DEMONSTRAÇÕES DO TEOREMA DE THALES: UM ENFOQUE HISTÓRICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Pereira, Ana Carolina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/87
Resumo: Muitos conceitos matemáticos que são estudados na Educação Básica estão permeados de aspectos históricos que muitos professores não têm conhecimento da sua existência. Esse artigo explora as ideias acerca da demonstração do teorema de Thales acerca de alguns momentos históricos: período pré-eudoxiano e pós-eudoxiano. Considera-se plausível que a ideia subjacente ao teorema de Thales ligado às condições de proporcionalidade de segmentos, isto é, medição de segmentos, pode ser uma forma de introduzir os números reais positivos. Assim, enfatizar o tratamento da comensurabilidade de segmentos ao desenvolver a demonstração do teorema de Thales, possibilita estabelecer uma relação com a construção dos Números Reais, acarretando uma possível proposta para seu tratamento, via medição.
id IFES-1_ce7bd34611e9809c5e08e2cdaaa27a6b
oai_identifier_str oai::article/87
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling DEMONSTRAÇÕES DO TEOREMA DE THALES: UM ENFOQUE HISTÓRICOTeorema de ThalesHistória da matemáticaNúmeros reaisEducação matemáticaMuitos conceitos matemáticos que são estudados na Educação Básica estão permeados de aspectos históricos que muitos professores não têm conhecimento da sua existência. Esse artigo explora as ideias acerca da demonstração do teorema de Thales acerca de alguns momentos históricos: período pré-eudoxiano e pós-eudoxiano. Considera-se plausível que a ideia subjacente ao teorema de Thales ligado às condições de proporcionalidade de segmentos, isto é, medição de segmentos, pode ser uma forma de introduzir os números reais positivos. Assim, enfatizar o tratamento da comensurabilidade de segmentos ao desenvolver a demonstração do teorema de Thales, possibilita estabelecer uma relação com a construção dos Números Reais, acarretando uma possível proposta para seu tratamento, via medição.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/8710.36524/dect.v5i01.87Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 01 (2015): 2015 - 01; 25-492236-215010.36524/dect.v5i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/87/84Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta Pereira, Ana Carolina2019-12-06T18:10:21Zoai::article/87Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:01.526800Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv DEMONSTRAÇÕES DO TEOREMA DE THALES: UM ENFOQUE HISTÓRICO
title DEMONSTRAÇÕES DO TEOREMA DE THALES: UM ENFOQUE HISTÓRICO
spellingShingle DEMONSTRAÇÕES DO TEOREMA DE THALES: UM ENFOQUE HISTÓRICO
Costa Pereira, Ana Carolina
Teorema de Thales
História da matemática
Números reais
Educação matemática
title_short DEMONSTRAÇÕES DO TEOREMA DE THALES: UM ENFOQUE HISTÓRICO
title_full DEMONSTRAÇÕES DO TEOREMA DE THALES: UM ENFOQUE HISTÓRICO
title_fullStr DEMONSTRAÇÕES DO TEOREMA DE THALES: UM ENFOQUE HISTÓRICO
title_full_unstemmed DEMONSTRAÇÕES DO TEOREMA DE THALES: UM ENFOQUE HISTÓRICO
title_sort DEMONSTRAÇÕES DO TEOREMA DE THALES: UM ENFOQUE HISTÓRICO
author Costa Pereira, Ana Carolina
author_facet Costa Pereira, Ana Carolina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa Pereira, Ana Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Teorema de Thales
História da matemática
Números reais
Educação matemática
topic Teorema de Thales
História da matemática
Números reais
Educação matemática
description Muitos conceitos matemáticos que são estudados na Educação Básica estão permeados de aspectos históricos que muitos professores não têm conhecimento da sua existência. Esse artigo explora as ideias acerca da demonstração do teorema de Thales acerca de alguns momentos históricos: período pré-eudoxiano e pós-eudoxiano. Considera-se plausível que a ideia subjacente ao teorema de Thales ligado às condições de proporcionalidade de segmentos, isto é, medição de segmentos, pode ser uma forma de introduzir os números reais positivos. Assim, enfatizar o tratamento da comensurabilidade de segmentos ao desenvolver a demonstração do teorema de Thales, possibilita estabelecer uma relação com a construção dos Números Reais, acarretando uma possível proposta para seu tratamento, via medição.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/87
10.36524/dect.v5i01.87
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/87
identifier_str_mv 10.36524/dect.v5i01.87
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/87/84
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 01 (2015): 2015 - 01; 25-49
2236-2150
10.36524/dect.v5i01
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027544633344