS FÍSICOS E A TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA: UMA REVISÃO DE LITERATURAEnsino de ciênciasExperimentação em ciênciasAulas práticasMuch has been discussed about the importance of Natural Science classes, as well as the importance of the teacher using methodologies beyond traditional teaching. We analyze how basic education teachers use experimentation to work on physical states and the transformation of matter in their classes. In order to carry out this work, we used bibliographical and qualitative research, making it possible to know how experimentation is being used in the classroom during science classes. After analyzing the works, what became more evident was that experimentation can and should be used in the classroom, as both students and teachers highlighted its importance. Therefore, we emphasize the relevance of practical classes in Natural Sciences, as they contribute to a more dynamic and meaningful teaching and learning process.Muito se tem discutido a respeito da importância das aulas de Ciências Naturais, bem como a importância de que o professor utilize metodologias além do ensino tradicional. Analisamos como os professores de ciências da educação básica utilizam a experimentação para trabalhar os estados físicos e a transformação da matéria em suas aulas. Para a realização deste trabalho utilizamos a pesquisa do tipo bibliográfica e qualitativa, possibilitando conhecer como a experimentação está sendo utilizada na sala de aula durante as aulas de ciências. Após a análise dos trabalhos, o que ficou mais evidente foi que a experimentação pode e deve ser utilizada na sala de aula, pois tanto alunos quanto professores destacaram a sua importância. Portanto, enfatizamos a relevância das aulas práticas em Ciências Naturais, pois elas contribuem para um processo de ensino e aprendizagem mais dinâmicos e significativo.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2021-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/139610.36524/dect.v10i01.1396Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 10 n. 01 (2020): 2020 - 01 2236-215010.36524/dect.v10i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1396/819Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Henrique Josédos Santos Soares, Leornardo Moura2021-11-04T23:35:37Zoai::article/1396Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:11.173978Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UTILIZANDO A EXPERIMENTAÇÃO PARA TRABALHAR OS ESTADOS FÍSICOS E A TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA |
title |
UTILIZANDO A EXPERIMENTAÇÃO PARA TRABALHAR OS ESTADOS FÍSICOS E A TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA |
spellingShingle |
UTILIZANDO A EXPERIMENTAÇÃO PARA TRABALHAR OS ESTADOS FÍSICOS E A TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA de Oliveira, Henrique José Ensino de ciências Experimentação em ciências Aulas práticas |
title_short |
UTILIZANDO A EXPERIMENTAÇÃO PARA TRABALHAR OS ESTADOS FÍSICOS E A TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA |
title_full |
UTILIZANDO A EXPERIMENTAÇÃO PARA TRABALHAR OS ESTADOS FÍSICOS E A TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA |
title_fullStr |
UTILIZANDO A EXPERIMENTAÇÃO PARA TRABALHAR OS ESTADOS FÍSICOS E A TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA |
title_full_unstemmed |
UTILIZANDO A EXPERIMENTAÇÃO PARA TRABALHAR OS ESTADOS FÍSICOS E A TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA |
title_sort |
UTILIZANDO A EXPERIMENTAÇÃO PARA TRABALHAR OS ESTADOS FÍSICOS E A TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA |
author |
de Oliveira, Henrique José |
author_facet |
de Oliveira, Henrique José dos Santos Soares, Leornardo Moura |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos Soares, Leornardo Moura |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Henrique José dos Santos Soares, Leornardo Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Experimentação em ciências Aulas práticas |
topic |
Ensino de ciências Experimentação em ciências Aulas práticas |
description |
Much has been discussed about the importance of Natural Science classes, as well as the importance of the teacher using methodologies beyond traditional teaching. We analyze how basic education teachers use experimentation to work on physical states and the transformation of matter in their classes. In order to carry out this work, we used bibliographical and qualitative research, making it possible to know how experimentation is being used in the classroom during science classes. After analyzing the works, what became more evident was that experimentation can and should be used in the classroom, as both students and teachers highlighted its importance. Therefore, we emphasize the relevance of practical classes in Natural Sciences, as they contribute to a more dynamic and meaningful teaching and learning process. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1396 10.36524/dect.v10i01.1396 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1396 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v10i01.1396 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1396/819 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 10 n. 01 (2020): 2020 - 01 2236-2150 10.36524/dect.v10i01 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028921413632 |