POLITECNIA E CURRÍCULO INTEGRADO NA REDE FEDERAL DE ENSINO: CONTEXTOS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INTEGRADA DE NÍVEL MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/634 |
Resumo: | Discute a relação entre politecnia e currículo integrado na atual configuração da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica através da contextualização histórica e dos desafios para a implementação de um currículo que integre a educação básica e profissional. Inclui pesquisa bibliográfica e interpreta a visão de autores que corroboram com o tema. Apresenta as origens da Rede Federal de Ensino no Brasil e as políticas adotadas em relação a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Reflete sobre a relação entre politecnia e o currículo integrado para o fortalecimento das ações na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica relacionadas a forma integrada do Ensino Profissional e Tecnológico de nível médio. Avalia dificuldades da implantação e efetivação do currículo integrado na educação profissional técnica integrada de nível médio. Conclui que mudanças legislativas a partir de 2003 possibilitaram a integração da Educação Básica à Educação Profissional inspirada na politecnia e salienta que é necessário continuar investindo em ações que promovam a real integração curricular visando um ensino politécnico que auxilie na emancipação da classe trabalhadora. |
id |
IFES-1_23d09aec31f3d2d3102702408caf6d1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/634 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
POLITECNIA E CURRÍCULO INTEGRADO NA REDE FEDERAL DE ENSINO: CONTEXTOS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INTEGRADA DE NÍVEL MÉDIODiscute a relação entre politecnia e currículo integrado na atual configuração da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica através da contextualização histórica e dos desafios para a implementação de um currículo que integre a educação básica e profissional. Inclui pesquisa bibliográfica e interpreta a visão de autores que corroboram com o tema. Apresenta as origens da Rede Federal de Ensino no Brasil e as políticas adotadas em relação a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Reflete sobre a relação entre politecnia e o currículo integrado para o fortalecimento das ações na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica relacionadas a forma integrada do Ensino Profissional e Tecnológico de nível médio. Avalia dificuldades da implantação e efetivação do currículo integrado na educação profissional técnica integrada de nível médio. Conclui que mudanças legislativas a partir de 2003 possibilitaram a integração da Educação Básica à Educação Profissional inspirada na politecnia e salienta que é necessário continuar investindo em ações que promovam a real integração curricular visando um ensino politécnico que auxilie na emancipação da classe trabalhadora.EDIFES2020-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/63410.36524/profept.v4iEspecial.634Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. Especial (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 55-762594-482710.36524/profept.v4iEspecialreponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/634/465Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Jessica de AlmeidaSalazar, Deuzilene Marques Campos, Cácia Samira de Sousa Umbelino, Maria Lucilene Menezes Silva, Cirlande Cabral 2020-05-06T14:10:10Zoai::article/634Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:17.306380Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POLITECNIA E CURRÍCULO INTEGRADO NA REDE FEDERAL DE ENSINO: CONTEXTOS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INTEGRADA DE NÍVEL MÉDIO |
title |
POLITECNIA E CURRÍCULO INTEGRADO NA REDE FEDERAL DE ENSINO: CONTEXTOS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INTEGRADA DE NÍVEL MÉDIO |
spellingShingle |
POLITECNIA E CURRÍCULO INTEGRADO NA REDE FEDERAL DE ENSINO: CONTEXTOS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INTEGRADA DE NÍVEL MÉDIO Cunha, Jessica de Almeida |
title_short |
POLITECNIA E CURRÍCULO INTEGRADO NA REDE FEDERAL DE ENSINO: CONTEXTOS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INTEGRADA DE NÍVEL MÉDIO |
title_full |
POLITECNIA E CURRÍCULO INTEGRADO NA REDE FEDERAL DE ENSINO: CONTEXTOS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INTEGRADA DE NÍVEL MÉDIO |
title_fullStr |
POLITECNIA E CURRÍCULO INTEGRADO NA REDE FEDERAL DE ENSINO: CONTEXTOS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INTEGRADA DE NÍVEL MÉDIO |
title_full_unstemmed |
POLITECNIA E CURRÍCULO INTEGRADO NA REDE FEDERAL DE ENSINO: CONTEXTOS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INTEGRADA DE NÍVEL MÉDIO |
title_sort |
POLITECNIA E CURRÍCULO INTEGRADO NA REDE FEDERAL DE ENSINO: CONTEXTOS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INTEGRADA DE NÍVEL MÉDIO |
author |
Cunha, Jessica de Almeida |
author_facet |
Cunha, Jessica de Almeida Salazar, Deuzilene Marques Campos, Cácia Samira de Sousa Umbelino, Maria Lucilene Menezes Silva, Cirlande Cabral |
author_role |
author |
author2 |
Salazar, Deuzilene Marques Campos, Cácia Samira de Sousa Umbelino, Maria Lucilene Menezes Silva, Cirlande Cabral |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Jessica de Almeida Salazar, Deuzilene Marques Campos, Cácia Samira de Sousa Umbelino, Maria Lucilene Menezes Silva, Cirlande Cabral |
description |
Discute a relação entre politecnia e currículo integrado na atual configuração da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica através da contextualização histórica e dos desafios para a implementação de um currículo que integre a educação básica e profissional. Inclui pesquisa bibliográfica e interpreta a visão de autores que corroboram com o tema. Apresenta as origens da Rede Federal de Ensino no Brasil e as políticas adotadas em relação a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Reflete sobre a relação entre politecnia e o currículo integrado para o fortalecimento das ações na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica relacionadas a forma integrada do Ensino Profissional e Tecnológico de nível médio. Avalia dificuldades da implantação e efetivação do currículo integrado na educação profissional técnica integrada de nível médio. Conclui que mudanças legislativas a partir de 2003 possibilitaram a integração da Educação Básica à Educação Profissional inspirada na politecnia e salienta que é necessário continuar investindo em ações que promovam a real integração curricular visando um ensino politécnico que auxilie na emancipação da classe trabalhadora. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/634 10.36524/profept.v4iEspecial.634 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/634 |
identifier_str_mv |
10.36524/profept.v4iEspecial.634 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/634/465 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. Especial (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 55-76 2594-4827 10.36524/profept.v4iEspecial reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948029436264448 |