A PRESENÇA DOS CONHECIMENTOS INDÍGENAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL FORMAL: O QUE PENSAM OS ALUNOS?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/632 |
Resumo: | Esse artigo é o resultado da análise dos entendimentos que um grupo de alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), campus Ji-Paraná, possui a respeito da temática indígena no âmbito escolar, em especial as suas corporalidades, e a sua presença na disciplina de Educação Física. Para o percurso metodológico foi escolhida a pesquisa de natureza qualitativa e caráter exploratório. Como resultado de nossas análises verificamos que os alunos reconhecem a importância do estudo dos conhecimentos indígenas e de sua viabilidade nas aulas de Educação Física bem como desconhecem a compreensão desses povos a respeito de suas corporalidades e tiveram pouco contato com conteúdos que se relacionavam com as culturas indígenas em sua vida escolar. |
id |
IFES-1_8e6046f92990ada6ffd55bba8f467716 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/632 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
A PRESENÇA DOS CONHECIMENTOS INDÍGENAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL FORMAL: O QUE PENSAM OS ALUNOS?Esse artigo é o resultado da análise dos entendimentos que um grupo de alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), campus Ji-Paraná, possui a respeito da temática indígena no âmbito escolar, em especial as suas corporalidades, e a sua presença na disciplina de Educação Física. Para o percurso metodológico foi escolhida a pesquisa de natureza qualitativa e caráter exploratório. Como resultado de nossas análises verificamos que os alunos reconhecem a importância do estudo dos conhecimentos indígenas e de sua viabilidade nas aulas de Educação Física bem como desconhecem a compreensão desses povos a respeito de suas corporalidades e tiveram pouco contato com conteúdos que se relacionavam com as culturas indígenas em sua vida escolar.EDIFES2020-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/63210.36524/profept.v4iEspecial.632Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. Especial (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 19-372594-482710.36524/profept.v4iEspecialreponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/632/463Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Fabrício Gurkewicz Felzke, Lediane Fani Felzke, Lediane Fani 2020-05-06T14:08:43Zoai::article/632Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:17.206347Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PRESENÇA DOS CONHECIMENTOS INDÍGENAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL FORMAL: O QUE PENSAM OS ALUNOS? |
title |
A PRESENÇA DOS CONHECIMENTOS INDÍGENAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL FORMAL: O QUE PENSAM OS ALUNOS? |
spellingShingle |
A PRESENÇA DOS CONHECIMENTOS INDÍGENAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL FORMAL: O QUE PENSAM OS ALUNOS? Ferreira, Fabrício Gurkewicz |
title_short |
A PRESENÇA DOS CONHECIMENTOS INDÍGENAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL FORMAL: O QUE PENSAM OS ALUNOS? |
title_full |
A PRESENÇA DOS CONHECIMENTOS INDÍGENAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL FORMAL: O QUE PENSAM OS ALUNOS? |
title_fullStr |
A PRESENÇA DOS CONHECIMENTOS INDÍGENAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL FORMAL: O QUE PENSAM OS ALUNOS? |
title_full_unstemmed |
A PRESENÇA DOS CONHECIMENTOS INDÍGENAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL FORMAL: O QUE PENSAM OS ALUNOS? |
title_sort |
A PRESENÇA DOS CONHECIMENTOS INDÍGENAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL FORMAL: O QUE PENSAM OS ALUNOS? |
author |
Ferreira, Fabrício Gurkewicz |
author_facet |
Ferreira, Fabrício Gurkewicz Felzke, Lediane Fani |
author_role |
author |
author2 |
Felzke, Lediane Fani |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Fabrício Gurkewicz Felzke, Lediane Fani Felzke, Lediane Fani |
description |
Esse artigo é o resultado da análise dos entendimentos que um grupo de alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), campus Ji-Paraná, possui a respeito da temática indígena no âmbito escolar, em especial as suas corporalidades, e a sua presença na disciplina de Educação Física. Para o percurso metodológico foi escolhida a pesquisa de natureza qualitativa e caráter exploratório. Como resultado de nossas análises verificamos que os alunos reconhecem a importância do estudo dos conhecimentos indígenas e de sua viabilidade nas aulas de Educação Física bem como desconhecem a compreensão desses povos a respeito de suas corporalidades e tiveram pouco contato com conteúdos que se relacionavam com as culturas indígenas em sua vida escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/632 10.36524/profept.v4iEspecial.632 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/632 |
identifier_str_mv |
10.36524/profept.v4iEspecial.632 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/632/463 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. Especial (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 19-37 2594-4827 10.36524/profept.v4iEspecial reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948029432070144 |