POLITECNIA E CURRÍCULO INTEGRADO NA REDE FEDERAL DE ENSINO: CONTEXTOS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INTEGRADA DE NÍVEL MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Jessica de Almeida
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Salazar, Deuzilene Marques, Campos, Cácia Samira de Sousa, Umbelino, Maria Lucilene Menezes, Silva, Cirlande Cabral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/634
Resumo: Discute a relação entre politecnia e currículo integrado na atual configuração da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica através da contextualização histórica e dos desafios para a implementação de um currículo que integre a educação básica e profissional. Inclui pesquisa bibliográfica e interpreta a visão de autores que corroboram com o tema. Apresenta as origens da Rede Federal de Ensino no Brasil e as políticas adotadas em relação a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Reflete sobre a relação entre politecnia e o currículo integrado para o fortalecimento das ações na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica relacionadas a forma integrada do Ensino Profissional e Tecnológico de nível médio. Avalia dificuldades da implantação e efetivação do currículo integrado na educação profissional técnica integrada de nível médio. Conclui que mudanças legislativas a partir de 2003 possibilitaram a integração da Educação Básica à Educação Profissional inspirada na politecnia e salienta que é necessário continuar investindo em ações que promovam a real integração curricular visando um ensino politécnico que auxilie na emancipação da classe trabalhadora.
id IFES-1_23d09aec31f3d2d3102702408caf6d1b
oai_identifier_str oai::article/634
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling POLITECNIA E CURRÍCULO INTEGRADO NA REDE FEDERAL DE ENSINO: CONTEXTOS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INTEGRADA DE NÍVEL MÉDIODiscute a relação entre politecnia e currículo integrado na atual configuração da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica através da contextualização histórica e dos desafios para a implementação de um currículo que integre a educação básica e profissional. Inclui pesquisa bibliográfica e interpreta a visão de autores que corroboram com o tema. Apresenta as origens da Rede Federal de Ensino no Brasil e as políticas adotadas em relação a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Reflete sobre a relação entre politecnia e o currículo integrado para o fortalecimento das ações na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica relacionadas a forma integrada do Ensino Profissional e Tecnológico de nível médio. Avalia dificuldades da implantação e efetivação do currículo integrado na educação profissional técnica integrada de nível médio. Conclui que mudanças legislativas a partir de 2003 possibilitaram a integração da Educação Básica à Educação Profissional inspirada na politecnia e salienta que é necessário continuar investindo em ações que promovam a real integração curricular visando um ensino politécnico que auxilie na emancipação da classe trabalhadora.EDIFES2020-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/63410.36524/profept.v4iEspecial.634Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. Especial (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 55-762594-482710.36524/profept.v4iEspecialreponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/634/465Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Jessica de AlmeidaSalazar, Deuzilene Marques Campos, Cácia Samira de Sousa Umbelino, Maria Lucilene Menezes Silva, Cirlande Cabral 2020-05-06T14:10:10Zoai::article/634Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:17.306380Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv POLITECNIA E CURRÍCULO INTEGRADO NA REDE FEDERAL DE ENSINO: CONTEXTOS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INTEGRADA DE NÍVEL MÉDIO
title POLITECNIA E CURRÍCULO INTEGRADO NA REDE FEDERAL DE ENSINO: CONTEXTOS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INTEGRADA DE NÍVEL MÉDIO
spellingShingle POLITECNIA E CURRÍCULO INTEGRADO NA REDE FEDERAL DE ENSINO: CONTEXTOS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INTEGRADA DE NÍVEL MÉDIO
Cunha, Jessica de Almeida
title_short POLITECNIA E CURRÍCULO INTEGRADO NA REDE FEDERAL DE ENSINO: CONTEXTOS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INTEGRADA DE NÍVEL MÉDIO
title_full POLITECNIA E CURRÍCULO INTEGRADO NA REDE FEDERAL DE ENSINO: CONTEXTOS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INTEGRADA DE NÍVEL MÉDIO
title_fullStr POLITECNIA E CURRÍCULO INTEGRADO NA REDE FEDERAL DE ENSINO: CONTEXTOS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INTEGRADA DE NÍVEL MÉDIO
title_full_unstemmed POLITECNIA E CURRÍCULO INTEGRADO NA REDE FEDERAL DE ENSINO: CONTEXTOS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INTEGRADA DE NÍVEL MÉDIO
title_sort POLITECNIA E CURRÍCULO INTEGRADO NA REDE FEDERAL DE ENSINO: CONTEXTOS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INTEGRADA DE NÍVEL MÉDIO
author Cunha, Jessica de Almeida
author_facet Cunha, Jessica de Almeida
Salazar, Deuzilene Marques
Campos, Cácia Samira de Sousa
Umbelino, Maria Lucilene Menezes
Silva, Cirlande Cabral
author_role author
author2 Salazar, Deuzilene Marques
Campos, Cácia Samira de Sousa
Umbelino, Maria Lucilene Menezes
Silva, Cirlande Cabral
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Jessica de Almeida
Salazar, Deuzilene Marques
Campos, Cácia Samira de Sousa
Umbelino, Maria Lucilene Menezes
Silva, Cirlande Cabral
description Discute a relação entre politecnia e currículo integrado na atual configuração da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica através da contextualização histórica e dos desafios para a implementação de um currículo que integre a educação básica e profissional. Inclui pesquisa bibliográfica e interpreta a visão de autores que corroboram com o tema. Apresenta as origens da Rede Federal de Ensino no Brasil e as políticas adotadas em relação a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Reflete sobre a relação entre politecnia e o currículo integrado para o fortalecimento das ações na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica relacionadas a forma integrada do Ensino Profissional e Tecnológico de nível médio. Avalia dificuldades da implantação e efetivação do currículo integrado na educação profissional técnica integrada de nível médio. Conclui que mudanças legislativas a partir de 2003 possibilitaram a integração da Educação Básica à Educação Profissional inspirada na politecnia e salienta que é necessário continuar investindo em ações que promovam a real integração curricular visando um ensino politécnico que auxilie na emancipação da classe trabalhadora.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/634
10.36524/profept.v4iEspecial.634
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/634
identifier_str_mv 10.36524/profept.v4iEspecial.634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/634/465
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. Especial (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 55-76
2594-4827
10.36524/profept.v4iEspecial
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948029436264448