A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ESTÁGIO CURRICULAR: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/674 |
Resumo: | Este artigo resulta de um estudo de caso sobre o curso técnico em química integrado ao ensino médio de um campus do Instituto Federal Farroupilha. Teve como objetivo investigar como o estágio curricular supervisionado do curso contribui para a constituição da unidade teórico-prática, com base na percepção dos estudantes e dos professores orientadores. A produção de dados desta pesquisa qualitativa foi realizada por meio de pesquisa documental, questionário e entrevista. A metodologia de análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva, que permitiu compreender que os sujeitos envolvidos na investigação identificam o estágio curricular como a parte prática do curso, em contraposição a teoria, o que sugere uma visão dicotômica sobre o currículo. Além disso, foi possível identificar como tímida e isolada as interações entre o estagiário, o professor orientador e o supervisor da parte concedente, que pouco contribuem para o processo de reflexão crítica necessário para a efetivação da práxis. |
id |
IFES-1_da1aac465cd59b2268e327d31896f774 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/674 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ESTÁGIO CURRICULAR: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIOestágio; ensino médio integrado; práxis; estudo de caso.Este artigo resulta de um estudo de caso sobre o curso técnico em química integrado ao ensino médio de um campus do Instituto Federal Farroupilha. Teve como objetivo investigar como o estágio curricular supervisionado do curso contribui para a constituição da unidade teórico-prática, com base na percepção dos estudantes e dos professores orientadores. A produção de dados desta pesquisa qualitativa foi realizada por meio de pesquisa documental, questionário e entrevista. A metodologia de análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva, que permitiu compreender que os sujeitos envolvidos na investigação identificam o estágio curricular como a parte prática do curso, em contraposição a teoria, o que sugere uma visão dicotômica sobre o currículo. Além disso, foi possível identificar como tímida e isolada as interações entre o estagiário, o professor orientador e o supervisor da parte concedente, que pouco contribuem para o processo de reflexão crítica necessário para a efetivação da práxis.EDIFES2021-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/67410.36524/profept.v5i1.674Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 5 n. 1 (2021): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 23-402594-482710.36524/profept.v5i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/674/701Copyright (c) 2021 Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) mantém os direitos autorais dos seus artigos sem restrições.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBazana, JosianaNonenmacher, Sandra Elisabet BazanaRamos, Maria Rosângela Silveira2021-09-24T20:34:26Zoai::article/674Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:17.842567Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ESTÁGIO CURRICULAR: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO |
title |
A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ESTÁGIO CURRICULAR: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ESTÁGIO CURRICULAR: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO Bazana, Josiana estágio; ensino médio integrado; práxis; estudo de caso. |
title_short |
A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ESTÁGIO CURRICULAR: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO |
title_full |
A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ESTÁGIO CURRICULAR: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ESTÁGIO CURRICULAR: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ESTÁGIO CURRICULAR: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ESTÁGIO CURRICULAR: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO |
author |
Bazana, Josiana |
author_facet |
Bazana, Josiana Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana Ramos, Maria Rosângela Silveira |
author_role |
author |
author2 |
Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana Ramos, Maria Rosângela Silveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bazana, Josiana Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana Ramos, Maria Rosângela Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estágio; ensino médio integrado; práxis; estudo de caso. |
topic |
estágio; ensino médio integrado; práxis; estudo de caso. |
description |
Este artigo resulta de um estudo de caso sobre o curso técnico em química integrado ao ensino médio de um campus do Instituto Federal Farroupilha. Teve como objetivo investigar como o estágio curricular supervisionado do curso contribui para a constituição da unidade teórico-prática, com base na percepção dos estudantes e dos professores orientadores. A produção de dados desta pesquisa qualitativa foi realizada por meio de pesquisa documental, questionário e entrevista. A metodologia de análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva, que permitiu compreender que os sujeitos envolvidos na investigação identificam o estágio curricular como a parte prática do curso, em contraposição a teoria, o que sugere uma visão dicotômica sobre o currículo. Além disso, foi possível identificar como tímida e isolada as interações entre o estagiário, o professor orientador e o supervisor da parte concedente, que pouco contribuem para o processo de reflexão crítica necessário para a efetivação da práxis. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/674 10.36524/profept.v5i1.674 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/674 |
identifier_str_mv |
10.36524/profept.v5i1.674 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/674/701 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 5 n. 1 (2021): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 23-40 2594-4827 10.36524/profept.v5i1 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948029450944512 |