A SALA DE AULA INVERTIDA COMO ALTERNATIVA INOVADORA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: THE FLIPPED CLASSROOM AS AN INNOVATIVE ALTERNATIVE FOR PRIMARY EDUCATION
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/595 |
Resumo: | Este artigo trata das metodologias ativas de aprendizagem, especificamente a sala de aula invertida e o que ela pode significar no processo de ensino-aprendizagem. Essa abordagem é conhecida como Flipped Classroom, na qual o aluno tem contato com o conteúdo escolar antes de estar na sala de aula, fazendo uso da internet como recurso de aprendizado. Pautou-se numa pesquisa bibliográfica, seguido de um estudo de caso sobre o uso da metodologia em sala de aula, na qual fizemos a articulação das ideias de respeitados autores que tratam de metodologias ativas e inversão da sala de aula. O trabalho foi desenvolvido em uma escola pública da Rede Estadual de Sergipe, em cinco turmas de Língua Portuguesa da terceira série do Ensino Médio. Através do trabalho desenvolvido, percebemos o interesse dos alunos, quando elogiavam o fato de já irem à aula sabendo o que seria discutido, o que nos fazia ganhar tempo para as discussões, como também para amadurecê-las, elevando o rendimento dos estudantes. Desde 2017, que as notas de redação das turmas, em avaliações internas e externas, cresceram exponencialmente, comprovando mais uma vez a eficácia do método. |
id |
IFES-1_929f93e11d94f4cee191195045412239 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/595 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
A SALA DE AULA INVERTIDA COMO ALTERNATIVA INOVADORA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: THE FLIPPED CLASSROOM AS AN INNOVATIVE ALTERNATIVE FOR PRIMARY EDUCATIONEducação BásicaMetodologia AtivaSala de Aula InvertidaTecnologias DigitaisEste artigo trata das metodologias ativas de aprendizagem, especificamente a sala de aula invertida e o que ela pode significar no processo de ensino-aprendizagem. Essa abordagem é conhecida como Flipped Classroom, na qual o aluno tem contato com o conteúdo escolar antes de estar na sala de aula, fazendo uso da internet como recurso de aprendizado. Pautou-se numa pesquisa bibliográfica, seguido de um estudo de caso sobre o uso da metodologia em sala de aula, na qual fizemos a articulação das ideias de respeitados autores que tratam de metodologias ativas e inversão da sala de aula. O trabalho foi desenvolvido em uma escola pública da Rede Estadual de Sergipe, em cinco turmas de Língua Portuguesa da terceira série do Ensino Médio. Através do trabalho desenvolvido, percebemos o interesse dos alunos, quando elogiavam o fato de já irem à aula sabendo o que seria discutido, o que nos fazia ganhar tempo para as discussões, como também para amadurecê-las, elevando o rendimento dos estudantes. Desde 2017, que as notas de redação das turmas, em avaliações internas e externas, cresceram exponencialmente, comprovando mais uma vez a eficácia do método.EDIFES2020-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/59510.36524/saladeaula.v8i2.595Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 2 (2019): Alunos no Centro do Processo de Aprendizagem; 4-222316-729710.36524/saladeaula.v8i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/595/450Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Luiz Gustavo da Silva BispoJesus, Lucas Antônio Feitosa deFerrete, Rodrigo Bozi Santos, Ronney Marcos2021-02-11T19:25:12Zoai::article/595Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:52.346746Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A SALA DE AULA INVERTIDA COMO ALTERNATIVA INOVADORA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: THE FLIPPED CLASSROOM AS AN INNOVATIVE ALTERNATIVE FOR PRIMARY EDUCATION |
title |
A SALA DE AULA INVERTIDA COMO ALTERNATIVA INOVADORA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: THE FLIPPED CLASSROOM AS AN INNOVATIVE ALTERNATIVE FOR PRIMARY EDUCATION |
spellingShingle |
A SALA DE AULA INVERTIDA COMO ALTERNATIVA INOVADORA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: THE FLIPPED CLASSROOM AS AN INNOVATIVE ALTERNATIVE FOR PRIMARY EDUCATION Andrade, Luiz Gustavo da Silva Bispo Educação Básica Metodologia Ativa Sala de Aula Invertida Tecnologias Digitais |
title_short |
A SALA DE AULA INVERTIDA COMO ALTERNATIVA INOVADORA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: THE FLIPPED CLASSROOM AS AN INNOVATIVE ALTERNATIVE FOR PRIMARY EDUCATION |
title_full |
A SALA DE AULA INVERTIDA COMO ALTERNATIVA INOVADORA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: THE FLIPPED CLASSROOM AS AN INNOVATIVE ALTERNATIVE FOR PRIMARY EDUCATION |
title_fullStr |
A SALA DE AULA INVERTIDA COMO ALTERNATIVA INOVADORA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: THE FLIPPED CLASSROOM AS AN INNOVATIVE ALTERNATIVE FOR PRIMARY EDUCATION |
title_full_unstemmed |
A SALA DE AULA INVERTIDA COMO ALTERNATIVA INOVADORA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: THE FLIPPED CLASSROOM AS AN INNOVATIVE ALTERNATIVE FOR PRIMARY EDUCATION |
title_sort |
A SALA DE AULA INVERTIDA COMO ALTERNATIVA INOVADORA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: THE FLIPPED CLASSROOM AS AN INNOVATIVE ALTERNATIVE FOR PRIMARY EDUCATION |
author |
Andrade, Luiz Gustavo da Silva Bispo |
author_facet |
Andrade, Luiz Gustavo da Silva Bispo Jesus, Lucas Antônio Feitosa de Ferrete, Rodrigo Bozi Santos, Ronney Marcos |
author_role |
author |
author2 |
Jesus, Lucas Antônio Feitosa de Ferrete, Rodrigo Bozi Santos, Ronney Marcos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Luiz Gustavo da Silva Bispo Jesus, Lucas Antônio Feitosa de Ferrete, Rodrigo Bozi Santos, Ronney Marcos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Básica Metodologia Ativa Sala de Aula Invertida Tecnologias Digitais |
topic |
Educação Básica Metodologia Ativa Sala de Aula Invertida Tecnologias Digitais |
description |
Este artigo trata das metodologias ativas de aprendizagem, especificamente a sala de aula invertida e o que ela pode significar no processo de ensino-aprendizagem. Essa abordagem é conhecida como Flipped Classroom, na qual o aluno tem contato com o conteúdo escolar antes de estar na sala de aula, fazendo uso da internet como recurso de aprendizado. Pautou-se numa pesquisa bibliográfica, seguido de um estudo de caso sobre o uso da metodologia em sala de aula, na qual fizemos a articulação das ideias de respeitados autores que tratam de metodologias ativas e inversão da sala de aula. O trabalho foi desenvolvido em uma escola pública da Rede Estadual de Sergipe, em cinco turmas de Língua Portuguesa da terceira série do Ensino Médio. Através do trabalho desenvolvido, percebemos o interesse dos alunos, quando elogiavam o fato de já irem à aula sabendo o que seria discutido, o que nos fazia ganhar tempo para as discussões, como também para amadurecê-las, elevando o rendimento dos estudantes. Desde 2017, que as notas de redação das turmas, em avaliações internas e externas, cresceram exponencialmente, comprovando mais uma vez a eficácia do método. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/595 10.36524/saladeaula.v8i2.595 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/595 |
identifier_str_mv |
10.36524/saladeaula.v8i2.595 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/595/450 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 2 (2019): Alunos no Centro do Processo de Aprendizagem; 4-22 2316-7297 10.36524/saladeaula.v8i2 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948025983303680 |