EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: VIVENCIANDO OS CINCO PASSOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires Carvalho, Michele
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Moscon Oliveira, Eduardo Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/75
Resumo: Este trabalho descreve uma sequência didática de educação patrimonial aplicada no ensino fundamental, para alunos dos 9ºs anos da escola Pública “Pedro Herkenhoff”, localizada no município de Vila Velha, Espírito Santo, Brasil, fundamentando-se nos cinco passos da pedagogia histórico-crítica: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final, onde os alunos se apropriam criticamente do conhecimento científico. Foram realizadas como ação pedagógica: exposição oral e apresentação de slides, debates, jogos, confecção de fantoches, teatros, confecção de miniaturas de casacas, aulas de campo, relatórios, produção de vídeos e edição de jornal. A atividade permitiu uma reflexão sobre uma educação cidadã partindo das informações prévias dos alunos sobre Patrimônio e da realidade local. Possibilitou a construção de um sentimento positivo de valorização local de forma a agir de forma crítica e responsável diante do patrimônio público socialmente compartilhado.
id IFES-1_551d42931a53a9f569a301263ce6dde9
oai_identifier_str oai::article/75
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: VIVENCIANDO OS CINCO PASSOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA Educação patrimonialPedagogia histórico-críticaSequência didáticaInterdisciplinaridadeEducação não-formalEste trabalho descreve uma sequência didática de educação patrimonial aplicada no ensino fundamental, para alunos dos 9ºs anos da escola Pública “Pedro Herkenhoff”, localizada no município de Vila Velha, Espírito Santo, Brasil, fundamentando-se nos cinco passos da pedagogia histórico-crítica: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final, onde os alunos se apropriam criticamente do conhecimento científico. Foram realizadas como ação pedagógica: exposição oral e apresentação de slides, debates, jogos, confecção de fantoches, teatros, confecção de miniaturas de casacas, aulas de campo, relatórios, produção de vídeos e edição de jornal. A atividade permitiu uma reflexão sobre uma educação cidadã partindo das informações prévias dos alunos sobre Patrimônio e da realidade local. Possibilitou a construção de um sentimento positivo de valorização local de forma a agir de forma crítica e responsável diante do patrimônio público socialmente compartilhado.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/7510.36524/dect.v4i02.75Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 4 n. 02 (2014): 2014 - 02; 28-502236-215010.36524/dect.v4i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/75/70Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPires Carvalho, MicheleMoscon Oliveira, Eduardo Augusto2019-10-17T21:37:54Zoai::article/75Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:00.881438Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: VIVENCIANDO OS CINCO PASSOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
title EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: VIVENCIANDO OS CINCO PASSOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
spellingShingle EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: VIVENCIANDO OS CINCO PASSOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Pires Carvalho, Michele
Educação patrimonial
Pedagogia histórico-crítica
Sequência didática
Interdisciplinaridade
Educação não-formal
title_short EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: VIVENCIANDO OS CINCO PASSOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
title_full EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: VIVENCIANDO OS CINCO PASSOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
title_fullStr EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: VIVENCIANDO OS CINCO PASSOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: VIVENCIANDO OS CINCO PASSOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
title_sort EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: VIVENCIANDO OS CINCO PASSOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
author Pires Carvalho, Michele
author_facet Pires Carvalho, Michele
Moscon Oliveira, Eduardo Augusto
author_role author
author2 Moscon Oliveira, Eduardo Augusto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires Carvalho, Michele
Moscon Oliveira, Eduardo Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação patrimonial
Pedagogia histórico-crítica
Sequência didática
Interdisciplinaridade
Educação não-formal
topic Educação patrimonial
Pedagogia histórico-crítica
Sequência didática
Interdisciplinaridade
Educação não-formal
description Este trabalho descreve uma sequência didática de educação patrimonial aplicada no ensino fundamental, para alunos dos 9ºs anos da escola Pública “Pedro Herkenhoff”, localizada no município de Vila Velha, Espírito Santo, Brasil, fundamentando-se nos cinco passos da pedagogia histórico-crítica: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final, onde os alunos se apropriam criticamente do conhecimento científico. Foram realizadas como ação pedagógica: exposição oral e apresentação de slides, debates, jogos, confecção de fantoches, teatros, confecção de miniaturas de casacas, aulas de campo, relatórios, produção de vídeos e edição de jornal. A atividade permitiu uma reflexão sobre uma educação cidadã partindo das informações prévias dos alunos sobre Patrimônio e da realidade local. Possibilitou a construção de um sentimento positivo de valorização local de forma a agir de forma crítica e responsável diante do patrimônio público socialmente compartilhado.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/75
10.36524/dect.v4i02.75
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/75
identifier_str_mv 10.36524/dect.v4i02.75
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/75/70
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 4 n. 02 (2014): 2014 - 02; 28-50
2236-2150
10.36524/dect.v4i02
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027527856128