CIDADE EDUCATIVA: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO, CIDADANIA, ESCOLA E FORMAÇÃO HUMANA
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2019 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Download full: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/134 |
Summary: | O texto discute as relações entre escola, cidade, educação e cidadania, com vistas a contribuir com a prática pedagógica em espaços não formais e com a formação do educador. Para refletir sobre essa temática, norteia-se pelas seguintes questões: Que estratégias podem ser pensadas para que a Cidade contribua com reflexões e com a transformação da realidade? Como pode a Cidade contribuir com o processo humanizador dos sujeitos? Quais são os caminhos para construirmos uma escola cidadã em diálogo com uma cidade educativa? Diante dos desafios enunciados, utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, tendo em vista que analisa leis, artigos e livros que versam sobre o assunto. Trata-se, portanto, de um estudo teórico que visa colaborar com as discussões relacionadas com a cidade e com o seu potencial educativo a partir de referenciais teóricos que dialogam com a pedagogia progressista. |
id |
IFES-1_cb5863cd00b8677c85b666a0bc8b818b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/134 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
CIDADE EDUCATIVA: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO, CIDADANIA, ESCOLA E FORMAÇÃO HUMANACidade educativaEscola cidadãFormação do educadorEspaços não formaisO texto discute as relações entre escola, cidade, educação e cidadania, com vistas a contribuir com a prática pedagógica em espaços não formais e com a formação do educador. Para refletir sobre essa temática, norteia-se pelas seguintes questões: Que estratégias podem ser pensadas para que a Cidade contribua com reflexões e com a transformação da realidade? Como pode a Cidade contribuir com o processo humanizador dos sujeitos? Quais são os caminhos para construirmos uma escola cidadã em diálogo com uma cidade educativa? Diante dos desafios enunciados, utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, tendo em vista que analisa leis, artigos e livros que versam sobre o assunto. Trata-se, portanto, de um estudo teórico que visa colaborar com as discussões relacionadas com a cidade e com o seu potencial educativo a partir de referenciais teóricos que dialogam com a pedagogia progressista.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/13410.36524/dect.v5i04.134Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 04 (2015): 2015 - 03; 84-1142236-215010.36524/dect.v5i04reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/134/129Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza Chisté, PriscilaDonizetti Sgarbi, Antonio2019-12-06T16:19:25Zoai::article/134Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:03.863108Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CIDADE EDUCATIVA: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO, CIDADANIA, ESCOLA E FORMAÇÃO HUMANA |
title |
CIDADE EDUCATIVA: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO, CIDADANIA, ESCOLA E FORMAÇÃO HUMANA |
spellingShingle |
CIDADE EDUCATIVA: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO, CIDADANIA, ESCOLA E FORMAÇÃO HUMANA de Souza Chisté, Priscila Cidade educativa Escola cidadã Formação do educador Espaços não formais |
title_short |
CIDADE EDUCATIVA: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO, CIDADANIA, ESCOLA E FORMAÇÃO HUMANA |
title_full |
CIDADE EDUCATIVA: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO, CIDADANIA, ESCOLA E FORMAÇÃO HUMANA |
title_fullStr |
CIDADE EDUCATIVA: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO, CIDADANIA, ESCOLA E FORMAÇÃO HUMANA |
title_full_unstemmed |
CIDADE EDUCATIVA: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO, CIDADANIA, ESCOLA E FORMAÇÃO HUMANA |
title_sort |
CIDADE EDUCATIVA: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO, CIDADANIA, ESCOLA E FORMAÇÃO HUMANA |
author |
de Souza Chisté, Priscila |
author_facet |
de Souza Chisté, Priscila Donizetti Sgarbi, Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Donizetti Sgarbi, Antonio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza Chisté, Priscila Donizetti Sgarbi, Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidade educativa Escola cidadã Formação do educador Espaços não formais |
topic |
Cidade educativa Escola cidadã Formação do educador Espaços não formais |
description |
O texto discute as relações entre escola, cidade, educação e cidadania, com vistas a contribuir com a prática pedagógica em espaços não formais e com a formação do educador. Para refletir sobre essa temática, norteia-se pelas seguintes questões: Que estratégias podem ser pensadas para que a Cidade contribua com reflexões e com a transformação da realidade? Como pode a Cidade contribuir com o processo humanizador dos sujeitos? Quais são os caminhos para construirmos uma escola cidadã em diálogo com uma cidade educativa? Diante dos desafios enunciados, utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, tendo em vista que analisa leis, artigos e livros que versam sobre o assunto. Trata-se, portanto, de um estudo teórico que visa colaborar com as discussões relacionadas com a cidade e com o seu potencial educativo a partir de referenciais teóricos que dialogam com a pedagogia progressista. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/134 10.36524/dect.v5i04.134 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/134 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v5i04.134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/134/129 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 04 (2015): 2015 - 03; 84-114 2236-2150 10.36524/dect.v5i04 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948028086747136 |