CONTRIBUIÇÕES DE ASSISTENTES SOCIAIS PARA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DE ESTUDANTES DA EPTNM DO IFAM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/430 |
Resumo: | Este trabalho versa sobre uma das bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica - EPT, a Formação Humana Integral e, em particular, sobre a inserção dos profissionais Assistentes Sociais nesse espaço sócio ocupacional. Nesse sentido, trará três depoimentos, frutos de pesquisa empírica realizada com Assistentes Sociais de três campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, com a pretensão de refletir sobre as contribuições destes profissionais para a Formação Humana Integral de estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio - EPTNM. Compreendeu estudo bibliográfico e documental, tendo como instrumento de informação o questionário. Os depoimentos dos Assistentes Sociais apontam para o desenvolvimento de um trabalho que busca contribuir para a formação humana integral dos sujeitos, destacando-se as principais contribuições: aporte para o desenvolvimento do senso crítico dos estudantes, objetivando uma formação cidadã; práticas voltadas ao desenvolvimento das potencialidades dos estudantes, tendo como norte sua história de vida e suas dificuldades sejam em aspectos emocionais, estruturais, culturais, políticos, sociais; promoção do entrosamento e participação da família na rotina do instituto; operacionalização de atividades como rodas de conversa, oficinas, palestras etc. sobre temas transversais, buscando despertar uma consciência crítica e reflexiva nos estudantes; orientação quanto a direitos e deveres; operacionalização de recursos necessários para a manutenção dos estudantes no instituto, garantindo o suporte material e social para o êxito escolar. |
id |
IFES-1_495997ca53aefe034e32c0d116157eab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/430 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
CONTRIBUIÇÕES DE ASSISTENTES SOCIAIS PARA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DE ESTUDANTES DA EPTNM DO IFAMEducação profissional técnica de nível médioFormação humana integralAssistente SocialEste trabalho versa sobre uma das bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica - EPT, a Formação Humana Integral e, em particular, sobre a inserção dos profissionais Assistentes Sociais nesse espaço sócio ocupacional. Nesse sentido, trará três depoimentos, frutos de pesquisa empírica realizada com Assistentes Sociais de três campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, com a pretensão de refletir sobre as contribuições destes profissionais para a Formação Humana Integral de estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio - EPTNM. Compreendeu estudo bibliográfico e documental, tendo como instrumento de informação o questionário. Os depoimentos dos Assistentes Sociais apontam para o desenvolvimento de um trabalho que busca contribuir para a formação humana integral dos sujeitos, destacando-se as principais contribuições: aporte para o desenvolvimento do senso crítico dos estudantes, objetivando uma formação cidadã; práticas voltadas ao desenvolvimento das potencialidades dos estudantes, tendo como norte sua história de vida e suas dificuldades sejam em aspectos emocionais, estruturais, culturais, políticos, sociais; promoção do entrosamento e participação da família na rotina do instituto; operacionalização de atividades como rodas de conversa, oficinas, palestras etc. sobre temas transversais, buscando despertar uma consciência crítica e reflexiva nos estudantes; orientação quanto a direitos e deveres; operacionalização de recursos necessários para a manutenção dos estudantes no instituto, garantindo o suporte material e social para o êxito escolar.EDIFES2018-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/43010.36524/profept.v2i2.430Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 2 n. 2 (2018): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 133-1512594-482710.36524/profept.v2i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/430/377Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessAngélica de Oliveira Ataíde Ferreira, Júlia Oliveira Marins Azevedo, Rosa Antonio Stefanuto, Vanderlei 2020-01-06T13:32:51Zoai::article/430Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:15.086545Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES DE ASSISTENTES SOCIAIS PARA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DE ESTUDANTES DA EPTNM DO IFAM |
title |
CONTRIBUIÇÕES DE ASSISTENTES SOCIAIS PARA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DE ESTUDANTES DA EPTNM DO IFAM |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES DE ASSISTENTES SOCIAIS PARA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DE ESTUDANTES DA EPTNM DO IFAM Angélica de Oliveira Ataíde Ferreira, Júlia Educação profissional técnica de nível médio Formação humana integral Assistente Social |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES DE ASSISTENTES SOCIAIS PARA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DE ESTUDANTES DA EPTNM DO IFAM |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES DE ASSISTENTES SOCIAIS PARA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DE ESTUDANTES DA EPTNM DO IFAM |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES DE ASSISTENTES SOCIAIS PARA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DE ESTUDANTES DA EPTNM DO IFAM |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES DE ASSISTENTES SOCIAIS PARA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DE ESTUDANTES DA EPTNM DO IFAM |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES DE ASSISTENTES SOCIAIS PARA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DE ESTUDANTES DA EPTNM DO IFAM |
author |
Angélica de Oliveira Ataíde Ferreira, Júlia |
author_facet |
Angélica de Oliveira Ataíde Ferreira, Júlia Oliveira Marins Azevedo, Rosa Antonio Stefanuto, Vanderlei |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira Marins Azevedo, Rosa Antonio Stefanuto, Vanderlei |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Angélica de Oliveira Ataíde Ferreira, Júlia Oliveira Marins Azevedo, Rosa Antonio Stefanuto, Vanderlei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação profissional técnica de nível médio Formação humana integral Assistente Social |
topic |
Educação profissional técnica de nível médio Formação humana integral Assistente Social |
description |
Este trabalho versa sobre uma das bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica - EPT, a Formação Humana Integral e, em particular, sobre a inserção dos profissionais Assistentes Sociais nesse espaço sócio ocupacional. Nesse sentido, trará três depoimentos, frutos de pesquisa empírica realizada com Assistentes Sociais de três campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, com a pretensão de refletir sobre as contribuições destes profissionais para a Formação Humana Integral de estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio - EPTNM. Compreendeu estudo bibliográfico e documental, tendo como instrumento de informação o questionário. Os depoimentos dos Assistentes Sociais apontam para o desenvolvimento de um trabalho que busca contribuir para a formação humana integral dos sujeitos, destacando-se as principais contribuições: aporte para o desenvolvimento do senso crítico dos estudantes, objetivando uma formação cidadã; práticas voltadas ao desenvolvimento das potencialidades dos estudantes, tendo como norte sua história de vida e suas dificuldades sejam em aspectos emocionais, estruturais, culturais, políticos, sociais; promoção do entrosamento e participação da família na rotina do instituto; operacionalização de atividades como rodas de conversa, oficinas, palestras etc. sobre temas transversais, buscando despertar uma consciência crítica e reflexiva nos estudantes; orientação quanto a direitos e deveres; operacionalização de recursos necessários para a manutenção dos estudantes no instituto, garantindo o suporte material e social para o êxito escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/430 10.36524/profept.v2i2.430 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/430 |
identifier_str_mv |
10.36524/profept.v2i2.430 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/430/377 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 2 n. 2 (2018): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 133-151 2594-4827 10.36524/profept.v2i2 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948029368107008 |