A CONTRIBUIÇÃO DO GOOGLE SUÍTE FOR EDUCATION NAS PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/529 |
Resumo: | No contexto contemporâneo a escrita e a leitura têm se transformado, ficando evidente a necessidade de promover os multiletramentos sendo a escola a principal responsável por essa tarefa. O objetivo geral do presente estudo foi analisar o Google Suite For Education no contexto do multiletramento e seu papel de potencializador desse processo. Para o alcance do objetivo geral, optou-se pela metodologia da pesquisa baseada no Design Science Research (DSR). Da presente pesquisa participaram alunos do Curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas (DS) de uma escola de Ensino Técnico de São Caetano do Sul, município do ABC Paulista. Os resultados apontaram que recursos como o Google Suíte For Education auxiliam a promover os multiletramentos já que colocam o aluno em contato com a multimodalidade textual, mostrando as múltiplas possibilidades de utilizá-la para se comunicar, se expressar e interagir, aprimorando as habilidades lectoescritas. |
id |
IFES-1_15e6c99f3b9d2c8c1f8216c98676012d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/529 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONTRIBUIÇÃO DO GOOGLE SUÍTE FOR EDUCATION NAS PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOSAprendizagem; Contribuição; Google Suíte For Education; Multiletramentos; Multimodalidade.No contexto contemporâneo a escrita e a leitura têm se transformado, ficando evidente a necessidade de promover os multiletramentos sendo a escola a principal responsável por essa tarefa. O objetivo geral do presente estudo foi analisar o Google Suite For Education no contexto do multiletramento e seu papel de potencializador desse processo. Para o alcance do objetivo geral, optou-se pela metodologia da pesquisa baseada no Design Science Research (DSR). Da presente pesquisa participaram alunos do Curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas (DS) de uma escola de Ensino Técnico de São Caetano do Sul, município do ABC Paulista. Os resultados apontaram que recursos como o Google Suíte For Education auxiliam a promover os multiletramentos já que colocam o aluno em contato com a multimodalidade textual, mostrando as múltiplas possibilidades de utilizá-la para se comunicar, se expressar e interagir, aprimorando as habilidades lectoescritas. EDIFES2021-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/52910.36524/profept.v4i3.529Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 3 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 4-252594-482710.36524/profept.v4i3reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/529/628Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessCristina Ribeiro Domingues Piazentin, ÂngelaCésar Belo Angeluci , Alan 2021-02-10T21:36:37Zoai::article/529Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:15.940669Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONTRIBUIÇÃO DO GOOGLE SUÍTE FOR EDUCATION NAS PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS |
title |
A CONTRIBUIÇÃO DO GOOGLE SUÍTE FOR EDUCATION NAS PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS |
spellingShingle |
A CONTRIBUIÇÃO DO GOOGLE SUÍTE FOR EDUCATION NAS PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS Cristina Ribeiro Domingues Piazentin, Ângela Aprendizagem; Contribuição; Google Suíte For Education; Multiletramentos; Multimodalidade. |
title_short |
A CONTRIBUIÇÃO DO GOOGLE SUÍTE FOR EDUCATION NAS PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS |
title_full |
A CONTRIBUIÇÃO DO GOOGLE SUÍTE FOR EDUCATION NAS PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS |
title_fullStr |
A CONTRIBUIÇÃO DO GOOGLE SUÍTE FOR EDUCATION NAS PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS |
title_full_unstemmed |
A CONTRIBUIÇÃO DO GOOGLE SUÍTE FOR EDUCATION NAS PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS |
title_sort |
A CONTRIBUIÇÃO DO GOOGLE SUÍTE FOR EDUCATION NAS PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS |
author |
Cristina Ribeiro Domingues Piazentin, Ângela |
author_facet |
Cristina Ribeiro Domingues Piazentin, Ângela César Belo Angeluci , Alan |
author_role |
author |
author2 |
César Belo Angeluci , Alan |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristina Ribeiro Domingues Piazentin, Ângela César Belo Angeluci , Alan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem; Contribuição; Google Suíte For Education; Multiletramentos; Multimodalidade. |
topic |
Aprendizagem; Contribuição; Google Suíte For Education; Multiletramentos; Multimodalidade. |
description |
No contexto contemporâneo a escrita e a leitura têm se transformado, ficando evidente a necessidade de promover os multiletramentos sendo a escola a principal responsável por essa tarefa. O objetivo geral do presente estudo foi analisar o Google Suite For Education no contexto do multiletramento e seu papel de potencializador desse processo. Para o alcance do objetivo geral, optou-se pela metodologia da pesquisa baseada no Design Science Research (DSR). Da presente pesquisa participaram alunos do Curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas (DS) de uma escola de Ensino Técnico de São Caetano do Sul, município do ABC Paulista. Os resultados apontaram que recursos como o Google Suíte For Education auxiliam a promover os multiletramentos já que colocam o aluno em contato com a multimodalidade textual, mostrando as múltiplas possibilidades de utilizá-la para se comunicar, se expressar e interagir, aprimorando as habilidades lectoescritas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/529 10.36524/profept.v4i3.529 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/529 |
identifier_str_mv |
10.36524/profept.v4i3.529 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/529/628 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 3 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 4-25 2594-4827 10.36524/profept.v4i3 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948029397467136 |