UMA PROPOSTA DE ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO UTILIZANDO SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Assis Lima de Sousa Junior, Francisco
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira, Marcus Vinícius
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/199
Resumo: O currículo de física no ensino médio, durante muitos anos, se encontrava restrito à abordagem de tópicos pertencentes à física clássica e atualizações curriculares a partir do final do século XX introduziram tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC). O efeito fotoelétrico, um dos tópicos de FMC, trata-se de um fenômeno abstrato e de difícil observação e compreensão pelos estudantes, gerando um obstáculo para a sua aprendizagem. O objetivo deste trabalho é identificar as contribuições de uma sequência didática envolvendo o uso de simulações computacionais para o processo de ensino e aprendizagem do efeito fotoelétrico tendo por base os três momentos pedagógicos. A estratégia foi aplicada durante quatro aulas de uma turma da 3ª série do ensino médio de um colégio localizado no município de Nova Iguaçu (RJ). Os dados foram coletados por meio de gravação em áudio dessas aulas, questionários e a prova bimestral da escola e foram analisados através do método da análise de conteúdo. Como resultados, podemos citar que houve uma evolução gradativa nas respostas dos questionários no decorrer da intervenção didática, aumento da capacidade de aplicação dos conhecimentos em situações reais e preferência por aulas com a simulação computacional pela maioria dos estudantes.
id IFES-1_396468507fd18c6c6ee8b77ee592914f
oai_identifier_str oai::article/199
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling UMA PROPOSTA DE ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO UTILIZANDO SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOSEfeito fotoelétricoSimulação computacionalTrês momentos pedagógicosO currículo de física no ensino médio, durante muitos anos, se encontrava restrito à abordagem de tópicos pertencentes à física clássica e atualizações curriculares a partir do final do século XX introduziram tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC). O efeito fotoelétrico, um dos tópicos de FMC, trata-se de um fenômeno abstrato e de difícil observação e compreensão pelos estudantes, gerando um obstáculo para a sua aprendizagem. O objetivo deste trabalho é identificar as contribuições de uma sequência didática envolvendo o uso de simulações computacionais para o processo de ensino e aprendizagem do efeito fotoelétrico tendo por base os três momentos pedagógicos. A estratégia foi aplicada durante quatro aulas de uma turma da 3ª série do ensino médio de um colégio localizado no município de Nova Iguaçu (RJ). Os dados foram coletados por meio de gravação em áudio dessas aulas, questionários e a prova bimestral da escola e foram analisados através do método da análise de conteúdo. Como resultados, podemos citar que houve uma evolução gradativa nas respostas dos questionários no decorrer da intervenção didática, aumento da capacidade de aplicação dos conhecimentos em situações reais e preferência por aulas com a simulação computacional pela maioria dos estudantes.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/19910.36524/dect.v7i02.199Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 02 (2017): 2017 - 02; 103-1292236-215010.36524/dect.v7i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/199/194Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Assis Lima de Sousa Junior, FranciscoPereira, Marcus Vinícius2019-10-18T17:37:51Zoai::article/199Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:07.131352Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA PROPOSTA DE ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO UTILIZANDO SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
title UMA PROPOSTA DE ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO UTILIZANDO SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
spellingShingle UMA PROPOSTA DE ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO UTILIZANDO SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
de Assis Lima de Sousa Junior, Francisco
Efeito fotoelétrico
Simulação computacional
Três momentos pedagógicos
title_short UMA PROPOSTA DE ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO UTILIZANDO SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
title_full UMA PROPOSTA DE ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO UTILIZANDO SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
title_fullStr UMA PROPOSTA DE ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO UTILIZANDO SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
title_full_unstemmed UMA PROPOSTA DE ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO UTILIZANDO SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
title_sort UMA PROPOSTA DE ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO UTILIZANDO SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
author de Assis Lima de Sousa Junior, Francisco
author_facet de Assis Lima de Sousa Junior, Francisco
Pereira, Marcus Vinícius
author_role author
author2 Pereira, Marcus Vinícius
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Assis Lima de Sousa Junior, Francisco
Pereira, Marcus Vinícius
dc.subject.por.fl_str_mv Efeito fotoelétrico
Simulação computacional
Três momentos pedagógicos
topic Efeito fotoelétrico
Simulação computacional
Três momentos pedagógicos
description O currículo de física no ensino médio, durante muitos anos, se encontrava restrito à abordagem de tópicos pertencentes à física clássica e atualizações curriculares a partir do final do século XX introduziram tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC). O efeito fotoelétrico, um dos tópicos de FMC, trata-se de um fenômeno abstrato e de difícil observação e compreensão pelos estudantes, gerando um obstáculo para a sua aprendizagem. O objetivo deste trabalho é identificar as contribuições de uma sequência didática envolvendo o uso de simulações computacionais para o processo de ensino e aprendizagem do efeito fotoelétrico tendo por base os três momentos pedagógicos. A estratégia foi aplicada durante quatro aulas de uma turma da 3ª série do ensino médio de um colégio localizado no município de Nova Iguaçu (RJ). Os dados foram coletados por meio de gravação em áudio dessas aulas, questionários e a prova bimestral da escola e foram analisados através do método da análise de conteúdo. Como resultados, podemos citar que houve uma evolução gradativa nas respostas dos questionários no decorrer da intervenção didática, aumento da capacidade de aplicação dos conhecimentos em situações reais e preferência por aulas com a simulação computacional pela maioria dos estudantes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/199
10.36524/dect.v7i02.199
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/199
identifier_str_mv 10.36524/dect.v7i02.199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/199/194
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 02 (2017): 2017 - 02; 103-129
2236-2150
10.36524/dect.v7i02
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028208381952