ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: PROGRAMA DE AÇÕES PEDAGÓGICAS POR DEMANDA PARA FORTALECIMENTO DO RENDIMENTO ESCOLAR NO IFES – CAMPUS COLATINA - ES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, José Francisco Figueiredo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/271
Resumo: A educação das crianças deve desenvolver personalidade e capacidade física e mental, tendo como alicerce os direitos humanos, preparando-as para a vida com  responsabilidade e capacidade de lidar com as tarefas diárias. Nesse contexto, requerem atenção especial aquelas que apresentam necessidade educacionais especiais, proposta desta pesquisa que tem como objetivo identificar a visão de alunos com necessidades especiais do Instituto Federal de Educação, campus Colatina, antes e apósa implementação do Programa de Atendimento Pedagógico por Demanda (PAPED). Por meio de uma pesquisa-ação, com aspecto qualitativo, foram aplicados questionários semiestruturados com esses alunos. Os resultados mostraram que o nível de aprendizado dos alunos que apresentam necessidades especiais apresentou uma melhora significativa com a aplicação do programa.
id IFES-1_44b2a11f017dd0104e3d456beea3eb01
oai_identifier_str oai::article/271
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: PROGRAMA DE AÇÕES PEDAGÓGICAS POR DEMANDA PARA FORTALECIMENTO DO RENDIMENTO ESCOLAR NO IFES – CAMPUS COLATINA - ESInclusãoeducação especialaprendizagemA educação das crianças deve desenvolver personalidade e capacidade física e mental, tendo como alicerce os direitos humanos, preparando-as para a vida com  responsabilidade e capacidade de lidar com as tarefas diárias. Nesse contexto, requerem atenção especial aquelas que apresentam necessidade educacionais especiais, proposta desta pesquisa que tem como objetivo identificar a visão de alunos com necessidades especiais do Instituto Federal de Educação, campus Colatina, antes e apósa implementação do Programa de Atendimento Pedagógico por Demanda (PAPED). Por meio de uma pesquisa-ação, com aspecto qualitativo, foram aplicados questionários semiestruturados com esses alunos. Os resultados mostraram que o nível de aprendizado dos alunos que apresentam necessidades especiais apresentou uma melhora significativa com a aplicação do programa.Instituto Federal do Espírito Santo2019-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/27110.36524/ric.v5i1.271Revista Ifes Ciência ; v. 5 n. 1 (2019): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 110-1232359-479910.36524/ric.v5i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/271/244Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, José Francisco Figueiredo2019-12-05T14:39:20Zoai::article/271Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:35.022256Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: PROGRAMA DE AÇÕES PEDAGÓGICAS POR DEMANDA PARA FORTALECIMENTO DO RENDIMENTO ESCOLAR NO IFES – CAMPUS COLATINA - ES
title ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: PROGRAMA DE AÇÕES PEDAGÓGICAS POR DEMANDA PARA FORTALECIMENTO DO RENDIMENTO ESCOLAR NO IFES – CAMPUS COLATINA - ES
spellingShingle ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: PROGRAMA DE AÇÕES PEDAGÓGICAS POR DEMANDA PARA FORTALECIMENTO DO RENDIMENTO ESCOLAR NO IFES – CAMPUS COLATINA - ES
Paiva, José Francisco Figueiredo
Inclusão
educação especial
aprendizagem
title_short ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: PROGRAMA DE AÇÕES PEDAGÓGICAS POR DEMANDA PARA FORTALECIMENTO DO RENDIMENTO ESCOLAR NO IFES – CAMPUS COLATINA - ES
title_full ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: PROGRAMA DE AÇÕES PEDAGÓGICAS POR DEMANDA PARA FORTALECIMENTO DO RENDIMENTO ESCOLAR NO IFES – CAMPUS COLATINA - ES
title_fullStr ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: PROGRAMA DE AÇÕES PEDAGÓGICAS POR DEMANDA PARA FORTALECIMENTO DO RENDIMENTO ESCOLAR NO IFES – CAMPUS COLATINA - ES
title_full_unstemmed ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: PROGRAMA DE AÇÕES PEDAGÓGICAS POR DEMANDA PARA FORTALECIMENTO DO RENDIMENTO ESCOLAR NO IFES – CAMPUS COLATINA - ES
title_sort ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: PROGRAMA DE AÇÕES PEDAGÓGICAS POR DEMANDA PARA FORTALECIMENTO DO RENDIMENTO ESCOLAR NO IFES – CAMPUS COLATINA - ES
author Paiva, José Francisco Figueiredo
author_facet Paiva, José Francisco Figueiredo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, José Francisco Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
educação especial
aprendizagem
topic Inclusão
educação especial
aprendizagem
description A educação das crianças deve desenvolver personalidade e capacidade física e mental, tendo como alicerce os direitos humanos, preparando-as para a vida com  responsabilidade e capacidade de lidar com as tarefas diárias. Nesse contexto, requerem atenção especial aquelas que apresentam necessidade educacionais especiais, proposta desta pesquisa que tem como objetivo identificar a visão de alunos com necessidades especiais do Instituto Federal de Educação, campus Colatina, antes e apósa implementação do Programa de Atendimento Pedagógico por Demanda (PAPED). Por meio de uma pesquisa-ação, com aspecto qualitativo, foram aplicados questionários semiestruturados com esses alunos. Os resultados mostraram que o nível de aprendizado dos alunos que apresentam necessidades especiais apresentou uma melhora significativa com a aplicação do programa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/271
10.36524/ric.v5i1.271
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/271
identifier_str_mv 10.36524/ric.v5i1.271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/271/244
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ifes Ciência ; v. 5 n. 1 (2019): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 110-123
2359-4799
10.36524/ric.v5i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948024382128128