A SALA DE AULA INVERTIDA COMO ALTERNATIVA INOVADORA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: THE FLIPPED CLASSROOM AS AN INNOVATIVE ALTERNATIVE FOR PRIMARY EDUCATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Luiz Gustavo da Silva Bispo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Jesus, Lucas Antônio Feitosa de, Ferrete, Rodrigo Bozi, Santos, Ronney Marcos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/595
Resumo: Este artigo trata das metodologias ativas de aprendizagem, especificamente a sala de aula invertida e o que ela pode significar no processo de ensino-aprendizagem. Essa abordagem é conhecida como Flipped Classroom, na qual o aluno tem contato com o conteúdo escolar antes de estar na sala de aula, fazendo uso da internet como recurso de aprendizado. Pautou-se numa pesquisa bibliográfica, seguido de um estudo de caso sobre o uso da metodologia em sala de aula, na qual fizemos a articulação das ideias de respeitados autores que tratam de metodologias ativas e inversão da sala de aula. O trabalho foi desenvolvido em uma escola pública da Rede Estadual de Sergipe, em cinco turmas de Língua Portuguesa da terceira série do Ensino Médio. Através do trabalho desenvolvido, percebemos o interesse dos alunos, quando elogiavam o fato de já irem à aula sabendo o que seria discutido, o que nos fazia ganhar tempo para as discussões, como também para amadurecê-las, elevando o rendimento dos estudantes. Desde 2017, que as notas de redação das turmas, em avaliações internas e externas, cresceram exponencialmente, comprovando mais uma vez a eficácia do método.
id IFES-1_929f93e11d94f4cee191195045412239
oai_identifier_str oai::article/595
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling A SALA DE AULA INVERTIDA COMO ALTERNATIVA INOVADORA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: THE FLIPPED CLASSROOM AS AN INNOVATIVE ALTERNATIVE FOR PRIMARY EDUCATIONEducação BásicaMetodologia AtivaSala de Aula InvertidaTecnologias DigitaisEste artigo trata das metodologias ativas de aprendizagem, especificamente a sala de aula invertida e o que ela pode significar no processo de ensino-aprendizagem. Essa abordagem é conhecida como Flipped Classroom, na qual o aluno tem contato com o conteúdo escolar antes de estar na sala de aula, fazendo uso da internet como recurso de aprendizado. Pautou-se numa pesquisa bibliográfica, seguido de um estudo de caso sobre o uso da metodologia em sala de aula, na qual fizemos a articulação das ideias de respeitados autores que tratam de metodologias ativas e inversão da sala de aula. O trabalho foi desenvolvido em uma escola pública da Rede Estadual de Sergipe, em cinco turmas de Língua Portuguesa da terceira série do Ensino Médio. Através do trabalho desenvolvido, percebemos o interesse dos alunos, quando elogiavam o fato de já irem à aula sabendo o que seria discutido, o que nos fazia ganhar tempo para as discussões, como também para amadurecê-las, elevando o rendimento dos estudantes. Desde 2017, que as notas de redação das turmas, em avaliações internas e externas, cresceram exponencialmente, comprovando mais uma vez a eficácia do método.EDIFES2020-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/59510.36524/saladeaula.v8i2.595Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 2 (2019): Alunos no Centro do Processo de Aprendizagem; 4-222316-729710.36524/saladeaula.v8i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/595/450Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Luiz Gustavo da Silva BispoJesus, Lucas Antônio Feitosa deFerrete, Rodrigo Bozi Santos, Ronney Marcos2021-02-11T19:25:12Zoai::article/595Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:52.346746Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A SALA DE AULA INVERTIDA COMO ALTERNATIVA INOVADORA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: THE FLIPPED CLASSROOM AS AN INNOVATIVE ALTERNATIVE FOR PRIMARY EDUCATION
