DEMONSTRAÇÕES DO TEOREMA DE THALES: UM ENFOQUE HISTÓRICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/87 |
Resumo: | Muitos conceitos matemáticos que são estudados na Educação Básica estão permeados de aspectos históricos que muitos professores não têm conhecimento da sua existência. Esse artigo explora as ideias acerca da demonstração do teorema de Thales acerca de alguns momentos históricos: período pré-eudoxiano e pós-eudoxiano. Considera-se plausível que a ideia subjacente ao teorema de Thales ligado às condições de proporcionalidade de segmentos, isto é, medição de segmentos, pode ser uma forma de introduzir os números reais positivos. Assim, enfatizar o tratamento da comensurabilidade de segmentos ao desenvolver a demonstração do teorema de Thales, possibilita estabelecer uma relação com a construção dos Números Reais, acarretando uma possível proposta para seu tratamento, via medição. |
id |
IFES-1_ce7bd34611e9809c5e08e2cdaaa27a6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/87 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
DEMONSTRAÇÕES DO TEOREMA DE THALES: UM ENFOQUE HISTÓRICOTeorema de ThalesHistória da matemáticaNúmeros reaisEducação matemáticaMuitos conceitos matemáticos que são estudados na Educação Básica estão permeados de aspectos históricos que muitos professores não têm conhecimento da sua existência. Esse artigo explora as ideias acerca da demonstração do teorema de Thales acerca de alguns momentos históricos: período pré-eudoxiano e pós-eudoxiano. Considera-se plausível que a ideia subjacente ao teorema de Thales ligado às condições de proporcionalidade de segmentos, isto é, medição de segmentos, pode ser uma forma de introduzir os números reais positivos. Assim, enfatizar o tratamento da comensurabilidade de segmentos ao desenvolver a demonstração do teorema de Thales, possibilita estabelecer uma relação com a construção dos Números Reais, acarretando uma possível proposta para seu tratamento, via medição.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/8710.36524/dect.v5i01.87Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 01 (2015): 2015 - 01; 25-492236-215010.36524/dect.v5i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/87/84Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta Pereira, Ana Carolina2019-12-06T18:10:21Zoai::article/87Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:01.526800Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DEMONSTRAÇÕES DO TEOREMA DE THALES: UM ENFOQUE HISTÓRICO |
title |
DEMONSTRAÇÕES DO TEOREMA DE THALES: UM ENFOQUE HISTÓRICO |
spellingShingle |
DEMONSTRAÇÕES DO TEOREMA DE THALES: UM ENFOQUE HISTÓRICO Costa Pereira, Ana Carolina Teorema de Thales História da matemática Números reais Educação matemática |
title_short |
DEMONSTRAÇÕES DO TEOREMA DE THALES: UM ENFOQUE HISTÓRICO |
title_full |
DEMONSTRAÇÕES DO TEOREMA DE THALES: UM ENFOQUE HISTÓRICO |
title_fullStr |
DEMONSTRAÇÕES DO TEOREMA DE THALES: UM ENFOQUE HISTÓRICO |
title_full_unstemmed |
DEMONSTRAÇÕES DO TEOREMA DE THALES: UM ENFOQUE HISTÓRICO |
title_sort |
DEMONSTRAÇÕES DO TEOREMA DE THALES: UM ENFOQUE HISTÓRICO |
author |
Costa Pereira, Ana Carolina |
author_facet |
Costa Pereira, Ana Carolina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa Pereira, Ana Carolina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teorema de Thales História da matemática Números reais Educação matemática |
topic |
Teorema de Thales História da matemática Números reais Educação matemática |
description |
Muitos conceitos matemáticos que são estudados na Educação Básica estão permeados de aspectos históricos que muitos professores não têm conhecimento da sua existência. Esse artigo explora as ideias acerca da demonstração do teorema de Thales acerca de alguns momentos históricos: período pré-eudoxiano e pós-eudoxiano. Considera-se plausível que a ideia subjacente ao teorema de Thales ligado às condições de proporcionalidade de segmentos, isto é, medição de segmentos, pode ser uma forma de introduzir os números reais positivos. Assim, enfatizar o tratamento da comensurabilidade de segmentos ao desenvolver a demonstração do teorema de Thales, possibilita estabelecer uma relação com a construção dos Números Reais, acarretando uma possível proposta para seu tratamento, via medição. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/87 10.36524/dect.v5i01.87 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/87 |
identifier_str_mv |
10.36524/dect.v5i01.87 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/87/84 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 01 (2015): 2015 - 01; 25-49 2236-2150 10.36524/dect.v5i01 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948027544633344 |