USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM CTSA PARA DEBATER SOBRE DESASTRES NATURAIS NO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1423 |
Resumo: | A Sequência Didática (SD) com abordagem CTSA intitulada “Ih! Choveu barranco escorreu”, foi aplicada em uma escola pública, na 1ª série do Ensino Médio Regular, tendo por objetivo, debater sobre a dinâmica dos desastres naturais pelos alunos, tratando especificamente os deslizamentos de massas. Trata-se de um trabalho de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, organizada em três etapas: 1) Construção da SD; 2) Validação a priori, feita por pares; 3) validação a posteriori. Realizada a partir da intervenção escolar. A validação de pares mostrou que alguns pontos necessitavam de mudanças para que o trabalho fosse realmente efetivo. A intervenção em ambiente escolar evidenciou as opiniões, dificuldades e interesse dos alunos, principalmente a utilização de vídeoaula em sala, no qual contribuiu para a compreensão de termos científicos. Conclui-se que a SD proporcionou experiências significativas e estimulantes, envolvendo a escolha do tema sobre desastres naturais no ensino de Ciências Naturais. |
id |
IFES-1_63acba53bf47cfc412dea5f5be7b74d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/1423 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM CTSA PARA DEBATER SOBRE DESASTRES NATURAIS NO ENSINO MÉDIO Videoaula. Geociências. Contextualização. Pandemia. CTS.A Sequência Didática (SD) com abordagem CTSA intitulada “Ih! Choveu barranco escorreu”, foi aplicada em uma escola pública, na 1ª série do Ensino Médio Regular, tendo por objetivo, debater sobre a dinâmica dos desastres naturais pelos alunos, tratando especificamente os deslizamentos de massas. Trata-se de um trabalho de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, organizada em três etapas: 1) Construção da SD; 2) Validação a priori, feita por pares; 3) validação a posteriori. Realizada a partir da intervenção escolar. A validação de pares mostrou que alguns pontos necessitavam de mudanças para que o trabalho fosse realmente efetivo. A intervenção em ambiente escolar evidenciou as opiniões, dificuldades e interesse dos alunos, principalmente a utilização de vídeoaula em sala, no qual contribuiu para a compreensão de termos científicos. Conclui-se que a SD proporcionou experiências significativas e estimulantes, envolvendo a escolha do tema sobre desastres naturais no ensino de Ciências Naturais.EDIFES2023-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/142310.36524/saladeaula.v11i1.1423Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 11 n. 1 (2022): 10 Anos do Programa EDUCIMAT2316-729710.36524/saladeaula.v1i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1423/1028Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Ladiane Lopes deMARQUES, ALINE MATTOS DE SOUZA CALATRONE, JOSE WILKER MACHADO , RENATO MIGUEL MACHADO AMADO , MANUELLA VILLAR 2022-03-31T18:26:28Zoai::article/1423Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:55.188024Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM CTSA PARA DEBATER SOBRE DESASTRES NATURAIS NO ENSINO MÉDIO |
title |
USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM CTSA PARA DEBATER SOBRE DESASTRES NATURAIS NO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM CTSA PARA DEBATER SOBRE DESASTRES NATURAIS NO ENSINO MÉDIO Vasconcelos, Ladiane Lopes de Videoaula. Geociências. Contextualização. Pandemia. CTS. |
title_short |
USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM CTSA PARA DEBATER SOBRE DESASTRES NATURAIS NO ENSINO MÉDIO |
title_full |
USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM CTSA PARA DEBATER SOBRE DESASTRES NATURAIS NO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM CTSA PARA DEBATER SOBRE DESASTRES NATURAIS NO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM CTSA PARA DEBATER SOBRE DESASTRES NATURAIS NO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM CTSA PARA DEBATER SOBRE DESASTRES NATURAIS NO ENSINO MÉDIO |
author |
Vasconcelos, Ladiane Lopes de |
author_facet |
Vasconcelos, Ladiane Lopes de MARQUES, ALINE MATTOS DE SOUZA CALATRONE, JOSE WILKER MACHADO , RENATO MIGUEL MACHADO AMADO , MANUELLA VILLAR |
author_role |
author |
author2 |
MARQUES, ALINE MATTOS DE SOUZA CALATRONE, JOSE WILKER MACHADO , RENATO MIGUEL MACHADO AMADO , MANUELLA VILLAR |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Ladiane Lopes de MARQUES, ALINE MATTOS DE SOUZA CALATRONE, JOSE WILKER MACHADO , RENATO MIGUEL MACHADO AMADO , MANUELLA VILLAR |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Videoaula. Geociências. Contextualização. Pandemia. CTS. |
topic |
Videoaula. Geociências. Contextualização. Pandemia. CTS. |
description |
A Sequência Didática (SD) com abordagem CTSA intitulada “Ih! Choveu barranco escorreu”, foi aplicada em uma escola pública, na 1ª série do Ensino Médio Regular, tendo por objetivo, debater sobre a dinâmica dos desastres naturais pelos alunos, tratando especificamente os deslizamentos de massas. Trata-se de um trabalho de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, organizada em três etapas: 1) Construção da SD; 2) Validação a priori, feita por pares; 3) validação a posteriori. Realizada a partir da intervenção escolar. A validação de pares mostrou que alguns pontos necessitavam de mudanças para que o trabalho fosse realmente efetivo. A intervenção em ambiente escolar evidenciou as opiniões, dificuldades e interesse dos alunos, principalmente a utilização de vídeoaula em sala, no qual contribuiu para a compreensão de termos científicos. Conclui-se que a SD proporcionou experiências significativas e estimulantes, envolvendo a escolha do tema sobre desastres naturais no ensino de Ciências Naturais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1423 10.36524/saladeaula.v11i1.1423 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1423 |
identifier_str_mv |
10.36524/saladeaula.v11i1.1423 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1423/1028 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 11 n. 1 (2022): 10 Anos do Programa EDUCIMAT 2316-7297 10.36524/saladeaula.v1i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027015102464 |