CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga Santana, Danielly
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Martins Matiuzzi, Rosana, Côco, Dilza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/101
Resumo: O artigo apresenta dados de uma pesquisa maior sobre formação docente, desenvolvida no Instituto Federal do Espírito Santo, campus Vitória. O texto tem por objetivo discutir aprendizagens docentes de licenciandos em Matemática construídas em atividades do Estágio Supervisionado e de ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Trata-se de pesquisa qualitativa, cujo corpus é composto por relatórios escritos e outros textos elaborados por licenciandos desde o ano de 2011. Enunciados que se integram nesses relatórios são analisados a partir de pressupostos teóricos de Bakhtin e Shulman. Os dados apontam que oportunizar diferentes experiências na escola e privilegiar diálogo e reflexões sobre elas favorecem a construção de conhecimentos da docência.
id IFES-1_67bd74c5abe7b0f19dcdd90d9777eba2
oai_identifier_str oai::article/101
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICAMatemáticaAprendizagem docenteEnunciadosO artigo apresenta dados de uma pesquisa maior sobre formação docente, desenvolvida no Instituto Federal do Espírito Santo, campus Vitória. O texto tem por objetivo discutir aprendizagens docentes de licenciandos em Matemática construídas em atividades do Estágio Supervisionado e de ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Trata-se de pesquisa qualitativa, cujo corpus é composto por relatórios escritos e outros textos elaborados por licenciandos desde o ano de 2011. Enunciados que se integram nesses relatórios são analisados a partir de pressupostos teóricos de Bakhtin e Shulman. Os dados apontam que oportunizar diferentes experiências na escola e privilegiar diálogo e reflexões sobre elas favorecem a construção de conhecimentos da docência.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/10110.36524/dect.v5i02.101Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 02 (2015): 2015 - 02; 30-482236-215010.36524/dect.v5i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/101/97Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFraga Santana, DaniellyMartins Matiuzzi, RosanaCôco, Dilza2019-12-06T17:52:27Zoai::article/101Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:02.235469Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Fraga Santana, Danielly
Matemática
Aprendizagem docente
Enunciados
title_short CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title_full CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
title_sort CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
author Fraga Santana, Danielly
author_facet Fraga Santana, Danielly
Martins Matiuzzi, Rosana
Côco, Dilza
author_role author
author2 Martins Matiuzzi, Rosana
Côco, Dilza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraga Santana, Danielly
Martins Matiuzzi, Rosana
Côco, Dilza
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Aprendizagem docente
Enunciados
topic Matemática
Aprendizagem docente
Enunciados
description O artigo apresenta dados de uma pesquisa maior sobre formação docente, desenvolvida no Instituto Federal do Espírito Santo, campus Vitória. O texto tem por objetivo discutir aprendizagens docentes de licenciandos em Matemática construídas em atividades do Estágio Supervisionado e de ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Trata-se de pesquisa qualitativa, cujo corpus é composto por relatórios escritos e outros textos elaborados por licenciandos desde o ano de 2011. Enunciados que se integram nesses relatórios são analisados a partir de pressupostos teóricos de Bakhtin e Shulman. Os dados apontam que oportunizar diferentes experiências na escola e privilegiar diálogo e reflexões sobre elas favorecem a construção de conhecimentos da docência.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/101
10.36524/dect.v5i02.101
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/101
identifier_str_mv 10.36524/dect.v5i02.101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/101/97
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 02 (2015): 2015 - 02; 30-48
2236-2150
10.36524/dect.v5i02
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027564556288