A PRESENÇA DOS CONHECIMENTOS INDÍGENAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL FORMAL: O QUE PENSAM OS ALUNOS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Fabrício Gurkewicz
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Felzke, Lediane Fani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/632
Resumo: Esse artigo é o resultado da análise dos entendimentos que um grupo de alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), campus Ji-Paraná, possui a respeito da temática indígena no âmbito escolar, em especial as suas corporalidades, e a sua presença na disciplina de Educação Física. Para o percurso metodológico foi escolhida a pesquisa de natureza qualitativa e caráter exploratório. Como resultado de nossas análises verificamos que os alunos reconhecem a importância do estudo dos conhecimentos indígenas e de sua viabilidade nas aulas de Educação Física bem como desconhecem a compreensão desses povos a respeito de suas corporalidades e tiveram pouco contato com conteúdos que se relacionavam com as culturas indígenas em sua vida escolar.
id IFES-1_8e6046f92990ada6ffd55bba8f467716
oai_identifier_str oai::article/632
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling A PRESENÇA DOS CONHECIMENTOS INDÍGENAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL FORMAL: O QUE PENSAM OS ALUNOS?Esse artigo é o resultado da análise dos entendimentos que um grupo de alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), campus Ji-Paraná, possui a respeito da temática indígena no âmbito escolar, em especial as suas corporalidades, e a sua presença na disciplina de Educação Física. Para o percurso metodológico foi escolhida a pesquisa de natureza qualitativa e caráter exploratório. Como resultado de nossas análises verificamos que os alunos reconhecem a importância do estudo dos conhecimentos indígenas e de sua viabilidade nas aulas de Educação Física bem como desconhecem a compreensão desses povos a respeito de suas corporalidades e tiveram pouco contato com conteúdos que se relacionavam com as culturas indígenas em sua vida escolar.EDIFES2020-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/63210.36524/profept.v4iEspecial.632Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. Especial (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 19-372594-482710.36524/profept.v4iEspecialreponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/632/463Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Fabrício Gurkewicz Felzke, Lediane Fani Felzke, Lediane Fani 2020-05-06T14:08:43Zoai::article/632Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:17.206347Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A PRESENÇA DOS CONHECIMENTOS INDÍGENAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL FORMAL: O QUE PENSAM OS ALUNOS?
title A PRESENÇA DOS CONHECIMENTOS INDÍGENAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL FORMAL: O QUE PENSAM OS ALUNOS?
spellingShingle A PRESENÇA DOS CONHECIMENTOS INDÍGENAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL FORMAL: O QUE PENSAM OS ALUNOS?
Ferreira, Fabrício Gurkewicz
title_short A PRESENÇA DOS CONHECIMENTOS INDÍGENAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL FORMAL: O QUE PENSAM OS ALUNOS?
title_full A PRESENÇA DOS CONHECIMENTOS INDÍGENAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL FORMAL: O QUE PENSAM OS ALUNOS?
title_fullStr A PRESENÇA DOS CONHECIMENTOS INDÍGENAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL FORMAL: O QUE PENSAM OS ALUNOS?
title_full_unstemmed A PRESENÇA DOS CONHECIMENTOS INDÍGENAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL FORMAL: O QUE PENSAM OS ALUNOS?
title_sort A PRESENÇA DOS CONHECIMENTOS INDÍGENAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL FORMAL: O QUE PENSAM OS ALUNOS?
author Ferreira, Fabrício Gurkewicz
author_facet Ferreira, Fabrício Gurkewicz
Felzke, Lediane Fani
author_role author
author2 Felzke, Lediane Fani
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Fabrício Gurkewicz
Felzke, Lediane Fani
Felzke, Lediane Fani
description Esse artigo é o resultado da análise dos entendimentos que um grupo de alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), campus Ji-Paraná, possui a respeito da temática indígena no âmbito escolar, em especial as suas corporalidades, e a sua presença na disciplina de Educação Física. Para o percurso metodológico foi escolhida a pesquisa de natureza qualitativa e caráter exploratório. Como resultado de nossas análises verificamos que os alunos reconhecem a importância do estudo dos conhecimentos indígenas e de sua viabilidade nas aulas de Educação Física bem como desconhecem a compreensão desses povos a respeito de suas corporalidades e tiveram pouco contato com conteúdos que se relacionavam com as culturas indígenas em sua vida escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/632
10.36524/profept.v4iEspecial.632
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/632
identifier_str_mv 10.36524/profept.v4iEspecial.632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/632/463
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. Especial (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 19-37
2594-4827
10.36524/profept.v4iEspecial
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948029432070144