Aprender a Aprender: A Autopercepção no Processo de Aprendizagem Autônoma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Emanuele Eralda Pimentel
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sena, Rosa Maria Machado de, Senna, Mary Lucia Gomes Silveira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/960
Resumo: O objetivo principal deste estudo é identificar a autopercepção de uma turma de estudantes no tocante à temática do aprender a aprender. A turma, escolhida para esta pesquisa, encontra-se matriculada no 3º ano do Curso Técnico de Eventos Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas. A princípio, ao trabalhar-se com projetos, intenta-se a junção da prática e teoria, por meio da identificação de um problema, que motivará a busca por soluções, tendo por base a realidade em que estão inseridas. Assim, após uma palestra expositiva e dialogada, as participantes foram convidadas a refletirem tanto sobre a aprendizagem de elaboração de projetos quanto sobre autonomia. Em seguida, foi solicitado o fornecimento de informações acerca de seus pontos de vista, por meio de um questionário estruturado, de acordo com determinados princípios de aprendizagem. Este estudo configura-se em uma pesquisa de abordagem quantitativa, que por sua vez utilizou como instrumentos para coleta de dados a pesquisa bibliográfica, fundamentada em livros, periódicos científicos indexados e a aplicação de questionário. Como resultado, aponta-se que as participantes, em sua maioria, sentem-se responsáveis pelos próprios processos de aprendizagem, exercitando a autocrítica e autoavaliação. Por outro lado, dentre os 17 (dezessete) participantes, 4 (quatro) esboçaram a inevitabilidade de serem constantemente orientadas pelos professores, o que comprova certa dependência e a necessidade gradual de estímulos para que a aprendizagem atinja um nível de autonomia satisfatório.
id IFES-1_60cd7eda9a769d30db414e90f39d3509
oai_identifier_str oai::article/960
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling Aprender a Aprender: A Autopercepção no Processo de Aprendizagem AutônomaAutonomiaFormação integralAprendizagemProjeto de pesquisaO objetivo principal deste estudo é identificar a autopercepção de uma turma de estudantes no tocante à temática do aprender a aprender. A turma, escolhida para esta pesquisa, encontra-se matriculada no 3º ano do Curso Técnico de Eventos Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas. A princípio, ao trabalhar-se com projetos, intenta-se a junção da prática e teoria, por meio da identificação de um problema, que motivará a busca por soluções, tendo por base a realidade em que estão inseridas. Assim, após uma palestra expositiva e dialogada, as participantes foram convidadas a refletirem tanto sobre a aprendizagem de elaboração de projetos quanto sobre autonomia. Em seguida, foi solicitado o fornecimento de informações acerca de seus pontos de vista, por meio de um questionário estruturado, de acordo com determinados princípios de aprendizagem. Este estudo configura-se em uma pesquisa de abordagem quantitativa, que por sua vez utilizou como instrumentos para coleta de dados a pesquisa bibliográfica, fundamentada em livros, periódicos científicos indexados e a aplicação de questionário. Como resultado, aponta-se que as participantes, em sua maioria, sentem-se responsáveis pelos próprios processos de aprendizagem, exercitando a autocrítica e autoavaliação. Por outro lado, dentre os 17 (dezessete) participantes, 4 (quatro) esboçaram a inevitabilidade de serem constantemente orientadas pelos professores, o que comprova certa dependência e a necessidade gradual de estímulos para que a aprendizagem atinja um nível de autonomia satisfatório.EDIFES2022-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/96010.36524/saladeaula.v10i2.960Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 10 n. 2 (2021): Ciência e Tecnologias em Práticas Educativas; 102316-729710.36524/saladeaula.v10i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/960/895Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Emanuele Eralda PimentelSena, Rosa Maria Machado deSenna, Mary Lucia Gomes Silveira de 2022-02-19T21:03:13Zoai::article/960Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:53.937879Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprender a Aprender: A Autopercepção no Processo de Aprendizagem Autônoma
title Aprender a Aprender: A Autopercepção no Processo de Aprendizagem Autônoma
spellingShingle Aprender a Aprender: A Autopercepção no Processo de Aprendizagem Autônoma
Santos, Emanuele Eralda Pimentel
Autonomia
Formação integral
Aprendizagem
Projeto de pesquisa
title_short Aprender a Aprender: A Autopercepção no Processo de Aprendizagem Autônoma
title_full Aprender a Aprender: A Autopercepção no Processo de Aprendizagem Autônoma
title_fullStr Aprender a Aprender: A Autopercepção no Processo de Aprendizagem Autônoma
title_full_unstemmed Aprender a Aprender: A Autopercepção no Processo de Aprendizagem Autônoma
title_sort Aprender a Aprender: A Autopercepção no Processo de Aprendizagem Autônoma
author Santos, Emanuele Eralda Pimentel
author_facet Santos, Emanuele Eralda Pimentel
Sena, Rosa Maria Machado de
Senna, Mary Lucia Gomes Silveira de
author_role author
author2 Sena, Rosa Maria Machado de
Senna, Mary Lucia Gomes Silveira de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Emanuele Eralda Pimentel
Sena, Rosa Maria Machado de
Senna, Mary Lucia Gomes Silveira de
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Formação integral
Aprendizagem
Projeto de pesquisa
topic Autonomia
Formação integral
Aprendizagem
Projeto de pesquisa
description O objetivo principal deste estudo é identificar a autopercepção de uma turma de estudantes no tocante à temática do aprender a aprender. A turma, escolhida para esta pesquisa, encontra-se matriculada no 3º ano do Curso Técnico de Eventos Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas. A princípio, ao trabalhar-se com projetos, intenta-se a junção da prática e teoria, por meio da identificação de um problema, que motivará a busca por soluções, tendo por base a realidade em que estão inseridas. Assim, após uma palestra expositiva e dialogada, as participantes foram convidadas a refletirem tanto sobre a aprendizagem de elaboração de projetos quanto sobre autonomia. Em seguida, foi solicitado o fornecimento de informações acerca de seus pontos de vista, por meio de um questionário estruturado, de acordo com determinados princípios de aprendizagem. Este estudo configura-se em uma pesquisa de abordagem quantitativa, que por sua vez utilizou como instrumentos para coleta de dados a pesquisa bibliográfica, fundamentada em livros, periódicos científicos indexados e a aplicação de questionário. Como resultado, aponta-se que as participantes, em sua maioria, sentem-se responsáveis pelos próprios processos de aprendizagem, exercitando a autocrítica e autoavaliação. Por outro lado, dentre os 17 (dezessete) participantes, 4 (quatro) esboçaram a inevitabilidade de serem constantemente orientadas pelos professores, o que comprova certa dependência e a necessidade gradual de estímulos para que a aprendizagem atinja um nível de autonomia satisfatório.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/960
10.36524/saladeaula.v10i2.960
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/960
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v10i2.960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/960/895
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 10 n. 2 (2021): Ciência e Tecnologias em Práticas Educativas; 10
2316-7297
10.36524/saladeaula.v10i2
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948026983645184