Teorema de Thales : uma proposta de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/37113 |
Resumo: | A presente pesquisa focaliza o ensino-aprendizagem do Teorema de Thales por meio de uma abordagem que visa enfatizar, inicialmente, o caráter necessário e suficiente do Teorema, para chegar, posteriormente, às relações de proporcionalidade descritas no mesmo. O estudo histórico e epistemológico levou, num segundo momento, a uma análise mais apurada do objeto matemático em questão. Após examinar como os livros didáticos lidam com uma parte da transposição didática do Teorema, fez-se o confronto dessas abordagens com as propostas curriculares, especialmente os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A segunda fase do trabalho trata da elaboração e aplicação de uma sequência didática, tendo como público-alvo alunos do Ensino Médio. A referida sequência compõe-se de duas partes: a primeira voltada para a abordagem do Teorema, tendo como recurso didático a História da Matemática, e a segunda para a aplicação do mesmo em situações problemas. Visando fazer um estudo sobre as relações entre o ensino interdisciplinar, mais especificamente, tratar o ensino de Matemática integrado ao ensino de Física. |
id |
UFRGS-2_7c121907574ba1f2cb715f1f748c78c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37113 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Soares, Helio PiresSant'Ana, Marilaine de Fraga2012-02-07T01:19:46Z2011http://hdl.handle.net/10183/37113000819666A presente pesquisa focaliza o ensino-aprendizagem do Teorema de Thales por meio de uma abordagem que visa enfatizar, inicialmente, o caráter necessário e suficiente do Teorema, para chegar, posteriormente, às relações de proporcionalidade descritas no mesmo. O estudo histórico e epistemológico levou, num segundo momento, a uma análise mais apurada do objeto matemático em questão. Após examinar como os livros didáticos lidam com uma parte da transposição didática do Teorema, fez-se o confronto dessas abordagens com as propostas curriculares, especialmente os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A segunda fase do trabalho trata da elaboração e aplicação de uma sequência didática, tendo como público-alvo alunos do Ensino Médio. A referida sequência compõe-se de duas partes: a primeira voltada para a abordagem do Teorema, tendo como recurso didático a História da Matemática, e a segunda para a aplicação do mesmo em situações problemas. Visando fazer um estudo sobre as relações entre o ensino interdisciplinar, mais especificamente, tratar o ensino de Matemática integrado ao ensino de Física.This research focuses on teaching and learning of Thales Theorem through an approach that aims to emphasize, first, the character of the necessary and sufficient theorem to arrive later, the relationship of proportionality described therein. The historical and epistemological study led, subsequently, amore detailed analysis of the mathematical object in question.After examining how the textbooks deal with a part of the didactic transposition of the theorem, it was the clash of these approaches with the proposed curriculum, especially the National Curriculum Parameters (PCNs). The second phase of the work deals with the development and implementation of an instructional sequence, and target publichigh school students. Such a sequence consists of two parts: thefirst focused on the approach of Theorem, and as a teachinghistory of mathematics, and the second for the application inproblem situations. In order to do a study on the relationship between interdisciplinary teaching, specifically dealing withteaching integrated mathematics to physics teaching.application/pdfporMatemática : Ensino : AprendizagemEnsino de matemáticaTeorema de ThalesHistória da matemáticaTeaching mathematicsTheorem of thalesInterdisciplinaryHistory of mathematicsTeorema de Thales : uma proposta de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000819666.pdf.txt000819666.pdf.txtExtracted Texttext/plain68681http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37113/2/000819666.pdf.txt711c51387f5117d77e3fcb20cee90ba4MD52ORIGINAL000819666.pdf000819666.pdfTexto completoapplication/pdf1195346http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37113/1/000819666.pdff44f13c9fc10097d69bbe57a831989a5MD51THUMBNAIL000819666.pdf.jpg000819666.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1069http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37113/3/000819666.pdf.jpg2d5b1a61ef9d142ae59d94097f679323MD5310183/371132022-02-22 05:02:58.087251oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37113Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:02:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Teorema de Thales : uma proposta de ensino |
title |
Teorema de Thales : uma proposta de ensino |
spellingShingle |
Teorema de Thales : uma proposta de ensino Soares, Helio Pires Matemática : Ensino : Aprendizagem Ensino de matemática Teorema de Thales História da matemática Teaching mathematics Theorem of thales Interdisciplinary History of mathematics |
title_short |
Teorema de Thales : uma proposta de ensino |
title_full |
Teorema de Thales : uma proposta de ensino |
title_fullStr |
Teorema de Thales : uma proposta de ensino |
title_full_unstemmed |
Teorema de Thales : uma proposta de ensino |
title_sort |
Teorema de Thales : uma proposta de ensino |
author |
Soares, Helio Pires |
author_facet |
Soares, Helio Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Helio Pires |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sant'Ana, Marilaine de Fraga |
contributor_str_mv |
Sant'Ana, Marilaine de Fraga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática : Ensino : Aprendizagem Ensino de matemática Teorema de Thales História da matemática |
topic |
Matemática : Ensino : Aprendizagem Ensino de matemática Teorema de Thales História da matemática Teaching mathematics Theorem of thales Interdisciplinary History of mathematics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching mathematics Theorem of thales Interdisciplinary History of mathematics |
description |
A presente pesquisa focaliza o ensino-aprendizagem do Teorema de Thales por meio de uma abordagem que visa enfatizar, inicialmente, o caráter necessário e suficiente do Teorema, para chegar, posteriormente, às relações de proporcionalidade descritas no mesmo. O estudo histórico e epistemológico levou, num segundo momento, a uma análise mais apurada do objeto matemático em questão. Após examinar como os livros didáticos lidam com uma parte da transposição didática do Teorema, fez-se o confronto dessas abordagens com as propostas curriculares, especialmente os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A segunda fase do trabalho trata da elaboração e aplicação de uma sequência didática, tendo como público-alvo alunos do Ensino Médio. A referida sequência compõe-se de duas partes: a primeira voltada para a abordagem do Teorema, tendo como recurso didático a História da Matemática, e a segunda para a aplicação do mesmo em situações problemas. Visando fazer um estudo sobre as relações entre o ensino interdisciplinar, mais especificamente, tratar o ensino de Matemática integrado ao ensino de Física. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-02-07T01:19:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/37113 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000819666 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/37113 |
identifier_str_mv |
000819666 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37113/2/000819666.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37113/1/000819666.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37113/3/000819666.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
711c51387f5117d77e3fcb20cee90ba4 f44f13c9fc10097d69bbe57a831989a5 2d5b1a61ef9d142ae59d94097f679323 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224422300844032 |