ARGUMENTAÇÃO E DEBATE: REFLEXÕES PARA UMA TEORIA DA DISCUSSÃO SEGUNDO MCBURNEY E HANCE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia-Vasconcelos, Sandra
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Serra Gomes, Dannytza, Tavares, Maria Leidiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/189
Resumo: O objetivo deste estudo foi o de desenvolver um ensaio sobre a obra obra de James H. McBurney e Kenneth G. Hance - Princípios, Métodos e Técnica de Argumentação e Debate, do original inglês Discussion in Human Affairs, editado pela Harper & Brothers, New York, em 1950. Os autores traçam nessa obra didática uma clara distinção entre os conceitos de discussão e debate, abordando seu significado no contexto da língua inglesa, em busca de soluções e de competição entre opiniões antagônicas. Os autores vão constituir, dessa maneira, uma teoria da discussão fundamentada nas concepções de pesquisa, pensamento construtivo, crítica e cooperação, sem negligenciar a importância do debate, e suas concepções de defesa, raciocínio intencional, propaganda e competição. Ao final da leitura, podemos sinalizar para a característica básica do líder-orador que é conhecer o assunto a ser tratado e assumir uma postura que demonstre segurança e coerência.
id IFES-1_60d652f97eccc13ad0b7c277c37c10fc
oai_identifier_str oai::article/189
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling ARGUMENTAÇÃO E DEBATE: REFLEXÕES PARA UMA TEORIA DA DISCUSSÃO SEGUNDO MCBURNEY E HANCEArgumentaçãoPensamento reflexivoEnsino de línguaDiscussãoDebateO objetivo deste estudo foi o de desenvolver um ensaio sobre a obra obra de James H. McBurney e Kenneth G. Hance - Princípios, Métodos e Técnica de Argumentação e Debate, do original inglês Discussion in Human Affairs, editado pela Harper & Brothers, New York, em 1950. Os autores traçam nessa obra didática uma clara distinção entre os conceitos de discussão e debate, abordando seu significado no contexto da língua inglesa, em busca de soluções e de competição entre opiniões antagônicas. Os autores vão constituir, dessa maneira, uma teoria da discussão fundamentada nas concepções de pesquisa, pensamento construtivo, crítica e cooperação, sem negligenciar a importância do debate, e suas concepções de defesa, raciocínio intencional, propaganda e competição. Ao final da leitura, podemos sinalizar para a característica básica do líder-orador que é conhecer o assunto a ser tratado e assumir uma postura que demonstre segurança e coerência.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/18910.36524/dect.v7i01.189Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 01 (2017): 2017 - 01; 80-1022236-215010.36524/dect.v7i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/189/184Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMaia-Vasconcelos, SandraSerra Gomes, DannytzaTavares, Maria Leidiane2019-10-18T19:23:10Zoai::article/189Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:06.619243Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv ARGUMENTAÇÃO E DEBATE: REFLEXÕES PARA UMA TEORIA DA DISCUSSÃO SEGUNDO MCBURNEY E HANCE
title ARGUMENTAÇÃO E DEBATE: REFLEXÕES PARA UMA TEORIA DA DISCUSSÃO SEGUNDO MCBURNEY E HANCE
spellingShingle ARGUMENTAÇÃO E DEBATE: REFLEXÕES PARA UMA TEORIA DA DISCUSSÃO SEGUNDO MCBURNEY E HANCE
Maia-Vasconcelos, Sandra
Argumentação
Pensamento reflexivo
Ensino de língua
Discussão
Debate
title_short ARGUMENTAÇÃO E DEBATE: REFLEXÕES PARA UMA TEORIA DA DISCUSSÃO SEGUNDO MCBURNEY E HANCE
title_full ARGUMENTAÇÃO E DEBATE: REFLEXÕES PARA UMA TEORIA DA DISCUSSÃO SEGUNDO MCBURNEY E HANCE
title_fullStr ARGUMENTAÇÃO E DEBATE: REFLEXÕES PARA UMA TEORIA DA DISCUSSÃO SEGUNDO MCBURNEY E HANCE
title_full_unstemmed ARGUMENTAÇÃO E DEBATE: REFLEXÕES PARA UMA TEORIA DA DISCUSSÃO SEGUNDO MCBURNEY E HANCE
title_sort ARGUMENTAÇÃO E DEBATE: REFLEXÕES PARA UMA TEORIA DA DISCUSSÃO SEGUNDO MCBURNEY E HANCE
author Maia-Vasconcelos, Sandra
author_facet Maia-Vasconcelos, Sandra
Serra Gomes, Dannytza
Tavares, Maria Leidiane
author_role author
author2 Serra Gomes, Dannytza
Tavares, Maria Leidiane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia-Vasconcelos, Sandra
Serra Gomes, Dannytza
Tavares, Maria Leidiane
dc.subject.por.fl_str_mv Argumentação
Pensamento reflexivo
Ensino de língua
Discussão
Debate
topic Argumentação
Pensamento reflexivo
Ensino de língua
Discussão
Debate
description O objetivo deste estudo foi o de desenvolver um ensaio sobre a obra obra de James H. McBurney e Kenneth G. Hance - Princípios, Métodos e Técnica de Argumentação e Debate, do original inglês Discussion in Human Affairs, editado pela Harper & Brothers, New York, em 1950. Os autores traçam nessa obra didática uma clara distinção entre os conceitos de discussão e debate, abordando seu significado no contexto da língua inglesa, em busca de soluções e de competição entre opiniões antagônicas. Os autores vão constituir, dessa maneira, uma teoria da discussão fundamentada nas concepções de pesquisa, pensamento construtivo, crítica e cooperação, sem negligenciar a importância do debate, e suas concepções de defesa, raciocínio intencional, propaganda e competição. Ao final da leitura, podemos sinalizar para a característica básica do líder-orador que é conhecer o assunto a ser tratado e assumir uma postura que demonstre segurança e coerência.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/189
10.36524/dect.v7i01.189
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/189
identifier_str_mv 10.36524/dect.v7i01.189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/189/184
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 01 (2017): 2017 - 01; 80-102
2236-2150
10.36524/dect.v7i01
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028188459008