CONTRIBUIÇÕES DE ASSISTENTES SOCIAIS PARA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DE ESTUDANTES DA EPTNM DO IFAM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angélica de Oliveira Ataíde Ferreira, Júlia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira Marins Azevedo, Rosa, Antonio Stefanuto, Vanderlei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/430
Resumo: Este trabalho versa sobre uma das bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica - EPT, a Formação Humana Integral e, em particular, sobre a inserção dos profissionais Assistentes Sociais nesse espaço sócio ocupacional. Nesse sentido, trará três depoimentos, frutos de pesquisa empírica realizada com Assistentes Sociais de três campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, com a pretensão de refletir sobre as contribuições destes profissionais para a Formação Humana Integral de estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio - EPTNM. Compreendeu estudo bibliográfico e documental, tendo como instrumento de informação o questionário. Os depoimentos dos Assistentes Sociais apontam para o desenvolvimento de um trabalho que busca contribuir para a formação humana integral dos sujeitos, destacando-se as principais contribuições: aporte para o desenvolvimento do senso crítico dos estudantes, objetivando uma formação cidadã; práticas voltadas ao desenvolvimento das potencialidades dos estudantes, tendo como norte sua história de vida e suas dificuldades sejam em aspectos emocionais, estruturais, culturais, políticos, sociais; promoção do entrosamento e participação da família na rotina do instituto; operacionalização de atividades como rodas de conversa, oficinas, palestras etc. sobre temas transversais, buscando despertar uma consciência crítica e reflexiva nos estudantes; orientação quanto a direitos e deveres; operacionalização de recursos necessários para a manutenção dos estudantes no instituto, garantindo o suporte material e social para o êxito escolar.
id IFES-1_495997ca53aefe034e32c0d116157eab
oai_identifier_str oai::article/430
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÕES DE ASSISTENTES SOCIAIS PARA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DE ESTUDANTES DA EPTNM DO IFAMEducação profissional técnica de nível médioFormação humana integralAssistente SocialEste trabalho versa sobre uma das bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica - EPT, a Formação Humana Integral e, em particular, sobre a inserção dos profissionais Assistentes Sociais nesse espaço sócio ocupacional. Nesse sentido, trará três depoimentos, frutos de pesquisa empírica realizada com Assistentes Sociais de três campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, com a pretensão de refletir sobre as contribuições destes profissionais para a Formação Humana Integral de estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio - EPTNM. Compreendeu estudo bibliográfico e documental, tendo como instrumento de informação o questionário. Os depoimentos dos Assistentes Sociais apontam para o desenvolvimento de um trabalho que busca contribuir para a formação humana integral dos sujeitos, destacando-se as principais contribuições: aporte para o desenvolvimento do senso crítico dos estudantes, objetivando uma formação cidadã; práticas voltadas ao desenvolvimento das potencialidades dos estudantes, tendo como norte sua história de vida e suas dificuldades sejam em aspectos emocionais, estruturais, culturais, políticos, sociais; promoção do entrosamento e participação da família na rotina do instituto; operacionalização de atividades como rodas de conversa, oficinas, palestras etc. sobre temas transversais, buscando despertar uma consciência crítica e reflexiva nos estudantes; orientação quanto a direitos e deveres; operacionalização de recursos necessários para a manutenção dos estudantes no instituto, garantindo o suporte material e social para o êxito escolar.EDIFES2018-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/43010.36524/profept.v2i2.430Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 2 n. 2 (2018): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 133-1512594-482710.36524/profept.v2i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/430/377Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessAngélica de Oliveira Ataíde Ferreira, Júlia Oliveira Marins Azevedo, Rosa Antonio Stefanuto, Vanderlei 2020-01-06T13:32:51Zoai::article/430Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:15.086545Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DE ASSISTENTES SOCIAIS PARA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DE ESTUDANTES DA EPTNM DO IFAM
title CONTRIBUIÇÕES DE ASSISTENTES SOCIAIS PARA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DE ESTUDANTES DA EPTNM DO IFAM
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DE ASSISTENTES SOCIAIS PARA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DE ESTUDANTES DA EPTNM DO IFAM
Angélica de Oliveira Ataíde Ferreira, Júlia
Educação profissional técnica de nível médio
Formação humana integral
Assistente Social
title_short CONTRIBUIÇÕES DE ASSISTENTES SOCIAIS PARA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DE ESTUDANTES DA EPTNM DO IFAM
title_full CONTRIBUIÇÕES DE ASSISTENTES SOCIAIS PARA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DE ESTUDANTES DA EPTNM DO IFAM
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DE ASSISTENTES SOCIAIS PARA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DE ESTUDANTES DA EPTNM DO IFAM
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DE ASSISTENTES SOCIAIS PARA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DE ESTUDANTES DA EPTNM DO IFAM
title_sort CONTRIBUIÇÕES DE ASSISTENTES SOCIAIS PARA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DE ESTUDANTES DA EPTNM DO IFAM
author Angélica de Oliveira Ataíde Ferreira, Júlia
author_facet Angélica de Oliveira Ataíde Ferreira, Júlia
Oliveira Marins Azevedo, Rosa
Antonio Stefanuto, Vanderlei
author_role author
author2 Oliveira Marins Azevedo, Rosa
Antonio Stefanuto, Vanderlei
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Angélica de Oliveira Ataíde Ferreira, Júlia
Oliveira Marins Azevedo, Rosa
Antonio Stefanuto, Vanderlei
dc.subject.por.fl_str_mv Educação profissional técnica de nível médio
Formação humana integral
Assistente Social
topic Educação profissional técnica de nível médio
Formação humana integral
Assistente Social
description Este trabalho versa sobre uma das bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica - EPT, a Formação Humana Integral e, em particular, sobre a inserção dos profissionais Assistentes Sociais nesse espaço sócio ocupacional. Nesse sentido, trará três depoimentos, frutos de pesquisa empírica realizada com Assistentes Sociais de três campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, com a pretensão de refletir sobre as contribuições destes profissionais para a Formação Humana Integral de estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio - EPTNM. Compreendeu estudo bibliográfico e documental, tendo como instrumento de informação o questionário. Os depoimentos dos Assistentes Sociais apontam para o desenvolvimento de um trabalho que busca contribuir para a formação humana integral dos sujeitos, destacando-se as principais contribuições: aporte para o desenvolvimento do senso crítico dos estudantes, objetivando uma formação cidadã; práticas voltadas ao desenvolvimento das potencialidades dos estudantes, tendo como norte sua história de vida e suas dificuldades sejam em aspectos emocionais, estruturais, culturais, políticos, sociais; promoção do entrosamento e participação da família na rotina do instituto; operacionalização de atividades como rodas de conversa, oficinas, palestras etc. sobre temas transversais, buscando despertar uma consciência crítica e reflexiva nos estudantes; orientação quanto a direitos e deveres; operacionalização de recursos necessários para a manutenção dos estudantes no instituto, garantindo o suporte material e social para o êxito escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/430
10.36524/profept.v2i2.430
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/430
identifier_str_mv 10.36524/profept.v2i2.430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/430/377
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 2 n. 2 (2018): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 133-151
2594-4827
10.36524/profept.v2i2
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948029368107008