O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bozi, Fernanda
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Arrevabeni, Monica Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/269
Resumo: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei n. 9394/96, determina que os alunos com deficiência devem ter atendimento educacional especializado, preferencialmente, na rede regular de ensino. Partindo desse princípio, a Educação Profissional e Tecnológica tem buscado ofertar uma educação inclusiva e de qualidade aos alunos com necessidades especiais, recorrendo a inúmeras metodologias que possam tornar esse processo mais equitativo e satisfatório. Assim, atendendo aos princípios da modalidade técnica educacional, este estudo aborda recursos disponíveis por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em ambientes virtuais que permitam um processo de ensino-aprendizagem mais significativo, especialmente para os deficientes visuais. A pesquisa, por uma abordagem qualitativa, identifica algumas das dificuldades desses alunos em um curso Técnico em Informática e apresenta estratégias que envolvem tecnologias assistivas para uma efetiva inclusão escolar no processo educacional.
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spelling O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUALDeficiência VisualTecnologias Digitais de Informação e ComunicaçãoInclusão EscolarA Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei n. 9394/96, determina que os alunos com deficiência devem ter atendimento educacional especializado, preferencialmente, na rede regular de ensino. Partindo desse princípio, a Educação Profissional e Tecnológica tem buscado ofertar uma educação inclusiva e de qualidade aos alunos com necessidades especiais, recorrendo a inúmeras metodologias que possam tornar esse processo mais equitativo e satisfatório. Assim, atendendo aos princípios da modalidade técnica educacional, este estudo aborda recursos disponíveis por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em ambientes virtuais que permitam um processo de ensino-aprendizagem mais significativo, especialmente para os deficientes visuais. A pesquisa, por uma abordagem qualitativa, identifica algumas das dificuldades desses alunos em um curso Técnico em Informática e apresenta estratégias que envolvem tecnologias assistivas para uma efetiva inclusão escolar no processo educacional.Instituto Federal do Espírito Santo2019-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/26910.36524/ric.v5i1.269Revista Ifes Ciência ; v. 5 n. 1 (2019): Revista Ifes Ciência - ISSN 2359-4799; 71-862359-479910.36524/ric.v5i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ric/article/view/269/242Copyright (c) 2019 Revista Ifes Ciência info:eu-repo/semantics/openAccessBozi, FernandaArrevabeni, Monica Costa2019-12-05T14:36:30Zoai::article/269Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:34.936045Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
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