A CONTRIBUIÇÃO DO GOOGLE SUÍTE FOR EDUCATION NAS PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristina Ribeiro Domingues Piazentin, Ângela
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: César Belo Angeluci , Alan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/529
Resumo: No contexto contemporâneo a escrita e a leitura têm se transformado, ficando evidente a necessidade de promover os multiletramentos sendo a escola a principal responsável por essa tarefa. O objetivo geral do presente estudo foi analisar o Google Suite For Education no contexto do multiletramento e seu papel de potencializador desse processo. Para o alcance do objetivo geral, optou-se pela metodologia da pesquisa baseada no Design Science Research (DSR). Da presente pesquisa participaram alunos do Curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas (DS) de uma escola de Ensino Técnico de São Caetano do Sul, município do ABC Paulista. Os resultados apontaram que recursos como o Google Suíte For Education auxiliam a promover os multiletramentos já que colocam o aluno em contato com a multimodalidade textual, mostrando as múltiplas possibilidades de utilizá-la para se comunicar, se expressar e interagir, aprimorando as habilidades lectoescritas.  
id IFES-1_15e6c99f3b9d2c8c1f8216c98676012d
oai_identifier_str oai::article/529
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling A CONTRIBUIÇÃO DO GOOGLE SUÍTE FOR EDUCATION NAS PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOSAprendizagem; Contribuição; Google Suíte For Education; Multiletramentos; Multimodalidade.No contexto contemporâneo a escrita e a leitura têm se transformado, ficando evidente a necessidade de promover os multiletramentos sendo a escola a principal responsável por essa tarefa. O objetivo geral do presente estudo foi analisar o Google Suite For Education no contexto do multiletramento e seu papel de potencializador desse processo. Para o alcance do objetivo geral, optou-se pela metodologia da pesquisa baseada no Design Science Research (DSR). Da presente pesquisa participaram alunos do Curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas (DS) de uma escola de Ensino Técnico de São Caetano do Sul, município do ABC Paulista. Os resultados apontaram que recursos como o Google Suíte For Education auxiliam a promover os multiletramentos já que colocam o aluno em contato com a multimodalidade textual, mostrando as múltiplas possibilidades de utilizá-la para se comunicar, se expressar e interagir, aprimorando as habilidades lectoescritas.  EDIFES2021-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/52910.36524/profept.v4i3.529Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 3 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 4-252594-482710.36524/profept.v4i3reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/529/628Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessCristina Ribeiro Domingues Piazentin, ÂngelaCésar Belo Angeluci , Alan 2021-02-10T21:36:37Zoai::article/529Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:15.940669Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONTRIBUIÇÃO DO GOOGLE SUÍTE FOR EDUCATION NAS PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS
title A CONTRIBUIÇÃO DO GOOGLE SUÍTE FOR EDUCATION NAS PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS
spellingShingle A CONTRIBUIÇÃO DO GOOGLE SUÍTE FOR EDUCATION NAS PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS
Cristina Ribeiro Domingues Piazentin, Ângela
Aprendizagem; Contribuição; Google Suíte For Education; Multiletramentos; Multimodalidade.
title_short A CONTRIBUIÇÃO DO GOOGLE SUÍTE FOR EDUCATION NAS PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS
title_full A CONTRIBUIÇÃO DO GOOGLE SUÍTE FOR EDUCATION NAS PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS
title_fullStr A CONTRIBUIÇÃO DO GOOGLE SUÍTE FOR EDUCATION NAS PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS
title_full_unstemmed A CONTRIBUIÇÃO DO GOOGLE SUÍTE FOR EDUCATION NAS PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS
title_sort A CONTRIBUIÇÃO DO GOOGLE SUÍTE FOR EDUCATION NAS PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS
author Cristina Ribeiro Domingues Piazentin, Ângela
author_facet Cristina Ribeiro Domingues Piazentin, Ângela
César Belo Angeluci , Alan
author_role author
author2 César Belo Angeluci , Alan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristina Ribeiro Domingues Piazentin, Ângela
César Belo Angeluci , Alan
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem; Contribuição; Google Suíte For Education; Multiletramentos; Multimodalidade.
topic Aprendizagem; Contribuição; Google Suíte For Education; Multiletramentos; Multimodalidade.
description No contexto contemporâneo a escrita e a leitura têm se transformado, ficando evidente a necessidade de promover os multiletramentos sendo a escola a principal responsável por essa tarefa. O objetivo geral do presente estudo foi analisar o Google Suite For Education no contexto do multiletramento e seu papel de potencializador desse processo. Para o alcance do objetivo geral, optou-se pela metodologia da pesquisa baseada no Design Science Research (DSR). Da presente pesquisa participaram alunos do Curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas (DS) de uma escola de Ensino Técnico de São Caetano do Sul, município do ABC Paulista. Os resultados apontaram que recursos como o Google Suíte For Education auxiliam a promover os multiletramentos já que colocam o aluno em contato com a multimodalidade textual, mostrando as múltiplas possibilidades de utilizá-la para se comunicar, se expressar e interagir, aprimorando as habilidades lectoescritas.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/529
10.36524/profept.v4i3.529
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/529
identifier_str_mv 10.36524/profept.v4i3.529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/529/628
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 3 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 4-25
2594-4827
10.36524/profept.v4i3
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948029397467136