CRIATIVIDADE CIENTÍFICA: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1049 |
Resumo: | Com o objetivo de repensar as práticas e os próprios conteúdos da Física ensinados nas escolas brasileiras, nos debruçamos sobre os estudos que tratam da criatividade, de modo particular, da criatividade utilizada na Ciência. Um tema controverso, mas que tem nos levado a uma reflexão mais profunda do ensinar e do aprender Física. De modo geral, a noção de criatividade que se tem atualmente se refere a produção de algo novo, ideia ou invenção original bem como do aperfeiçoamento de produtos ou ideias já existentes à partir da ação de um sujeito ou de um grupo de pessoas. A criatividade científica que a aqui se refere, remete as ações físicas e mentais adotadas durante as invenções e teorizações da Ciência que levam a novas interpretações ou até explicações mais abrangentes dos fenômenos naturais. Diferentemente dos estudos à respeito desse assunto, geralmente realizado no campo da psicologia, recorremos aos próprios cientistas; físicos, químicos, matemáticos e filósofos, que tratam desse tema de forma direta ou indireta, para compreender os aspectos criativos inerentes ao fazer Ciência. E como resultado, constata-se que a criatividade cientifica envolve aspectos pessoais, tais como a curiosidade, a intuição, a percepção, a estética e a imaginação que podem ser tomados como objetivos educacionais em contraposição aos objetivos tradicionalmente estabelecidos. |
id |
IFES-1_45d53ccf4e3b1da3139087393155219d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/1049 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
CRIATIVIDADE CIENTÍFICA: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOSCriatividade científicaEnsino de físicaEpistemologia da ciênciaCom o objetivo de repensar as práticas e os próprios conteúdos da Física ensinados nas escolas brasileiras, nos debruçamos sobre os estudos que tratam da criatividade, de modo particular, da criatividade utilizada na Ciência. Um tema controverso, mas que tem nos levado a uma reflexão mais profunda do ensinar e do aprender Física. De modo geral, a noção de criatividade que se tem atualmente se refere a produção de algo novo, ideia ou invenção original bem como do aperfeiçoamento de produtos ou ideias já existentes à partir da ação de um sujeito ou de um grupo de pessoas. A criatividade científica que a aqui se refere, remete as ações físicas e mentais adotadas durante as invenções e teorizações da Ciência que levam a novas interpretações ou até explicações mais abrangentes dos fenômenos naturais. Diferentemente dos estudos à respeito desse assunto, geralmente realizado no campo da psicologia, recorremos aos próprios cientistas; físicos, químicos, matemáticos e filósofos, que tratam desse tema de forma direta ou indireta, para compreender os aspectos criativos inerentes ao fazer Ciência. E como resultado, constata-se que a criatividade cientifica envolve aspectos pessoais, tais como a curiosidade, a intuição, a percepção, a estética e a imaginação que podem ser tomados como objetivos educacionais em contraposição aos objetivos tradicionalmente estabelecidos.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2021-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/104910.36524/dect.v8i01.1049Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 01 (2018): 2018 - 012236-215010.36524/dect.v8i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1049/656Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves Barbosa, Roberto2021-02-12T14:13:57Zoai::article/1049Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:07.939596Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CRIATIVIDADE CIENTÍFICA: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS |
title |
CRIATIVIDADE CIENTÍFICA: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS |
spellingShingle |
CRIATIVIDADE CIENTÍFICA: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS Gonçalves Barbosa, Roberto Criatividade científica Ensino de física Epistemologia da ciência |
title_short |
CRIATIVIDADE CIENTÍFICA: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS |
title_full |
CRIATIVIDADE CIENTÍFICA: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS |
title_fullStr |
CRIATIVIDADE CIENTÍFICA: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS |
title_full_unstemmed |
CRIATIVIDADE CIENTÍFICA: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS |
title_sort |
CRIATIVIDADE CIENTÍFICA: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS |
author |
Gonçalves Barbosa, Roberto |
author_facet |
Gonçalves Barbosa, Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves Barbosa, Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade científica Ensino de física Epistemologia da ciência |
topic |
Criatividade científica Ensino de física Epistemologia da ciência |
description |
Com o objetivo de repensar as práticas e os próprios conteúdos da Física ensinados nas escolas brasileiras, nos debruçamos sobre os estudos que tratam da criatividade, de modo particular, da criatividade utilizada na Ciência. Um tema controverso, mas que tem nos levado a uma reflexão mais profunda do ensinar e do aprender Física. De modo geral, a noção de criatividade que se tem atualmente se refere a produção de algo novo, ideia ou invenção original bem como do aperfeiçoamento de produtos ou ideias já existentes à partir da ação de um sujeito ou de um grupo de pessoas. A criatividade científica que a aqui se refere, remete as ações físicas e mentais adotadas durante as invenções e teorizações da Ciência que levam a novas interpretações ou até explicações mais abrangentes dos fenômenos naturais. Diferentemente dos estudos à respeito desse assunto, geralmente realizado no campo da psicologia, recorremos aos próprios cientistas; físicos, químicos, matemáticos e filósofos, que tratam desse tema de forma direta ou indireta, para compreender os aspectos criativos inerentes ao fazer Ciência. E como resultado, constata-se que a criatividade cientifica envolve aspectos pessoais, tais como a curiosidade, a intuição, a percepção, a estética e a imaginação que podem ser tomados como objetivos educacionais em contraposição aos objetivos tradicionalmente estabelecidos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1049 10.36524/dect.v8i01.1049 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1049 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v8i01.1049 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1049/656 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 8 n. 01 (2018): 2018 - 01 2236-2150 10.36524/dect.v8i01 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028237742080 |