ARGUMENTAÇÃO E DEBATE: REFLEXÕES PARA UMA TEORIA DA DISCUSSÃO SEGUNDO MCBURNEY E HANCE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/189 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi o de desenvolver um ensaio sobre a obra obra de James H. McBurney e Kenneth G. Hance - Princípios, Métodos e Técnica de Argumentação e Debate, do original inglês Discussion in Human Affairs, editado pela Harper & Brothers, New York, em 1950. Os autores traçam nessa obra didática uma clara distinção entre os conceitos de discussão e debate, abordando seu significado no contexto da língua inglesa, em busca de soluções e de competição entre opiniões antagônicas. Os autores vão constituir, dessa maneira, uma teoria da discussão fundamentada nas concepções de pesquisa, pensamento construtivo, crítica e cooperação, sem negligenciar a importância do debate, e suas concepções de defesa, raciocínio intencional, propaganda e competição. Ao final da leitura, podemos sinalizar para a característica básica do líder-orador que é conhecer o assunto a ser tratado e assumir uma postura que demonstre segurança e coerência. |
id |
IFES-1_60d652f97eccc13ad0b7c277c37c10fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/189 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
ARGUMENTAÇÃO E DEBATE: REFLEXÕES PARA UMA TEORIA DA DISCUSSÃO SEGUNDO MCBURNEY E HANCEArgumentaçãoPensamento reflexivoEnsino de línguaDiscussãoDebateO objetivo deste estudo foi o de desenvolver um ensaio sobre a obra obra de James H. McBurney e Kenneth G. Hance - Princípios, Métodos e Técnica de Argumentação e Debate, do original inglês Discussion in Human Affairs, editado pela Harper & Brothers, New York, em 1950. Os autores traçam nessa obra didática uma clara distinção entre os conceitos de discussão e debate, abordando seu significado no contexto da língua inglesa, em busca de soluções e de competição entre opiniões antagônicas. Os autores vão constituir, dessa maneira, uma teoria da discussão fundamentada nas concepções de pesquisa, pensamento construtivo, crítica e cooperação, sem negligenciar a importância do debate, e suas concepções de defesa, raciocínio intencional, propaganda e competição. Ao final da leitura, podemos sinalizar para a característica básica do líder-orador que é conhecer o assunto a ser tratado e assumir uma postura que demonstre segurança e coerência.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/18910.36524/dect.v7i01.189Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 01 (2017): 2017 - 01; 80-1022236-215010.36524/dect.v7i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/189/184Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMaia-Vasconcelos, SandraSerra Gomes, DannytzaTavares, Maria Leidiane2019-10-18T19:23:10Zoai::article/189Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:06.619243Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ARGUMENTAÇÃO E DEBATE: REFLEXÕES PARA UMA TEORIA DA DISCUSSÃO SEGUNDO MCBURNEY E HANCE |
title |
ARGUMENTAÇÃO E DEBATE: REFLEXÕES PARA UMA TEORIA DA DISCUSSÃO SEGUNDO MCBURNEY E HANCE |
spellingShingle |
ARGUMENTAÇÃO E DEBATE: REFLEXÕES PARA UMA TEORIA DA DISCUSSÃO SEGUNDO MCBURNEY E HANCE Maia-Vasconcelos, Sandra Argumentação Pensamento reflexivo Ensino de língua Discussão Debate |
title_short |
ARGUMENTAÇÃO E DEBATE: REFLEXÕES PARA UMA TEORIA DA DISCUSSÃO SEGUNDO MCBURNEY E HANCE |
title_full |
ARGUMENTAÇÃO E DEBATE: REFLEXÕES PARA UMA TEORIA DA DISCUSSÃO SEGUNDO MCBURNEY E HANCE |
title_fullStr |
ARGUMENTAÇÃO E DEBATE: REFLEXÕES PARA UMA TEORIA DA DISCUSSÃO SEGUNDO MCBURNEY E HANCE |
title_full_unstemmed |
ARGUMENTAÇÃO E DEBATE: REFLEXÕES PARA UMA TEORIA DA DISCUSSÃO SEGUNDO MCBURNEY E HANCE |
title_sort |
ARGUMENTAÇÃO E DEBATE: REFLEXÕES PARA UMA TEORIA DA DISCUSSÃO SEGUNDO MCBURNEY E HANCE |
author |
Maia-Vasconcelos, Sandra |
author_facet |
Maia-Vasconcelos, Sandra Serra Gomes, Dannytza Tavares, Maria Leidiane |
author_role |
author |
author2 |
Serra Gomes, Dannytza Tavares, Maria Leidiane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia-Vasconcelos, Sandra Serra Gomes, Dannytza Tavares, Maria Leidiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Argumentação Pensamento reflexivo Ensino de língua Discussão Debate |
topic |
Argumentação Pensamento reflexivo Ensino de língua Discussão Debate |
description |
O objetivo deste estudo foi o de desenvolver um ensaio sobre a obra obra de James H. McBurney e Kenneth G. Hance - Princípios, Métodos e Técnica de Argumentação e Debate, do original inglês Discussion in Human Affairs, editado pela Harper & Brothers, New York, em 1950. Os autores traçam nessa obra didática uma clara distinção entre os conceitos de discussão e debate, abordando seu significado no contexto da língua inglesa, em busca de soluções e de competição entre opiniões antagônicas. Os autores vão constituir, dessa maneira, uma teoria da discussão fundamentada nas concepções de pesquisa, pensamento construtivo, crítica e cooperação, sem negligenciar a importância do debate, e suas concepções de defesa, raciocínio intencional, propaganda e competição. Ao final da leitura, podemos sinalizar para a característica básica do líder-orador que é conhecer o assunto a ser tratado e assumir uma postura que demonstre segurança e coerência. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/189 10.36524/dect.v7i01.189 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/189 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v7i01.189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/189/184 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 01 (2017): 2017 - 01; 80-102 2236-2150 10.36524/dect.v7i01 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028188459008 |