A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ESTÁGIO CURRICULAR: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bazana, Josiana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana, Ramos, Maria Rosângela Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/674
Resumo: Este artigo resulta de um estudo de caso sobre o curso técnico em química integrado ao ensino médio de um campus do Instituto Federal Farroupilha. Teve como objetivo investigar como o estágio curricular supervisionado do curso contribui para a constituição da unidade teórico-prática, com base na percepção dos estudantes e dos professores orientadores. A produção de dados desta pesquisa qualitativa foi realizada por meio de pesquisa documental, questionário e entrevista. A metodologia de análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva, que permitiu compreender que os sujeitos envolvidos na investigação identificam o estágio curricular como a parte prática do curso, em contraposição a teoria, o que sugere uma visão dicotômica sobre o currículo. Além disso, foi possível identificar como tímida e isolada as interações entre o estagiário, o professor orientador e o supervisor da parte concedente, que pouco contribuem para o processo de reflexão crítica necessário para a efetivação da práxis.
id IFES-1_da1aac465cd59b2268e327d31896f774
oai_identifier_str oai::article/674
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ESTÁGIO CURRICULAR: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIOestágio; ensino médio integrado; práxis; estudo de caso.Este artigo resulta de um estudo de caso sobre o curso técnico em química integrado ao ensino médio de um campus do Instituto Federal Farroupilha. Teve como objetivo investigar como o estágio curricular supervisionado do curso contribui para a constituição da unidade teórico-prática, com base na percepção dos estudantes e dos professores orientadores. A produção de dados desta pesquisa qualitativa foi realizada por meio de pesquisa documental, questionário e entrevista. A metodologia de análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva, que permitiu compreender que os sujeitos envolvidos na investigação identificam o estágio curricular como a parte prática do curso, em contraposição a teoria, o que sugere uma visão dicotômica sobre o currículo. Além disso, foi possível identificar como tímida e isolada as interações entre o estagiário, o professor orientador e o supervisor da parte concedente, que pouco contribuem para o processo de reflexão crítica necessário para a efetivação da práxis.EDIFES2021-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/67410.36524/profept.v5i1.674Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 5 n. 1 (2021): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 23-402594-482710.36524/profept.v5i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/674/701Copyright (c) 2021 Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) mantém os direitos autorais dos seus artigos sem restrições.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBazana, JosianaNonenmacher, Sandra Elisabet BazanaRamos, Maria Rosângela Silveira2021-09-24T20:34:26Zoai::article/674Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:17.842567Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ESTÁGIO CURRICULAR: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
title A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ESTÁGIO CURRICULAR: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
spellingShingle A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ESTÁGIO CURRICULAR: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
Bazana, Josiana
estágio; ensino médio integrado; práxis; estudo de caso.
title_short A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ESTÁGIO CURRICULAR: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
title_full A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ESTÁGIO CURRICULAR: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
title_fullStr A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ESTÁGIO CURRICULAR: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ESTÁGIO CURRICULAR: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
title_sort A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ESTÁGIO CURRICULAR: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
author Bazana, Josiana
author_facet Bazana, Josiana
Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana
Ramos, Maria Rosângela Silveira
author_role author
author2 Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana
Ramos, Maria Rosângela Silveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bazana, Josiana
Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana
Ramos, Maria Rosângela Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv estágio; ensino médio integrado; práxis; estudo de caso.
topic estágio; ensino médio integrado; práxis; estudo de caso.
description Este artigo resulta de um estudo de caso sobre o curso técnico em química integrado ao ensino médio de um campus do Instituto Federal Farroupilha. Teve como objetivo investigar como o estágio curricular supervisionado do curso contribui para a constituição da unidade teórico-prática, com base na percepção dos estudantes e dos professores orientadores. A produção de dados desta pesquisa qualitativa foi realizada por meio de pesquisa documental, questionário e entrevista. A metodologia de análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva, que permitiu compreender que os sujeitos envolvidos na investigação identificam o estágio curricular como a parte prática do curso, em contraposição a teoria, o que sugere uma visão dicotômica sobre o currículo. Além disso, foi possível identificar como tímida e isolada as interações entre o estagiário, o professor orientador e o supervisor da parte concedente, que pouco contribuem para o processo de reflexão crítica necessário para a efetivação da práxis.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/674
10.36524/profept.v5i1.674
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/674
identifier_str_mv 10.36524/profept.v5i1.674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/674/701
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 5 n. 1 (2021): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 23-40
2594-4827
10.36524/profept.v5i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948029450944512