CRIATIVIDADE CIENTÍFICA: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves Barbosa, Roberto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1049
Resumo: Com o objetivo de repensar as práticas e os próprios conteúdos da Física ensinados nas escolas brasileiras, nos debruçamos sobre os estudos que tratam da criatividade, de modo particular, da criatividade utilizada na Ciência. Um tema controverso, mas que tem nos levado a uma reflexão mais profunda do ensinar e do aprender Física. De modo geral, a noção de criatividade que se tem atualmente se refere a produção de algo novo, ideia ou invenção original bem como do aperfeiçoamento de produtos ou ideias já existentes à partir da ação de um sujeito ou de um grupo de pessoas. A criatividade científica que a aqui se refere, remete as ações físicas e mentais adotadas durante as invenções e teorizações da Ciência que levam a novas interpretações ou até explicações mais abrangentes dos fenômenos naturais. Diferentemente dos estudos à respeito desse assunto, geralmente realizado no campo da psicologia, recorremos aos próprios cientistas; físicos, químicos, matemáticos e filósofos, que tratam desse tema de forma direta ou indireta, para compreender os aspectos criativos inerentes ao fazer Ciência. E como resultado, constata-se que a criatividade cientifica envolve aspectos pessoais, tais como a curiosidade, a intuição, a percepção, a estética e a imaginação que podem ser tomados como objetivos educacionais em contraposição aos objetivos  tradicionalmente estabelecidos.
id IFES-1_45d53ccf4e3b1da3139087393155219d
oai_identifier_str oai::article/1049
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling CRIATIVIDADE CIENTÍFICA: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOSCriatividade científicaEnsino de físicaEpistemologia da ciênciaCom o objetivo de repensar as práticas e os próprios conteúdos da Física ensinados nas escolas brasileiras, nos debruçamos sobre os estudos que tratam da criatividade, de modo particular, da criatividade utilizada na Ciência. Um tema controverso, mas que tem nos levado a uma reflexão mais profunda do ensinar e do aprender Física. De modo geral, a noção de criatividade que se tem atualmente se refere a produção de algo novo, ideia ou invenção original bem como do aperfeiçoamento de produtos ou ideias já existentes à partir da ação de um sujeito ou de um grupo de pessoas. A criatividade científica que a aqui se refere, remete as ações físicas e mentais adotadas durante as invenções e teorizações da Ciência que levam a novas interpretações ou até explicações mais abrangentes dos fenômenos naturais. Diferentemente dos estudos à respeito desse assunto, geralmente realizado no campo da psicologia, recorremos aos próprios cientistas; físicos, químicos, matemáticos e filósofos, que tratam desse tema de forma direta ou indireta, para compreender os aspectos criativos inerentes ao fazer Ciência. E como resultado, constata-se que a criatividade cientifica envolve aspectos pessoais, tais como a curiosidade, a intuição, a percepção, a estética e a imaginação que podem ser tomados como objetivos educacionais em contraposição aos objetivos  tradicionalmente estabelecidos.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2021-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/104910.36524/dect.v8i01.1049Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 01 (2018): 2018 - 012236-215010.36524/dect.v8i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1049/656Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves Barbosa, Roberto2021-02-12T14:13:57Zoai::article/1049Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:07.939596Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv CRIATIVIDADE CIENTÍFICA: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS
title CRIATIVIDADE CIENTÍFICA: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS
spellingShingle CRIATIVIDADE CIENTÍFICA: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS
Gonçalves Barbosa, Roberto
Criatividade científica
Ensino de física
Epistemologia da ciência
title_short CRIATIVIDADE CIENTÍFICA: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS
title_full CRIATIVIDADE CIENTÍFICA: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS
title_fullStr CRIATIVIDADE CIENTÍFICA: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS
title_full_unstemmed CRIATIVIDADE CIENTÍFICA: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS
title_sort CRIATIVIDADE CIENTÍFICA: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS
author Gonçalves Barbosa, Roberto
author_facet Gonçalves Barbosa, Roberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves Barbosa, Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade científica
Ensino de física
Epistemologia da ciência
topic Criatividade científica
Ensino de física
Epistemologia da ciência
description Com o objetivo de repensar as práticas e os próprios conteúdos da Física ensinados nas escolas brasileiras, nos debruçamos sobre os estudos que tratam da criatividade, de modo particular, da criatividade utilizada na Ciência. Um tema controverso, mas que tem nos levado a uma reflexão mais profunda do ensinar e do aprender Física. De modo geral, a noção de criatividade que se tem atualmente se refere a produção de algo novo, ideia ou invenção original bem como do aperfeiçoamento de produtos ou ideias já existentes à partir da ação de um sujeito ou de um grupo de pessoas. A criatividade científica que a aqui se refere, remete as ações físicas e mentais adotadas durante as invenções e teorizações da Ciência que levam a novas interpretações ou até explicações mais abrangentes dos fenômenos naturais. Diferentemente dos estudos à respeito desse assunto, geralmente realizado no campo da psicologia, recorremos aos próprios cientistas; físicos, químicos, matemáticos e filósofos, que tratam desse tema de forma direta ou indireta, para compreender os aspectos criativos inerentes ao fazer Ciência. E como resultado, constata-se que a criatividade cientifica envolve aspectos pessoais, tais como a curiosidade, a intuição, a percepção, a estética e a imaginação que podem ser tomados como objetivos educacionais em contraposição aos objetivos  tradicionalmente estabelecidos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1049
10.36524/dect.v8i01.1049
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1049
identifier_str_mv 10.36524/dect.v8i01.1049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1049/656
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 01 (2018): 2018 - 01
2236-2150
10.36524/dect.v8i01
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028237742080