SISTEMA NERVOSO: O USO DE JOGO DIDÁTICO COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/953 |
Resumo: | As aulas de Biologia centralizam-se em tradicionais, com pouco estímulo, especialmente quando são tratados conteúdos complexos, como sistema nervoso. Neste sentido, o uso de jogos didáticos pode auxiliar o docente no processo de ensino e aprendizagem. Portanto, objetivou-se elaborar e testar o “Caça palavras: um jogo sobre o sistema nervoso”. O jogo estilo caça palavras foi construído com material reutilizado e continha 10 questões a respeito do sistema nervoso exposto para o público em atividade/teste. Um total de 30 estudantes do curso de licenciatura participou do jogo, a fim de validar o jogo. A partir dos dados obtidos, foi possível perceber que os objetivos foram alcançados, com o conteúdo sendo compreendido de maneira didática. Discutem-se possíveis percursos que os docentes podem realizar junto aos educandos, de maneira a apontar alternativas para uma mudança de comportamento e aprendizado em sala de aula. |
id |
IFES-1_834ee60bee47014ce9a50318acafe536 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/953 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
SISTEMA NERVOSO: O USO DE JOGO DIDÁTICO COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIAPrática PedagógicaLúdicoFerramenta DidáticaAs aulas de Biologia centralizam-se em tradicionais, com pouco estímulo, especialmente quando são tratados conteúdos complexos, como sistema nervoso. Neste sentido, o uso de jogos didáticos pode auxiliar o docente no processo de ensino e aprendizagem. Portanto, objetivou-se elaborar e testar o “Caça palavras: um jogo sobre o sistema nervoso”. O jogo estilo caça palavras foi construído com material reutilizado e continha 10 questões a respeito do sistema nervoso exposto para o público em atividade/teste. Um total de 30 estudantes do curso de licenciatura participou do jogo, a fim de validar o jogo. A partir dos dados obtidos, foi possível perceber que os objetivos foram alcançados, com o conteúdo sendo compreendido de maneira didática. Discutem-se possíveis percursos que os docentes podem realizar junto aos educandos, de maneira a apontar alternativas para uma mudança de comportamento e aprendizado em sala de aula.EDIFES2023-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/95310.36524/saladeaula.v11i2.953Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 11 n. 2 (2022): Percepções em Formação e Inclusão; 42-532316-729710.36524/saladeaula.v11i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/953/1066Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCordeiro de Melo Souza, Amanda Santana Alves da Silva, DaizeMaria Oliveira da Silva, CarlaCarlos Barbosa, Geyvson Viana Cipriano, ZiltonMaranhão dos Santos, Ednilza2023-09-14T20:02:37Zoai::article/953Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:53.888986Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SISTEMA NERVOSO: O USO DE JOGO DIDÁTICO COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA |
title |
SISTEMA NERVOSO: O USO DE JOGO DIDÁTICO COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA |
spellingShingle |
SISTEMA NERVOSO: O USO DE JOGO DIDÁTICO COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA Cordeiro de Melo Souza, Amanda Prática Pedagógica Lúdico Ferramenta Didática |
title_short |
SISTEMA NERVOSO: O USO DE JOGO DIDÁTICO COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA |
title_full |
SISTEMA NERVOSO: O USO DE JOGO DIDÁTICO COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA |
title_fullStr |
SISTEMA NERVOSO: O USO DE JOGO DIDÁTICO COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA |
title_full_unstemmed |
SISTEMA NERVOSO: O USO DE JOGO DIDÁTICO COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA |
title_sort |
SISTEMA NERVOSO: O USO DE JOGO DIDÁTICO COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA |
author |
Cordeiro de Melo Souza, Amanda |
author_facet |
Cordeiro de Melo Souza, Amanda Santana Alves da Silva, Daize Maria Oliveira da Silva, Carla Carlos Barbosa, Geyvson Viana Cipriano, Zilton Maranhão dos Santos, Ednilza |
author_role |
author |
author2 |
Santana Alves da Silva, Daize Maria Oliveira da Silva, Carla Carlos Barbosa, Geyvson Viana Cipriano, Zilton Maranhão dos Santos, Ednilza |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cordeiro de Melo Souza, Amanda Santana Alves da Silva, Daize Maria Oliveira da Silva, Carla Carlos Barbosa, Geyvson Viana Cipriano, Zilton Maranhão dos Santos, Ednilza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática Pedagógica Lúdico Ferramenta Didática |
topic |
Prática Pedagógica Lúdico Ferramenta Didática |
description |
As aulas de Biologia centralizam-se em tradicionais, com pouco estímulo, especialmente quando são tratados conteúdos complexos, como sistema nervoso. Neste sentido, o uso de jogos didáticos pode auxiliar o docente no processo de ensino e aprendizagem. Portanto, objetivou-se elaborar e testar o “Caça palavras: um jogo sobre o sistema nervoso”. O jogo estilo caça palavras foi construído com material reutilizado e continha 10 questões a respeito do sistema nervoso exposto para o público em atividade/teste. Um total de 30 estudantes do curso de licenciatura participou do jogo, a fim de validar o jogo. A partir dos dados obtidos, foi possível perceber que os objetivos foram alcançados, com o conteúdo sendo compreendido de maneira didática. Discutem-se possíveis percursos que os docentes podem realizar junto aos educandos, de maneira a apontar alternativas para uma mudança de comportamento e aprendizado em sala de aula. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/953 10.36524/saladeaula.v11i2.953 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/953 |
identifier_str_mv |
10.36524/saladeaula.v11i2.953 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/953/1066 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 11 n. 2 (2022): Percepções em Formação e Inclusão; 42-53 2316-7297 10.36524/saladeaula.v11i2 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948026981548032 |