O ensino de contabilidade societária nas instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul : um estudo das práticas docentes pós-convergência internacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Matheus Cargnin
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188246
Resumo: Esta pesquisa procurou apurar as principais mudanças ocorridas no ensino de Contabilidade Societária no Rio Grande do Sul após o processo de convergência contábil internacional, baseado no ponto de vista dos docentes. Classifica-se o estudo como quantitativo, descritivo, com levantamento de dados por meio de questionário encaminhado via Google Docs para as instituições de ensino superior do Estado do Rio Grande do Sul, que promovem o curso de Ciências Contábeis. Obteve-se 60 respostas no instrumento de coleta de dados, das quais 52 foram consideradas para a amostra sendo os dados analisados por meio de estatística descritiva. Os resultados indicam que o processo de convergência às Normas Internacionais de Contabilidade acarretou em alterações no ensino de Contabilidade Societária. Os docentes precisaram se atualizar para ministrar o conteúdo e concordam que os Pronunciamentos do CPC estão sendo um instrumento importante para a readequação.
id UFRGS-2_9a075054d167d37101c8fdb01cff6a41
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188246
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Matheus CargninVendruscolo, Maria Ivanice2019-01-26T02:35:29Z2017http://hdl.handle.net/10183/188246001086032Esta pesquisa procurou apurar as principais mudanças ocorridas no ensino de Contabilidade Societária no Rio Grande do Sul após o processo de convergência contábil internacional, baseado no ponto de vista dos docentes. Classifica-se o estudo como quantitativo, descritivo, com levantamento de dados por meio de questionário encaminhado via Google Docs para as instituições de ensino superior do Estado do Rio Grande do Sul, que promovem o curso de Ciências Contábeis. Obteve-se 60 respostas no instrumento de coleta de dados, das quais 52 foram consideradas para a amostra sendo os dados analisados por meio de estatística descritiva. Os resultados indicam que o processo de convergência às Normas Internacionais de Contabilidade acarretou em alterações no ensino de Contabilidade Societária. Os docentes precisaram se atualizar para ministrar o conteúdo e concordam que os Pronunciamentos do CPC estão sendo um instrumento importante para a readequação.application/pdfporContabilidade : EnsinoContabilidade societáriaInstituições de ensino superiorRio Grande do SulO ensino de contabilidade societária nas instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul : um estudo das práticas docentes pós-convergência internacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2017Ciências Contábeisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001086032.pdf.txt001086032.pdf.txtExtracted Texttext/plain65227http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188246/2/001086032.pdf.txt44f8d0c9030ca47e3693b20dc8da50a6MD52ORIGINAL001086032.pdfTexto completoapplication/pdf405380http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188246/1/001086032.pdf7a409fc06ca2d8c283be3b9827e89247MD5110183/1882462023-07-02 03:41:38.877023oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188246Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-02T06:41:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de contabilidade societária nas instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul : um estudo das práticas docentes pós-convergência internacional
title O ensino de contabilidade societária nas instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul : um estudo das práticas docentes pós-convergência internacional
spellingShingle O ensino de contabilidade societária nas instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul : um estudo das práticas docentes pós-convergência internacional
Rodrigues, Matheus Cargnin
Contabilidade : Ensino
Contabilidade societária
Instituições de ensino superior
Rio Grande do Sul
title_short O ensino de contabilidade societária nas instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul : um estudo das práticas docentes pós-convergência internacional
title_full O ensino de contabilidade societária nas instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul : um estudo das práticas docentes pós-convergência internacional
title_fullStr O ensino de contabilidade societária nas instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul : um estudo das práticas docentes pós-convergência internacional
title_full_unstemmed O ensino de contabilidade societária nas instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul : um estudo das práticas docentes pós-convergência internacional
title_sort O ensino de contabilidade societária nas instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul : um estudo das práticas docentes pós-convergência internacional
author Rodrigues, Matheus Cargnin
author_facet Rodrigues, Matheus Cargnin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Matheus Cargnin
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vendruscolo, Maria Ivanice
contributor_str_mv Vendruscolo, Maria Ivanice
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade : Ensino
Contabilidade societária
Instituições de ensino superior
Rio Grande do Sul
topic Contabilidade : Ensino
Contabilidade societária
Instituições de ensino superior
Rio Grande do Sul
description Esta pesquisa procurou apurar as principais mudanças ocorridas no ensino de Contabilidade Societária no Rio Grande do Sul após o processo de convergência contábil internacional, baseado no ponto de vista dos docentes. Classifica-se o estudo como quantitativo, descritivo, com levantamento de dados por meio de questionário encaminhado via Google Docs para as instituições de ensino superior do Estado do Rio Grande do Sul, que promovem o curso de Ciências Contábeis. Obteve-se 60 respostas no instrumento de coleta de dados, das quais 52 foram consideradas para a amostra sendo os dados analisados por meio de estatística descritiva. Os resultados indicam que o processo de convergência às Normas Internacionais de Contabilidade acarretou em alterações no ensino de Contabilidade Societária. Os docentes precisaram se atualizar para ministrar o conteúdo e concordam que os Pronunciamentos do CPC estão sendo um instrumento importante para a readequação.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-26T02:35:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/188246
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001086032
url http://hdl.handle.net/10183/188246
identifier_str_mv 001086032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188246/2/001086032.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188246/1/001086032.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 44f8d0c9030ca47e3693b20dc8da50a6
7a409fc06ca2d8c283be3b9827e89247
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224566421323776