TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luvezute Kripka, Rosana Maria
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Viali, Lori, Lahm, Regis Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/145
Resumo: Com objetivo de identificar atuais desafios e possibilidades em contextos educacionais, realizou-se um estudo teórico sobre processos de formação de professores e uso de tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Identificou-se que são necessárias transformações estruturais em processos formativos de modo a inserir os recursos das TIC nos ambientes formais de ensino. Esse processo se inicia com a promoção de reflexões que possibilitem perceber a necessidade de inovações em práticas. Prossegue com a proposição de inovações que propiciem a inserção do uso de recursos tecnológicos em ambientes de aprendizagem, visando a aproximação do ambiente escolar à realidade vivenciada pelos estudantes, onde os usos de recursos tecnológicos devem ser entendidos como mediadores em atividades de construção do conhecimento. Conclui-se que talvez seja esse maior desafio da educação, na atualidade: formar professores capazes de explorar os recursos tecnológicos que favoreçam a aprendizagem, de modo a potencializar a formação integral do estudante.
id IFES-1_400ec062ba773eb1ed6251eb20face80
oai_identifier_str oai::article/145
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Formação de professoresTICRecursos tecnológicosEnsino e aprendizagemCom objetivo de identificar atuais desafios e possibilidades em contextos educacionais, realizou-se um estudo teórico sobre processos de formação de professores e uso de tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Identificou-se que são necessárias transformações estruturais em processos formativos de modo a inserir os recursos das TIC nos ambientes formais de ensino. Esse processo se inicia com a promoção de reflexões que possibilitem perceber a necessidade de inovações em práticas. Prossegue com a proposição de inovações que propiciem a inserção do uso de recursos tecnológicos em ambientes de aprendizagem, visando a aproximação do ambiente escolar à realidade vivenciada pelos estudantes, onde os usos de recursos tecnológicos devem ser entendidos como mediadores em atividades de construção do conhecimento. Conclui-se que talvez seja esse maior desafio da educação, na atualidade: formar professores capazes de explorar os recursos tecnológicos que favoreçam a aprendizagem, de modo a potencializar a formação integral do estudante.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/14510.36524/dect.v6i01.145Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 01 (2016): 2016 - 01; 45-572236-215010.36524/dect.v6i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/145/140Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLuvezute Kripka, Rosana MariaViali, LoriLahm, Regis Alexandre2019-10-22T14:43:24Zoai::article/145Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:04.384217Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
spellingShingle TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Luvezute Kripka, Rosana Maria
Formação de professores
TIC
Recursos tecnológicos
Ensino e aprendizagem
title_short TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_full TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_fullStr TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_full_unstemmed TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title_sort TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
author Luvezute Kripka, Rosana Maria
author_facet Luvezute Kripka, Rosana Maria
Viali, Lori
Lahm, Regis Alexandre
author_role author
author2 Viali, Lori
Lahm, Regis Alexandre
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luvezute Kripka, Rosana Maria
Viali, Lori
Lahm, Regis Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
TIC
Recursos tecnológicos
Ensino e aprendizagem
topic Formação de professores
TIC
Recursos tecnológicos
Ensino e aprendizagem
description Com objetivo de identificar atuais desafios e possibilidades em contextos educacionais, realizou-se um estudo teórico sobre processos de formação de professores e uso de tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Identificou-se que são necessárias transformações estruturais em processos formativos de modo a inserir os recursos das TIC nos ambientes formais de ensino. Esse processo se inicia com a promoção de reflexões que possibilitem perceber a necessidade de inovações em práticas. Prossegue com a proposição de inovações que propiciem a inserção do uso de recursos tecnológicos em ambientes de aprendizagem, visando a aproximação do ambiente escolar à realidade vivenciada pelos estudantes, onde os usos de recursos tecnológicos devem ser entendidos como mediadores em atividades de construção do conhecimento. Conclui-se que talvez seja esse maior desafio da educação, na atualidade: formar professores capazes de explorar os recursos tecnológicos que favoreçam a aprendizagem, de modo a potencializar a formação integral do estudante.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/145
10.36524/dect.v6i01.145
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/145
identifier_str_mv 10.36524/dect.v6i01.145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/145/140
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 6 n. 01 (2016): 2016 - 01; 45-57
2236-2150
10.36524/dect.v6i01
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028105621504