O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EJA: UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pardim, Cristiane Matos Costa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Calado, Moacyr Cerqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/253
Resumo: A educação de Jovens e Adultos (EJA), reconhecida como modalidade de ensino, tem no professor um colaborador no processo ensino-aprendizagem. Destaco neste estudo os professores da disciplina matemática. Este artigo objetivou conhecer quais as principais dificuldades e desafios encontrados por esses profissionais ao trabalharem com turmas de EJA. A metodologia utilizada foi a realização de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, com utilização da técnica de entrevistas. Os resultados apontam que as maiores dificuldades encontradas estão na deficiência de uma formação de professores específica para atender ao público em questão, na estrutura educacional das escolas e nas condições sociais em que os alunos se encontram. Conclui-se que, tanto para profissionais quanto para alunos, a precariedade do sistema educacional, ressaltando a falta de formação específica para os professores, constitui-se um agravante no alcance da qualidade no processo de ensino-aprendizagem, principalmente para os alunos da EJA.
id IFES-1_996ae69c96f44a6b9830c3c65307fa68
oai_identifier_str oai::article/253
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EJA: UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES E DESAFIOS DO PROFESSORprofessordesafiosmatemáticaA educação de Jovens e Adultos (EJA), reconhecida como modalidade de ensino, tem no professor um colaborador no processo ensino-aprendizagem. Destaco neste estudo os professores da disciplina matemática. Este artigo objetivou conhecer quais as principais dificuldades e desafios encontrados por esses profissionais ao trabalharem com turmas de EJA. A metodologia utilizada foi a realização de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, com utilização da técnica de entrevistas. Os resultados apontam que as maiores dificuldades encontradas estão na deficiência de uma formação de professores específica para atender ao público em questão, na estrutura educacional das escolas e nas condições sociais em que os alunos se encontram. Conclui-se que, tanto para profissionais quanto para alunos, a precariedade do sistema educacional, ressaltando a falta de formação específica para os professores, constitui-se um agravante no alcance da qualidade no processo de ensino-aprendizagem, principalmente para os alunos da EJA.Instituto Federal do Espírito Santo2016-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/25310.36524/ric.v2i1.253Revista Ifes Ciência ; v. 2 n. 1 (2016): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 98-1232359-4799reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/253/227Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccessPardim, Cristiane Matos Costa Calado, Moacyr Cerqueira 2019-11-28T14:50:15Zoai::article/253Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:34.255621Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EJA: UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR
title O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EJA: UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR
spellingShingle O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EJA: UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR
Pardim, Cristiane Matos Costa
professor
desafios
matemática
title_short O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EJA: UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR
title_full O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EJA: UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR
title_fullStr O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EJA: UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR
title_full_unstemmed O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EJA: UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR
title_sort O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EJA: UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR
author Pardim, Cristiane Matos Costa
author_facet Pardim, Cristiane Matos Costa
Calado, Moacyr Cerqueira
author_role author
author2 Calado, Moacyr Cerqueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pardim, Cristiane Matos Costa
Calado, Moacyr Cerqueira
dc.subject.por.fl_str_mv professor
desafios
matemática
topic professor
desafios
matemática
description A educação de Jovens e Adultos (EJA), reconhecida como modalidade de ensino, tem no professor um colaborador no processo ensino-aprendizagem. Destaco neste estudo os professores da disciplina matemática. Este artigo objetivou conhecer quais as principais dificuldades e desafios encontrados por esses profissionais ao trabalharem com turmas de EJA. A metodologia utilizada foi a realização de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, com utilização da técnica de entrevistas. Os resultados apontam que as maiores dificuldades encontradas estão na deficiência de uma formação de professores específica para atender ao público em questão, na estrutura educacional das escolas e nas condições sociais em que os alunos se encontram. Conclui-se que, tanto para profissionais quanto para alunos, a precariedade do sistema educacional, ressaltando a falta de formação específica para os professores, constitui-se um agravante no alcance da qualidade no processo de ensino-aprendizagem, principalmente para os alunos da EJA.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/253
10.36524/ric.v2i1.253
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/253
identifier_str_mv 10.36524/ric.v2i1.253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/253/227
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ifes Ciência ; v. 2 n. 1 (2016): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 98-123
2359-4799
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948024355913728