Aprender a Aprender: A Autopercepção no Processo de Aprendizagem Autônoma
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/960 |
Resumo: | O objetivo principal deste estudo é identificar a autopercepção de uma turma de estudantes no tocante à temática do aprender a aprender. A turma, escolhida para esta pesquisa, encontra-se matriculada no 3º ano do Curso Técnico de Eventos Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas. A princípio, ao trabalhar-se com projetos, intenta-se a junção da prática e teoria, por meio da identificação de um problema, que motivará a busca por soluções, tendo por base a realidade em que estão inseridas. Assim, após uma palestra expositiva e dialogada, as participantes foram convidadas a refletirem tanto sobre a aprendizagem de elaboração de projetos quanto sobre autonomia. Em seguida, foi solicitado o fornecimento de informações acerca de seus pontos de vista, por meio de um questionário estruturado, de acordo com determinados princípios de aprendizagem. Este estudo configura-se em uma pesquisa de abordagem quantitativa, que por sua vez utilizou como instrumentos para coleta de dados a pesquisa bibliográfica, fundamentada em livros, periódicos científicos indexados e a aplicação de questionário. Como resultado, aponta-se que as participantes, em sua maioria, sentem-se responsáveis pelos próprios processos de aprendizagem, exercitando a autocrítica e autoavaliação. Por outro lado, dentre os 17 (dezessete) participantes, 4 (quatro) esboçaram a inevitabilidade de serem constantemente orientadas pelos professores, o que comprova certa dependência e a necessidade gradual de estímulos para que a aprendizagem atinja um nível de autonomia satisfatório. |
id |
IFES-1_60cd7eda9a769d30db414e90f39d3509 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/960 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprender a Aprender: A Autopercepção no Processo de Aprendizagem AutônomaAutonomiaFormação integralAprendizagemProjeto de pesquisaO objetivo principal deste estudo é identificar a autopercepção de uma turma de estudantes no tocante à temática do aprender a aprender. A turma, escolhida para esta pesquisa, encontra-se matriculada no 3º ano do Curso Técnico de Eventos Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas. A princípio, ao trabalhar-se com projetos, intenta-se a junção da prática e teoria, por meio da identificação de um problema, que motivará a busca por soluções, tendo por base a realidade em que estão inseridas. Assim, após uma palestra expositiva e dialogada, as participantes foram convidadas a refletirem tanto sobre a aprendizagem de elaboração de projetos quanto sobre autonomia. Em seguida, foi solicitado o fornecimento de informações acerca de seus pontos de vista, por meio de um questionário estruturado, de acordo com determinados princípios de aprendizagem. Este estudo configura-se em uma pesquisa de abordagem quantitativa, que por sua vez utilizou como instrumentos para coleta de dados a pesquisa bibliográfica, fundamentada em livros, periódicos científicos indexados e a aplicação de questionário. Como resultado, aponta-se que as participantes, em sua maioria, sentem-se responsáveis pelos próprios processos de aprendizagem, exercitando a autocrítica e autoavaliação. Por outro lado, dentre os 17 (dezessete) participantes, 4 (quatro) esboçaram a inevitabilidade de serem constantemente orientadas pelos professores, o que comprova certa dependência e a necessidade gradual de estímulos para que a aprendizagem atinja um nível de autonomia satisfatório.EDIFES2022-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/96010.36524/saladeaula.v10i2.960Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 10 n. 2 (2021): Ciência e Tecnologias em Práticas Educativas; 102316-729710.36524/saladeaula.v10i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/960/895Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Emanuele Eralda PimentelSena, Rosa Maria Machado deSenna, Mary Lucia Gomes Silveira de 2022-02-19T21:03:13Zoai::article/960Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:53.937879Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender a Aprender: A Autopercepção no Processo de Aprendizagem Autônoma |
title |
Aprender a Aprender: A Autopercepção no Processo de Aprendizagem Autônoma |
spellingShingle |
Aprender a Aprender: A Autopercepção no Processo de Aprendizagem Autônoma Santos, Emanuele Eralda Pimentel Autonomia Formação integral Aprendizagem Projeto de pesquisa |
title_short |
Aprender a Aprender: A Autopercepção no Processo de Aprendizagem Autônoma |
title_full |
Aprender a Aprender: A Autopercepção no Processo de Aprendizagem Autônoma |
title_fullStr |
Aprender a Aprender: A Autopercepção no Processo de Aprendizagem Autônoma |
title_full_unstemmed |
Aprender a Aprender: A Autopercepção no Processo de Aprendizagem Autônoma |
title_sort |
Aprender a Aprender: A Autopercepção no Processo de Aprendizagem Autônoma |
author |
Santos, Emanuele Eralda Pimentel |
author_facet |
Santos, Emanuele Eralda Pimentel Sena, Rosa Maria Machado de Senna, Mary Lucia Gomes Silveira de |
author_role |
author |
author2 |
Sena, Rosa Maria Machado de Senna, Mary Lucia Gomes Silveira de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Emanuele Eralda Pimentel Sena, Rosa Maria Machado de Senna, Mary Lucia Gomes Silveira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autonomia Formação integral Aprendizagem Projeto de pesquisa |
topic |
Autonomia Formação integral Aprendizagem Projeto de pesquisa |
description |
O objetivo principal deste estudo é identificar a autopercepção de uma turma de estudantes no tocante à temática do aprender a aprender. A turma, escolhida para esta pesquisa, encontra-se matriculada no 3º ano do Curso Técnico de Eventos Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas. A princípio, ao trabalhar-se com projetos, intenta-se a junção da prática e teoria, por meio da identificação de um problema, que motivará a busca por soluções, tendo por base a realidade em que estão inseridas. Assim, após uma palestra expositiva e dialogada, as participantes foram convidadas a refletirem tanto sobre a aprendizagem de elaboração de projetos quanto sobre autonomia. Em seguida, foi solicitado o fornecimento de informações acerca de seus pontos de vista, por meio de um questionário estruturado, de acordo com determinados princípios de aprendizagem. Este estudo configura-se em uma pesquisa de abordagem quantitativa, que por sua vez utilizou como instrumentos para coleta de dados a pesquisa bibliográfica, fundamentada em livros, periódicos científicos indexados e a aplicação de questionário. Como resultado, aponta-se que as participantes, em sua maioria, sentem-se responsáveis pelos próprios processos de aprendizagem, exercitando a autocrítica e autoavaliação. Por outro lado, dentre os 17 (dezessete) participantes, 4 (quatro) esboçaram a inevitabilidade de serem constantemente orientadas pelos professores, o que comprova certa dependência e a necessidade gradual de estímulos para que a aprendizagem atinja um nível de autonomia satisfatório. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/960 10.36524/saladeaula.v10i2.960 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/960 |
identifier_str_mv |
10.36524/saladeaula.v10i2.960 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/960/895 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 10 n. 2 (2021): Ciência e Tecnologias em Práticas Educativas; 10 2316-7297 10.36524/saladeaula.v10i2 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948026983645184 |