DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvalaio Muline, Leonardo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cabral Félix de Sousa, Isabela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/204
Resumo: As práticas pedagógicas que levem o aluno a pensar criticamente sobre o meio em que vivem são essenciais dentro do contexto educacional. Aplicamos entrevistas semiestruturadas a nove professores trabalhando na Educação Básica. Nossa pesquisa é de natureza qualitativa, um estudo de caso, conforme definem Ludke e André (1986). Esta pesquisa busca apresentar, e avaliar, respostas de educadores das séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal (Vitória – ES) sobre assuntos pertinentes aos seus processos formativos e sobre algumas questões relacionadas à disciplina de Ciências. Nossos resultados indicam que são necessários mais investimentos na formação continuada dos docentes, no intuito de promover um ensino de Ciências que leve para dentro da escola alternativas mais atrativas para encorajar a aprendizagem dos alunos e para que professores e alunos façam uma leitura mais aguçada do seu cotidiano.
id IFES-1_65d8fc6c68afc97cd1210386e0b81dce
oai_identifier_str oai::article/204
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALSéries iniciaisEnsino de ciênciasFormação de professoresPráticas pedagógicasAs práticas pedagógicas que levem o aluno a pensar criticamente sobre o meio em que vivem são essenciais dentro do contexto educacional. Aplicamos entrevistas semiestruturadas a nove professores trabalhando na Educação Básica. Nossa pesquisa é de natureza qualitativa, um estudo de caso, conforme definem Ludke e André (1986). Esta pesquisa busca apresentar, e avaliar, respostas de educadores das séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal (Vitória – ES) sobre assuntos pertinentes aos seus processos formativos e sobre algumas questões relacionadas à disciplina de Ciências. Nossos resultados indicam que são necessários mais investimentos na formação continuada dos docentes, no intuito de promover um ensino de Ciências que leve para dentro da escola alternativas mais atrativas para encorajar a aprendizagem dos alunos e para que professores e alunos façam uma leitura mais aguçada do seu cotidiano.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/20410.36524/dect.v7i03.204Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 03 (2017): 2017 - 03; 4-252236-215010.36524/dect.v7i03reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/204/199Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSalvalaio Muline, Leonardo Cabral Félix de Sousa, Isabela 2019-10-18T16:43:42Zoai::article/204Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:07.382673Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Salvalaio Muline, Leonardo
Séries iniciais
Ensino de ciências
Formação de professores
Práticas pedagógicas
title_short DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Salvalaio Muline, Leonardo
author_facet Salvalaio Muline, Leonardo
Cabral Félix de Sousa, Isabela
author_role author
author2 Cabral Félix de Sousa, Isabela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salvalaio Muline, Leonardo
Cabral Félix de Sousa, Isabela
dc.subject.por.fl_str_mv Séries iniciais
Ensino de ciências
Formação de professores
Práticas pedagógicas
topic Séries iniciais
Ensino de ciências
Formação de professores
Práticas pedagógicas
description As práticas pedagógicas que levem o aluno a pensar criticamente sobre o meio em que vivem são essenciais dentro do contexto educacional. Aplicamos entrevistas semiestruturadas a nove professores trabalhando na Educação Básica. Nossa pesquisa é de natureza qualitativa, um estudo de caso, conforme definem Ludke e André (1986). Esta pesquisa busca apresentar, e avaliar, respostas de educadores das séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal (Vitória – ES) sobre assuntos pertinentes aos seus processos formativos e sobre algumas questões relacionadas à disciplina de Ciências. Nossos resultados indicam que são necessários mais investimentos na formação continuada dos docentes, no intuito de promover um ensino de Ciências que leve para dentro da escola alternativas mais atrativas para encorajar a aprendizagem dos alunos e para que professores e alunos façam uma leitura mais aguçada do seu cotidiano.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/204
10.36524/dect.v7i03.204
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/204
identifier_str_mv 10.36524/dect.v7i03.204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/204/199
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 7 n. 03 (2017): 2017 - 03; 4-25
2236-2150
10.36524/dect.v7i03
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948028218867712