title A SALA DE AULA INVERTIDA COMO ALTERNATIVA INOVADORA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: THE FLIPPED CLASSROOM AS AN INNOVATIVE ALTERNATIVE FOR PRIMARY EDUCATION
spellingShingle A SALA DE AULA INVERTIDA COMO ALTERNATIVA INOVADORA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: THE FLIPPED CLASSROOM AS AN INNOVATIVE ALTERNATIVE FOR PRIMARY EDUCATION
Andrade, Luiz Gustavo da Silva Bispo
Educação Básica
Metodologia Ativa
Sala de Aula Invertida
Tecnologias Digitais
title_short A SALA DE AULA INVERTIDA COMO ALTERNATIVA INOVADORA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: THE FLIPPED CLASSROOM AS AN INNOVATIVE ALTERNATIVE FOR PRIMARY EDUCATION
title_full A SALA DE AULA INVERTIDA COMO ALTERNATIVA INOVADORA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: THE FLIPPED CLASSROOM AS AN INNOVATIVE ALTERNATIVE FOR PRIMARY EDUCATION
title_fullStr A SALA DE AULA INVERTIDA COMO ALTERNATIVA INOVADORA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: THE FLIPPED CLASSROOM AS AN INNOVATIVE ALTERNATIVE FOR PRIMARY EDUCATION
title_full_unstemmed A SALA DE AULA INVERTIDA COMO ALTERNATIVA INOVADORA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: THE FLIPPED CLASSROOM AS AN INNOVATIVE ALTERNATIVE FOR PRIMARY EDUCATION
title_sort A SALA DE AULA INVERTIDA COMO ALTERNATIVA INOVADORA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: THE FLIPPED CLASSROOM AS AN INNOVATIVE ALTERNATIVE FOR PRIMARY EDUCATION
author Andrade, Luiz Gustavo da Silva Bispo
author_facet Andrade, Luiz Gustavo da Silva Bispo
Jesus, Lucas Antônio Feitosa de
Ferrete, Rodrigo Bozi
Santos, Ronney Marcos
author_role author
author2 Jesus, Lucas Antônio Feitosa de
Ferrete, Rodrigo Bozi
Santos, Ronney Marcos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Luiz Gustavo da Silva Bispo
Jesus, Lucas Antônio Feitosa de
Ferrete, Rodrigo Bozi
Santos, Ronney Marcos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Básica
Metodologia Ativa
Sala de Aula Invertida
Tecnologias Digitais
topic Educação Básica
Metodologia Ativa
Sala de Aula Invertida
Tecnologias Digitais
description Este artigo trata das metodologias ativas de aprendizagem, especificamente a sala de aula invertida e o que ela pode significar no processo de ensino-aprendizagem. Essa abordagem é conhecida como Flipped Classroom, na qual o aluno tem contato com o conteúdo escolar antes de estar na sala de aula, fazendo uso da internet como recurso de aprendizado. Pautou-se numa pesquisa bibliográfica, seguido de um estudo de caso sobre o uso da metodologia em sala de aula, na qual fizemos a articulação das ideias de respeitados autores que tratam de metodologias ativas e inversão da sala de aula. O trabalho foi desenvolvido em uma escola pública da Rede Estadual de Sergipe, em cinco turmas de Língua Portuguesa da terceira série do Ensino Médio. Através do trabalho desenvolvido, percebemos o interesse dos alunos, quando elogiavam o fato de já irem à aula sabendo o que seria discutido, o que nos fazia ganhar tempo para as discussões, como também para amadurecê-las, elevando o rendimento dos estudantes. Desde 2017, que as notas de redação das turmas, em avaliações internas e externas, cresceram exponencialmente, comprovando mais uma vez a eficácia do método.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/595
10.36524/saladeaula.v8i2.595
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/595
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v8i2.595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/595/450
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 8 n. 2 (2019): Alunos no Centro do Processo de Aprendizagem; 4-22
2316-7297
10.36524/saladeaula.v8i2
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948025983303680