ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: PROGRAMA DE AÇÕES PEDAGÓGICAS POR DEMANDA PARA FORTALECIMENTO DO RENDIMENTO ESCOLAR NO IFES – CAMPUS COLATINA - ES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/271 |
Resumo: | A educação das crianças deve desenvolver personalidade e capacidade física e mental, tendo como alicerce os direitos humanos, preparando-as para a vida com responsabilidade e capacidade de lidar com as tarefas diárias. Nesse contexto, requerem atenção especial aquelas que apresentam necessidade educacionais especiais, proposta desta pesquisa que tem como objetivo identificar a visão de alunos com necessidades especiais do Instituto Federal de Educação, campus Colatina, antes e apósa implementação do Programa de Atendimento Pedagógico por Demanda (PAPED). Por meio de uma pesquisa-ação, com aspecto qualitativo, foram aplicados questionários semiestruturados com esses alunos. Os resultados mostraram que o nível de aprendizado dos alunos que apresentam necessidades especiais apresentou uma melhora significativa com a aplicação do programa. |
id |
IFES-1_44b2a11f017dd0104e3d456beea3eb01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/271 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: PROGRAMA DE AÇÕES PEDAGÓGICAS POR DEMANDA PARA FORTALECIMENTO DO RENDIMENTO ESCOLAR NO IFES – CAMPUS COLATINA - ESInclusãoeducação especialaprendizagemA educação das crianças deve desenvolver personalidade e capacidade física e mental, tendo como alicerce os direitos humanos, preparando-as para a vida com responsabilidade e capacidade de lidar com as tarefas diárias. Nesse contexto, requerem atenção especial aquelas que apresentam necessidade educacionais especiais, proposta desta pesquisa que tem como objetivo identificar a visão de alunos com necessidades especiais do Instituto Federal de Educação, campus Colatina, antes e apósa implementação do Programa de Atendimento Pedagógico por Demanda (PAPED). Por meio de uma pesquisa-ação, com aspecto qualitativo, foram aplicados questionários semiestruturados com esses alunos. Os resultados mostraram que o nível de aprendizado dos alunos que apresentam necessidades especiais apresentou uma melhora significativa com a aplicação do programa.Instituto Federal do Espírito Santo2019-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/27110.36524/ric.v5i1.271Revista Ifes Ciência ; v. 5 n. 1 (2019): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 110-1232359-479910.36524/ric.v5i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/271/244Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, José Francisco Figueiredo2019-12-05T14:39:20Zoai::article/271Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:35.022256Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: PROGRAMA DE AÇÕES PEDAGÓGICAS POR DEMANDA PARA FORTALECIMENTO DO RENDIMENTO ESCOLAR NO IFES – CAMPUS COLATINA - ES |
title |
ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: PROGRAMA DE AÇÕES PEDAGÓGICAS POR DEMANDA PARA FORTALECIMENTO DO RENDIMENTO ESCOLAR NO IFES – CAMPUS COLATINA - ES |
spellingShingle |
ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: PROGRAMA DE AÇÕES PEDAGÓGICAS POR DEMANDA PARA FORTALECIMENTO DO RENDIMENTO ESCOLAR NO IFES – CAMPUS COLATINA - ES Paiva, José Francisco Figueiredo Inclusão educação especial aprendizagem |
title_short |
ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: PROGRAMA DE AÇÕES PEDAGÓGICAS POR DEMANDA PARA FORTALECIMENTO DO RENDIMENTO ESCOLAR NO IFES – CAMPUS COLATINA - ES |
title_full |
ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: PROGRAMA DE AÇÕES PEDAGÓGICAS POR DEMANDA PARA FORTALECIMENTO DO RENDIMENTO ESCOLAR NO IFES – CAMPUS COLATINA - ES |
title_fullStr |
ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: PROGRAMA DE AÇÕES PEDAGÓGICAS POR DEMANDA PARA FORTALECIMENTO DO RENDIMENTO ESCOLAR NO IFES – CAMPUS COLATINA - ES |
title_full_unstemmed |
ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: PROGRAMA DE AÇÕES PEDAGÓGICAS POR DEMANDA PARA FORTALECIMENTO DO RENDIMENTO ESCOLAR NO IFES – CAMPUS COLATINA - ES |
title_sort |
ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: PROGRAMA DE AÇÕES PEDAGÓGICAS POR DEMANDA PARA FORTALECIMENTO DO RENDIMENTO ESCOLAR NO IFES – CAMPUS COLATINA - ES |
author |
Paiva, José Francisco Figueiredo |
author_facet |
Paiva, José Francisco Figueiredo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, José Francisco Figueiredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão educação especial aprendizagem |
topic |
Inclusão educação especial aprendizagem |
description |
A educação das crianças deve desenvolver personalidade e capacidade física e mental, tendo como alicerce os direitos humanos, preparando-as para a vida com responsabilidade e capacidade de lidar com as tarefas diárias. Nesse contexto, requerem atenção especial aquelas que apresentam necessidade educacionais especiais, proposta desta pesquisa que tem como objetivo identificar a visão de alunos com necessidades especiais do Instituto Federal de Educação, campus Colatina, antes e apósa implementação do Programa de Atendimento Pedagógico por Demanda (PAPED). Por meio de uma pesquisa-ação, com aspecto qualitativo, foram aplicados questionários semiestruturados com esses alunos. Os resultados mostraram que o nível de aprendizado dos alunos que apresentam necessidades especiais apresentou uma melhora significativa com a aplicação do programa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/271 10.36524/ric.v5i1.271 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/271 |
identifier_str_mv |
10.36524/ric.v5i1.271 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/271/244 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ifes Ciência ; v. 5 n. 1 (2019): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 110-123 2359-4799 10.36524/ric.v5i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948024382128128 |