Teorema de Thales : uma proposta de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Helio Pires
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37113
Resumo: A presente pesquisa focaliza o ensino-aprendizagem do Teorema de Thales por meio de uma abordagem que visa enfatizar, inicialmente, o caráter necessário e suficiente do Teorema, para chegar, posteriormente, às relações de proporcionalidade descritas no mesmo. O estudo histórico e epistemológico levou, num segundo momento, a uma análise mais apurada do objeto matemático em questão. Após examinar como os livros didáticos lidam com uma parte da transposição didática do Teorema, fez-se o confronto dessas abordagens com as propostas curriculares, especialmente os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A segunda fase do trabalho trata da elaboração e aplicação de uma sequência didática, tendo como público-alvo alunos do Ensino Médio. A referida sequência compõe-se de duas partes: a primeira voltada para a abordagem do Teorema, tendo como recurso didático a História da Matemática, e a segunda para a aplicação do mesmo em situações problemas. Visando fazer um estudo sobre as relações entre o ensino interdisciplinar, mais especificamente, tratar o ensino de Matemática integrado ao ensino de Física.
id UFRGS-2_7c121907574ba1f2cb715f1f748c78c5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37113
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Soares, Helio PiresSant'Ana, Marilaine de Fraga2012-02-07T01:19:46Z2011http://hdl.handle.net/10183/37113000819666A presente pesquisa focaliza o ensino-aprendizagem do Teorema de Thales por meio de uma abordagem que visa enfatizar, inicialmente, o caráter necessário e suficiente do Teorema, para chegar, posteriormente, às relações de proporcionalidade descritas no mesmo. O estudo histórico e epistemológico levou, num segundo momento, a uma análise mais apurada do objeto matemático em questão. Após examinar como os livros didáticos lidam com uma parte da transposição didática do Teorema, fez-se o confronto dessas abordagens com as propostas curriculares, especialmente os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A segunda fase do trabalho trata da elaboração e aplicação de uma sequência didática, tendo como público-alvo alunos do Ensino Médio. A referida sequência compõe-se de duas partes: a primeira voltada para a abordagem do Teorema, tendo como recurso didático a História da Matemática, e a segunda para a aplicação do mesmo em situações problemas. Visando fazer um estudo sobre as relações entre o ensino interdisciplinar, mais especificamente, tratar o ensino de Matemática integrado ao ensino de Física.This research focuses on teaching and learning of Thales Theorem through an approach that aims to emphasize, first, the character of the necessary and sufficient theorem to arrive later, the relationship of proportionality described therein. The historical and epistemological study led, subsequently, amore detailed analysis of the mathematical object in question.After examining how the textbooks deal with a part of the didactic transposition of the theorem, it was the clash of these approaches with the proposed curriculum, especially the National Curriculum Parameters (PCNs). The second phase of the work deals with the development and implementation of an instructional sequence, and target publichigh school students. Such a sequence consists of two parts: thefirst focused on the approach of Theorem, and as a teachinghistory of mathematics, and the second for the application inproblem situations. In order to do a study on the relationship between interdisciplinary teaching, specifically dealing withteaching integrated mathematics to physics teaching.application/pdfporMatemática : Ensino : AprendizagemEnsino de matemáticaTeorema de ThalesHistória da matemáticaTeaching mathematicsTheorem of thalesInterdisciplinaryHistory of mathematicsTeorema de Thales : uma proposta de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000819666.pdf.txt000819666.pdf.txtExtracted Texttext/plain68681http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37113/2/000819666.pdf.txt711c51387f5117d77e3fcb20cee90ba4MD52ORIGINAL000819666.pdf000819666.pdfTexto completoapplication/pdf1195346http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37113/1/000819666.pdff44f13c9fc10097d69bbe57a831989a5MD51THUMBNAIL000819666.pdf.jpg000819666.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1069http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37113/3/000819666.pdf.jpg2d5b1a61ef9d142ae59d94097f679323MD5310183/371132022-02-22 05:02:58.087251oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37113Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:02:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teorema de Thales : uma proposta de ensino
title Teorema de Thales : uma proposta de ensino
spellingShingle Teorema de Thales : uma proposta de ensino
Soares, Helio Pires
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Ensino de matemática
Teorema de Thales
História da matemática
Teaching mathematics
Theorem of thales
Interdisciplinary
History of mathematics
title_short Teorema de Thales : uma proposta de ensino
title_full Teorema de Thales : uma proposta de ensino
title_fullStr Teorema de Thales : uma proposta de ensino
title_full_unstemmed Teorema de Thales : uma proposta de ensino
title_sort Teorema de Thales : uma proposta de ensino
author Soares, Helio Pires
author_facet Soares, Helio Pires
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Helio Pires
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
contributor_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática : Ensino : Aprendizagem
Ensino de matemática
Teorema de Thales
História da matemática
topic Matemática : Ensino : Aprendizagem
Ensino de matemática
Teorema de Thales
História da matemática
Teaching mathematics
Theorem of thales
Interdisciplinary
History of mathematics
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching mathematics
Theorem of thales
Interdisciplinary
History of mathematics
description A presente pesquisa focaliza o ensino-aprendizagem do Teorema de Thales por meio de uma abordagem que visa enfatizar, inicialmente, o caráter necessário e suficiente do Teorema, para chegar, posteriormente, às relações de proporcionalidade descritas no mesmo. O estudo histórico e epistemológico levou, num segundo momento, a uma análise mais apurada do objeto matemático em questão. Após examinar como os livros didáticos lidam com uma parte da transposição didática do Teorema, fez-se o confronto dessas abordagens com as propostas curriculares, especialmente os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A segunda fase do trabalho trata da elaboração e aplicação de uma sequência didática, tendo como público-alvo alunos do Ensino Médio. A referida sequência compõe-se de duas partes: a primeira voltada para a abordagem do Teorema, tendo como recurso didático a História da Matemática, e a segunda para a aplicação do mesmo em situações problemas. Visando fazer um estudo sobre as relações entre o ensino interdisciplinar, mais especificamente, tratar o ensino de Matemática integrado ao ensino de Física.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-02-07T01:19:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/37113
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000819666
url http://hdl.handle.net/10183/37113
identifier_str_mv 000819666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37113/2/000819666.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37113/1/000819666.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37113/3/000819666.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 711c51387f5117d77e3fcb20cee90ba4
f44f13c9fc10097d69bbe57a831989a5
2d5b1a61ef9d142ae59d94097f679323
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224422300844032