EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: VIVENCIANDO OS CINCO PASSOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/75 |
Resumo: | Este trabalho descreve uma sequência didática de educação patrimonial aplicada no ensino fundamental, para alunos dos 9ºs anos da escola Pública “Pedro Herkenhoff”, localizada no município de Vila Velha, Espírito Santo, Brasil, fundamentando-se nos cinco passos da pedagogia histórico-crítica: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final, onde os alunos se apropriam criticamente do conhecimento científico. Foram realizadas como ação pedagógica: exposição oral e apresentação de slides, debates, jogos, confecção de fantoches, teatros, confecção de miniaturas de casacas, aulas de campo, relatórios, produção de vídeos e edição de jornal. A atividade permitiu uma reflexão sobre uma educação cidadã partindo das informações prévias dos alunos sobre Patrimônio e da realidade local. Possibilitou a construção de um sentimento positivo de valorização local de forma a agir de forma crítica e responsável diante do patrimônio público socialmente compartilhado. |
id |
IFES-1_551d42931a53a9f569a301263ce6dde9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/75 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: VIVENCIANDO OS CINCO PASSOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA Educação patrimonialPedagogia histórico-críticaSequência didáticaInterdisciplinaridadeEducação não-formalEste trabalho descreve uma sequência didática de educação patrimonial aplicada no ensino fundamental, para alunos dos 9ºs anos da escola Pública “Pedro Herkenhoff”, localizada no município de Vila Velha, Espírito Santo, Brasil, fundamentando-se nos cinco passos da pedagogia histórico-crítica: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final, onde os alunos se apropriam criticamente do conhecimento científico. Foram realizadas como ação pedagógica: exposição oral e apresentação de slides, debates, jogos, confecção de fantoches, teatros, confecção de miniaturas de casacas, aulas de campo, relatórios, produção de vídeos e edição de jornal. A atividade permitiu uma reflexão sobre uma educação cidadã partindo das informações prévias dos alunos sobre Patrimônio e da realidade local. Possibilitou a construção de um sentimento positivo de valorização local de forma a agir de forma crítica e responsável diante do patrimônio público socialmente compartilhado.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/7510.36524/dect.v4i02.75Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 4 n. 02 (2014): 2014 - 02; 28-502236-215010.36524/dect.v4i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/75/70Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPires Carvalho, MicheleMoscon Oliveira, Eduardo Augusto2019-10-17T21:37:54Zoai::article/75Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:00.881438Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: VIVENCIANDO OS CINCO PASSOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title |
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: VIVENCIANDO OS CINCO PASSOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: VIVENCIANDO OS CINCO PASSOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA Pires Carvalho, Michele Educação patrimonial Pedagogia histórico-crítica Sequência didática Interdisciplinaridade Educação não-formal |
title_short |
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: VIVENCIANDO OS CINCO PASSOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title_full |
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: VIVENCIANDO OS CINCO PASSOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: VIVENCIANDO OS CINCO PASSOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: VIVENCIANDO OS CINCO PASSOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
title_sort |
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: VIVENCIANDO OS CINCO PASSOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
author |
Pires Carvalho, Michele |
author_facet |
Pires Carvalho, Michele Moscon Oliveira, Eduardo Augusto |
author_role |
author |
author2 |
Moscon Oliveira, Eduardo Augusto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires Carvalho, Michele Moscon Oliveira, Eduardo Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação patrimonial Pedagogia histórico-crítica Sequência didática Interdisciplinaridade Educação não-formal |
topic |
Educação patrimonial Pedagogia histórico-crítica Sequência didática Interdisciplinaridade Educação não-formal |
description |
Este trabalho descreve uma sequência didática de educação patrimonial aplicada no ensino fundamental, para alunos dos 9ºs anos da escola Pública “Pedro Herkenhoff”, localizada no município de Vila Velha, Espírito Santo, Brasil, fundamentando-se nos cinco passos da pedagogia histórico-crítica: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final, onde os alunos se apropriam criticamente do conhecimento científico. Foram realizadas como ação pedagógica: exposição oral e apresentação de slides, debates, jogos, confecção de fantoches, teatros, confecção de miniaturas de casacas, aulas de campo, relatórios, produção de vídeos e edição de jornal. A atividade permitiu uma reflexão sobre uma educação cidadã partindo das informações prévias dos alunos sobre Patrimônio e da realidade local. Possibilitou a construção de um sentimento positivo de valorização local de forma a agir de forma crítica e responsável diante do patrimônio público socialmente compartilhado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/75 10.36524/dect.v4i02.75 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/75 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v4i02.75 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/75/70 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 4 n. 02 (2014): 2014 - 02; 28-50 2236-2150 10.36524/dect.v4i02 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027527856128 |