O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EJA: UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/253 |
Resumo: | A educação de Jovens e Adultos (EJA), reconhecida como modalidade de ensino, tem no professor um colaborador no processo ensino-aprendizagem. Destaco neste estudo os professores da disciplina matemática. Este artigo objetivou conhecer quais as principais dificuldades e desafios encontrados por esses profissionais ao trabalharem com turmas de EJA. A metodologia utilizada foi a realização de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, com utilização da técnica de entrevistas. Os resultados apontam que as maiores dificuldades encontradas estão na deficiência de uma formação de professores específica para atender ao público em questão, na estrutura educacional das escolas e nas condições sociais em que os alunos se encontram. Conclui-se que, tanto para profissionais quanto para alunos, a precariedade do sistema educacional, ressaltando a falta de formação específica para os professores, constitui-se um agravante no alcance da qualidade no processo de ensino-aprendizagem, principalmente para os alunos da EJA. |
id |
IFES-1_996ae69c96f44a6b9830c3c65307fa68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/253 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EJA: UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES E DESAFIOS DO PROFESSORprofessordesafiosmatemáticaA educação de Jovens e Adultos (EJA), reconhecida como modalidade de ensino, tem no professor um colaborador no processo ensino-aprendizagem. Destaco neste estudo os professores da disciplina matemática. Este artigo objetivou conhecer quais as principais dificuldades e desafios encontrados por esses profissionais ao trabalharem com turmas de EJA. A metodologia utilizada foi a realização de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, com utilização da técnica de entrevistas. Os resultados apontam que as maiores dificuldades encontradas estão na deficiência de uma formação de professores específica para atender ao público em questão, na estrutura educacional das escolas e nas condições sociais em que os alunos se encontram. Conclui-se que, tanto para profissionais quanto para alunos, a precariedade do sistema educacional, ressaltando a falta de formação específica para os professores, constitui-se um agravante no alcance da qualidade no processo de ensino-aprendizagem, principalmente para os alunos da EJA.Instituto Federal do Espírito Santo2016-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/25310.36524/ric.v2i1.253Revista Ifes Ciência ; v. 2 n. 1 (2016): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 98-1232359-4799reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/253/227Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccessPardim, Cristiane Matos Costa Calado, Moacyr Cerqueira 2019-11-28T14:50:15Zoai::article/253Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:34.255621Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EJA: UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR |
title |
O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EJA: UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR |
spellingShingle |
O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EJA: UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR Pardim, Cristiane Matos Costa professor desafios matemática |
title_short |
O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EJA: UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR |
title_full |
O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EJA: UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR |
title_fullStr |
O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EJA: UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EJA: UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR |
title_sort |
O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EJA: UM ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES E DESAFIOS DO PROFESSOR |
author |
Pardim, Cristiane Matos Costa |
author_facet |
Pardim, Cristiane Matos Costa Calado, Moacyr Cerqueira |
author_role |
author |
author2 |
Calado, Moacyr Cerqueira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pardim, Cristiane Matos Costa Calado, Moacyr Cerqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
professor desafios matemática |
topic |
professor desafios matemática |
description |
A educação de Jovens e Adultos (EJA), reconhecida como modalidade de ensino, tem no professor um colaborador no processo ensino-aprendizagem. Destaco neste estudo os professores da disciplina matemática. Este artigo objetivou conhecer quais as principais dificuldades e desafios encontrados por esses profissionais ao trabalharem com turmas de EJA. A metodologia utilizada foi a realização de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, com utilização da técnica de entrevistas. Os resultados apontam que as maiores dificuldades encontradas estão na deficiência de uma formação de professores específica para atender ao público em questão, na estrutura educacional das escolas e nas condições sociais em que os alunos se encontram. Conclui-se que, tanto para profissionais quanto para alunos, a precariedade do sistema educacional, ressaltando a falta de formação específica para os professores, constitui-se um agravante no alcance da qualidade no processo de ensino-aprendizagem, principalmente para os alunos da EJA. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/253 10.36524/ric.v2i1.253 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/253 |
identifier_str_mv |
10.36524/ric.v2i1.253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/253/227 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ifes Ciência ; v. 2 n. 1 (2016): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 98-123 2359-4799 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948024355913728 |